TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

O MITO DAS CORES RARAS

Aislin - Azul sólida - 4 meses
  Outra bobagem que é facilmente vista por qualquer pessoa que pesquise um pouco na internet, especialmente em busca de filhotes de Shih-Tzu são anúncios descrevendo maravilhoso filhote de cor rara, raríssima, e são vários assim.
  Bem para falar neste assunto não são necessárias muitas palavras já que o Padrão Oficial da Raça - CBKC nos fala exatamente que são aceitas todas as cores no Shih-tzu, ou seja, podem ser de cor fígado, chocolate, azul, prata e nem por isso serem chamados de raros, pois estão dentro dos padrões.
Basta que faça-se um cruzamento estudado, que as cores "raras" aparecem.  

  Significado de Raro: adj. 
   1. que existe em pequena quantidade: um produto raro
   2 . que acontece poucas vezes: um acontecimento raro

 Dizer que tem filhotes de cores raras é simplesmente outra estratégia de vendedores de cães para agregar valor infundado ao seu "produto".





Filhotes de olhos azuis 
 Outro fato é que a cor, tonalidade de um Shih-tzu pode variar muito durante seu crescimento, bem como por sua vida toda. é um tanto difícil  prever a cor definitiva ou predominante de um Shih-Tzu enquanto filhote, e as mesmas são determinadas por vários genes. E sua cor pode ser determinada pelo pigmento de sua pele e não osmente pela cor de seu pelo, um exemplo disso são os Azuis Sólidos que nascem geralmente com pelos na cor preta e vão mudando para o cinza, chumbo com o crescimento, enquanto que se observarmos sua pele, as alíneas ou o contorno de boca, nariz e olhos será percebido que são de um tom berinjela, azulado, assim como nos de cor fígado/chocolate que terão as alíneas na cor fígado. Em todas as outras cores as alíneas devem ser de cor preta. Lembrando também que somente nos Shih-Tzus de cor fígado/chocolate serão aceitos trufa (nariz) e olhos mais claros podendo ser verde. Não são aceitos olhos azuis em exposições seriam desclassificados.



Shih-Tzu Azul e branco
   Pois bem queridos amigos do blog, ao procurar um filhote e perceber que o criador (vendedor),  lhe diz que tem um filhote de cor rara, se este criador for sério lhe trará um filhote verde ou lilás....aí você poderá dizer nossa realmente é raro necessitando seguramente de estudos genéticos inclusive devido à sua raridade.

 
Chocolate
Vermelho Sólido
Vermelho e branco













 Tem algo a dizer?!! Não seja tímido (a), deixe sua opinião, comentário, crítica. Toda forma de manifestação é válida.



Postado por Kely V.S.S.









ATUALIZAÇÃO 23.03,2014:

Vou dar uma atualizada neste post devido à algumas pessoas estudiosas o interpretarem da forma errada. 

Eu continuo sendo totalmente contra a utilização do termo: "CORES RARAS" para os Shih Tzus, sim e continuo afirmando que é sim uma forma de agregar valor para a venda sim. Vamos falar de agregar valores, todo aquele que vende algo quer agregar valor ao seu produto certo? Ah, mas Shih Tzu não é um produto, bem depende do ângulo e da sabedoria de cada pessoa, no meu entendimento se há pesquisa, se há trabalho, então ele é sim um produto do trabalho de alguém e, esse alguém vai querer sim agregar valor ao final de seu trabalho que é no caso os filhote de Shih Tzu sim, não veja com olhos de puro consumidor de uma mercadoria, olhe com olhos de trabalho mesmo e sim tudo que você produz gera um produto, ou seja o produto = o resultado, espero que tenham entendido minha colocação.  Aí, cada um escolhe a forma. 
Compreendida esta etapa vamos á outra, vamos falar sobre conceito de raro, e, um exemplo vai servir bem para que entendam o que eu entendo por raro.
EX: Diamantes, porque são raros?! Bem, primeiro que são dificílimos de se ter acesso á eles, segundo que eles são produtos da natureza não há intervenção do homem em sua fabricação e não são encontrados em qualquer terreno.

