TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MANUTENÇÃO DE UM SHIH-TZU - Parte I - O Pelo

Não poderíamos deixar de postar sobre a manutenção, pois para um shih-tzu isso é fundamental, pois trata-se de cuidados especiais, que diferem de muitas outras raças e o que não são apenas como o básico, água, comida e um local para dormir, mas um verdadeiro ritual onde o mesmo não permanece somente no aspecto beleza mas sim, em necessidades para uma vida mais saudável.

O PELO
 Quando filhote, já deve-se ir acostumando-o com escovação, mesmo que somente como brincadeira, afinal, ele precisará conviver com ela pelo resto de sua vida. Principalmente se o seu dono optar por manter o pelo longo, o que lhe trará mais beleza e com certeza trabalho dobrado.
À medida em que o filhote vai crescendo, juntamente com ele crescem os pelos, e devemos ir tosando, mesmo que tenhamos optado por pelos longos, é a TOSA HIGIÊNICA, em baixo das patinhas, o que proporciona, melhora na respiração (sua auto-refrigeração), evita proliferação de fungos nas patinhas, e facilita o reconhecimento de diferentes tipos de piso/chão, o que vem a ajudar na hora de aprender o local para suas necessidades fisiológicas.
 Sua pelagem necessita de banhos regulares no mínimo um banho por semana e acompanhado de condicionador que é indispensável, também ao menos 1 X ao mês uma hidratação mais completa.
 NUNCA, escove o pelo seco, isso o torna quebradiço e ele parece parar de crescer, pois quebra na metade, utilize uma mistura de 4 partes de água morna para uma parte de hidratante para o pelo, misture dentro de um frasco com válvula de spray, aguarde esfriar e passe por toda a pelagem sem chegar à pele, escove e seque ao mesmo tempo. Ele precisa ser escovado quase que diariamente, isso vai depender do quanto o seu shih-tzu embola os pelos, há alguns que precisam ser escovados todos os dias, já outros a cada dois dias, eles são indivíduos e assim sendo um é diferente do outro em suas particularidades.

Material para cuidados com o pelo:
- Champú de qualidade, o que melhor se adaptar ao seu cão, pois alguns tem alergias.
- Condicionador de qualidade, idem ao champú.
- Pente de aço,
- Escova de pinos sem bolinhas nas pontas,
- Rasqueadeira, para auxiliar em caso de embola leve de pelo.


Para desmanchar um embolado de pelos, faça sempre com suas mãos, afastando-os e friccionando-os para cima, estes dois movimentos quase que simultâneos, fazendo isso com os dedos, evita dor em seu amigo e diminui a utilização da rasqueadeira que também quebra o pelo.

Existem finalizadores do processo de cuidados com o pelo, eles auxiliam a manter o pelo hidratado, dão brilho e evitam que embolem, procure uma boa marca.
 A quem utilize chapinha, sim existem chapinhas para pelos de cães e somente use específicas para cães, pois para humanos a intensidade de calor é diferente.

Os cães tem olfato muito sensível, tanto que detestam PERFUMES, sério, você que adoro ver seu peludo cheiroso, nem imagina o quão desagradável é isso para ele, em alguns pode até causar alergias. Então se você ama seu Shih-Tzu, SEM PERFUMES!!!


Fonte: Experiência própria.

Postado por Kely V.S.S.

18 comentários:

  1. muito obrigada pelas dicas eu costumava escovar o pelo do meu shitzu a seco e parecia nao cresceer

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada mesmo pelas dicas, eu estava fazendo TUDO errado, mas vou recuperar o tempo perdido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei as suas dicas! Mas tenho dúvida quanto a parte que você explica como desembolar o pêlo. Para retirar essas partes não se pode utilizar da escova? Estou sofrendo muito com isso, e minha shih tzu também. Penteio seu pêlo todos os dias, mas eles continuam a embolar, não sei se por ela estar utilizando um xampu especial para alergias, que torna o pêlo um pouco mais seco. Além disso, há um mês ela não esta podendo utilizar condicionador. Vc tem alguma dica para que, mesmo assim, o pêlo ainda continue sem embolar? Obrigada, adorei seu blog!!

    ResponderExcluir
  4. Thais, esse caso eu nunca tive, nossa menina sem condicionador fica mesmo muito difícil...olha eu vou pesquisar e se houver uma solução eu respondo aqui em comentário ok?!! Por enquanto, sem perguntar á ninguém, o que imagino q seja melhor pra vcs duas seria a tosa...mas vou ver se acho uma outra forma pra vc. bjokas e obrigada ah é preferível sim desmanchar os bolos de pelo com os dedos, pois dói muito neles qd forçamos com escova, tem de ser aos poucos.