Ok, então de onde veio este termo cor rara em um Shih Tzu?! Bem, os filhotes recessivos antigamente, nasciam por acaso, ou seja, não eram planejados e, muito menos esperados por criadores, então alguns os chamavam de raros justamente por nascerem assim, aleatoriamente e realmente raramente. 

Eis porque que pra mim o termo cores raras hoje em dia não deve ser utilizado, pois eles já não nascem sem o planejamento do criador, ao menos é pra ser assim, e também são encontrados em muitos anúncios, muitos mesmo, basta das uma procuradinha rápida que irá encontrar muitos e muitos, ou seja, nada de raridade mais em falando de cor. Quanto à vida, sim cada um filhotinho é um ser raro, fofo e lindo, e eu amo todas as cores sejam os preto e brancos até os pratas
sem exceção. Pesquise no blog caso queira saber um pouco mais sobre os recessivos, tem algumas bobagens e tem também um estudo muito bom falando e discutindo sobre os recessivos, que são lindos e perfeitos e merecem todo respeito sim e tenho com muito orgulho uma azul e uma fígado, que não são cores raras, mas elas são mais que diamantes pra mim.

Bem, cabe à cada um pensar, pesquisar e escolher, porém ter opiniões diferentes não é crime e não faz uma pessoa mudar de caráter. Eu respeito quem pensa diferente, tenho amigas que pensam bem diferente de mim em vários assuntos e nem por isso deixei de respeitá-las porque uma amizade não se perde por uma opinião diferente. 

Um grande abraço e fique á vontade para deixar seu conhecimento, sua opinião, desde que mantenha-se o respeito. 

Obrigada

Kely V.S.S.

91 comentários:

  1. Adorei a matéria gurias! Muito bem explicada, objetiva e até divertida!!! Vamos acabar com esta história de raro! Se for raro demais deve ser amarelo, lilás ou algo tão exótico que não é permitido dentro do padrão da raça e que deve realmente ser submetido a estudos genéticos! O que existe infelizmente são pessoas oportunistas, que usam estes termos para venderem mais caro para pessoas que não entendem.Somente isso...desonestidade!!! Neni Cavalheiro

    ResponderExcluir
  2. ótima matéria kelly! Muito esclarecedor para as pessoas que caem nessa de cores raras.... conheço um monte de "canil" que só trabalha com cores raras e vendem o triplo do valor. absurdo!

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ta cheio de shih tzus de olhos azuis agora. Quando comprei minha Belinha em 2008 nao existia isso. . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Cris, é mais um indício de que estão destruindo a raça. Realizando cruzamentos indiscriminados, apenas por dinheiro, pobrezinhos, por isso que temos de dar força á Canis sérios, pois estes preservam a raça.

      Postado por Kely.

      Excluir
  4. Boa tarde,gostei muito do blog,queria saber se você alguma matéria sobre cauda nos shih tzus.Tenho duas Fêmeas e um macho recém adquirido nas fêmeas as caudas são bem enroscada como vejo nas fotos entretanto o macho tem me preocupado porque acho sua cauda um pouco alta não tão enroscado.
    Sei que se trata de uma desqualificação mais queria saber quanto.Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Ecidrim, eu não me sinto qualificada em lhe responder o qt é a desqualificação da cauda de seu shih. deveria enviar foto com sua pergunta para um árbitro de exposições. O padrão da raça pede que seja : bem guarnecida de pelos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado. Pode sim haver alguma variação, assim como o focinho que alguns tem mais longo outros quase nem o tem. Importante é que você o tenha adquirido em um local de confiança e que ele tenha saúde, a não ser que pretenda participar d eexposições aí você terá realmente de ter ume xemplar dentro do padrão sem exceção.

    Att.