    Kely

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kely, quero parabenizá-la pelo blog rico em conteúdo e altamente instrutivo. Trago para o blog uma experiência que estou vivenciando e que preciso dividir com vocês. Sou de Juiz de Fora (MG) e fui a São Paulo, no último dia 27/07 buscar um filhote de shih tzu que minha filha ganhou. Ele veio de um canil em Cotia e na hora o achamos bem debilitado para três meses de idade, sem vacinação, apenas com a Puppy (que eu não conhecia e nem a veterinária da minha cidade). Demos o nome de Luke e ele está conosco desde então. Levamos ao veterinário porque estava com um quadro de diarréia com sangue,desnutrição,apatia, secreção nos olhos e no nariz. Fiquei apavorada quando a médica disse que podia ser cinomose. Fizemos o teste com secreção do olhinho e deu negativo, mas a médica não descartou o diagnóstico ainda. Estamos medicando com antibiótico, suplemento alimentar, sorinho, colírio para conjuntivite. Parece que melhorou um pouco, mas continua meio desanimado, não brinca, a única coisa é que ele continua se alimentando, mas não ganha peso. Hoje, com tres meses e meio está apenas com 1,5Kg. Estou com medo de perder meu filhote, que já amamos. Será que existe outra forma de alimentá-lo bem para que ganhe peso e forças para se recuperar? Aguardo uma opinião. Abraço, Mara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, foi a primeitra vez que vi este site e no sei como anda a saude de seu bebezinho.. Mais eu tive um com esse mesminho sintoma. Vc precisa fazer um exame de sangue chamado sorologia so assim detecta o que realmente ele tem.. Com exatamente isso o meu deu essa terrivel doença, faça esse exame e sabera ao certo, pelas secreçoes vc nao consegue identificar nada direito..

      Excluir
    2. Esperode coracao que ele esteja perfeitamente bem.. sucesso.... Deus abençoe sempre.. a vc e sua familia.

      Excluir
  6. Mara, sinto muito mesmo por seu bb, infelizmente a maioria dos que se dizem criadores, são meramente exploradores e não cuidam de seus peludos como merecem eprecisam, bem mas é claro que seu bb vai ficar bem e aqui te mando uma dica de um PAPINHA TURBO que ajuda e muito: Fígado, coração e músculo de boi (200 gr de cada), inhame (1 inteiro de bom tamanho), beterraba (1/2 média) e cenoura (1 média) pode por um pouco de brócolis, couve também.. Cozinhar com
    uma pitada de sal e bater no liquidificador em consistência de purê. Pode dar 3x ao dia, começando bem pouquinho tipo uma colher misturada na ração, o puro mesmo, depois pode ir aumentando para 2 colheres, conforme você for vendo q ele reage, essa papinha já salvou muitos peludos viu. Quero receber notícias tá e em breve uma foto de vcs bem felizes. Um beijão.

    Kely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kely. Fico muito grata pela receita "turbo". Vou fazer e dar a ele. Esta semana é decisiva para o Luke, pois os antibióticos foram suspenssos. Agora depende dele reagir a esta doença tão devastadora. Se depender do carinho da nossa família ele sairá dessa.
      Em breve postarei foto dele bem esperto, se Deus quiser. Abraço, Mara.

      Excluir
  7. OI adorei o seu blog e ahei muito interessante as suas dicas.. Sou mae de primeira viajem e vou busar minha bb no dia 21 de dezembro, ela vai estar com 87 dias e ate hj nao achei essa escova sem bolinhas nas pontas, poderia informar um site que vende... desse deja agradeço... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cel,escova de excelente qualidade e que eu uso não é fabricada no Brasil, vc pode procurar no facebook pela Sá Petricinhas, ela envia dos USA para nós do Brasil escova PSI ou All System que são as melhores e pode confiar nela q é idônea. Att.

      Kely

      Excluir
  8. Qual marcar de xampu e condicionador vc indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia, eu uso Pet Society nos meus, preferência linha Megamazon maracujá pois eu testei em meus olhos e realmente não ardemnada e é só o que uso nos meus, e hidratação tb da pet socyeti. são produtos de excedlente qualidade e rendimento. BJo

      Excluir
    2. Obrigada!! Vou começar a dar banho em casa levei para o Pet, mas ele voltou muito ressecado...

      Excluir
  9. Oi, amei tudo que li, quero comprar uma shitzu, mas meu esposo diz que não tenho condições de mante-lá, ele não mim apoia e tenho medo de que o que ele diz se torne realidade, pois sou professora de escola particular e trabalho só um período, amo ler tudo que está relacionado a raça.

    ResponderExcluir
  10. Minha shitzu tem pelo anelado vc já viu alguma e como cuido ela vai ficar feinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no Shih Tzu é permitido que tenham pelos com poucas ondulações, agora anelado não, ser o dela realmente for anelado é porque deve provavelmente ter uma mistura na linhagem dela com alguma outra raça e aí ela deixa de ser de raça tb. Mas como eu disse, os shih podem ter pelos ondulados, aí eu não sei qual o real do pelo de sua bb. Há muita diferença entre anelado e ondulado, se for apenas ondulado então está tudo ok sem suspeitas de linhagem misturada, vc tem de hidratar sempre o pelo, pedir que retirem bem o condicionador ao lavar, para que qd for hidratar realmente fique hidratado, pois resíduos de condicionadores podem deixar uma camada protetora no fio o que n irá permitir uma boa hidratação. Att
      Kely

      Excluir
  11. Ola, meu Shih Tzu, esta caindo muito pelo, só que comecei a perceber que os pelos que caem são curtos, sendo que a pelagem dele já esta com 10 cm, será que pode ser algum tipo de quebra e não de queda? tem como saber a diferença.

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.