    Kely

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, me chamo ano e estou num longo dilema ganhei uma shitzu chocolate claro com manchinas branca, mas exta patas e focinho, mecha na testa branca. Só que nunca cuidei d um caozinho tenho cinco gatos me dilema é eles vão se acostumar, como cuido, o que faço? Me ajudem socorro. A shitzu veio com pedigree isso é importante? Ana email: aninha-marr@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Desculpe pelos erros de português, não percebi antes de publicar. Que feio. Kkkkk Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha fique no sucego pois gatos e cachorros se dão muito bem, eu sou a prova viva disso
      tenho 4 cachorros e 3 gatos os gatos cuidam dos cachorros e vice versa, eles se amam
      rola até banho de lingua entre eles por tanto não tem do que se preocupar sempre criei cachorros junto com gatos ambos dormem juntos se dao muito bem é mito que cães e gatos não se dao bem é ao contrario se dao muitissimo bem.

      Excluir
  8. Oi Ana, é bem provável que se acostumem sim, o que vc pode fazer pra ajudar, é quando eles se aproximarem você dar um petisco pra eles aí associarão algo bom quando estão próximos. Temos uma amiga a Ketlen que tem 2 gatos e um shih o Zeus, eles se dão super bem, vou tentar entrar em contato com ela, (ela está de férias) e ver se ela pode te dar alguma dica tb. Bjoks e boa sorte, q bomeq está procurando ajuda parabéns!!

    Att.

    Kely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana:

      Se quiser mesmo ter o seu cachorro junto com seus gatos, deve ter muita paciência, amor e dedicação, até que se acostumem.
      Tenho 02 gatos e quando a sintonia em casa entre eles e nós estava maravilhosa, resolvi ter um shihtzu, pois meu sonho era ter um cãozinho, um cãopanheiro.
      De início, não posso mentir, foi tudo muito difícil, mas com a ajuda de uma amiga, conhecedora de gatos, fui adaptando-os ao cão.
      Vc deve demonstrar amor á todos, comprar brinquedos á todos, dar um arranhador bem bonito e divertido aos seus gatos, dar bastante atenção á eles, aos seus felinos, coloca-los perto sempre que forem comer e ensinar o cão a se adaptar a vida deles.
      Vou te enviar os e-mails de ajuda que recebi, pois foram essas dicas que me ajudaram. Entrei em contato com vários gatis na época que me pediam para doar meu cão, meus gatos chegaram a perder peso, mas eu não desisti e hoje em dia, eles vivem perto, brincam e mesmo com um "fuzz" e outro, se dão muito bem.
      Força nessa caminhada, não desista!

      Excluir
  9. Olá muito legal sua matéria, eu ganhei uma shihtzu e estou em um dilema o pai dela tem sangue figado a mae ´não ouvi dizer que pode haver alguns problemas, está informação procede.
    Cindy

    ResponderExcluir
  10. Olá Cindy, não, o fato de o pai de seu bb ter fator genético fígado não significa que ela terá problemas, isso diz respeito à sua cor e não á sua saúde. O que poderia talvez trazer algum problema, seria se ambos os pais fossem fatorados fígado e os avós também e os bisavós tb, aí a carga genética recessiva poderia ser muito carregada, entende? Então não se preocupe que por eles serem de pais fígado não quer dizer nada sobre sua saúde. bjokasssssss

    Kely

    ResponderExcluir
  11. Kely obrigada pela sua resposta estou aliviada, pego ela final de agosto e estava com medo dela ter algum problema. Bjs
    Cindy

    ResponderExcluir
  12. UM DIAS DESSES PESQUISANDO NA NET, VI UMA RENOMADA CRIADORA DA RACA E TAMBEM JUIZA DE RACA , FALANDO SOBRE A COR DOS OLHOS DO EXEMPLAR DE COR FIGADO , QUE ERAM ACEITAS AS CORES DOS OLHOS AZUIS E CITAVA QUE NA CBKC DELA PODIA ,ADOREI ESSA materia pois caes raros sao os de pistas, os de cinifilia perfeita, existe uma grande diferenca entre Canicultor e cachorreiro

    ResponderExcluir
  13. Por favor poderia me tirar uma dúvida ? o que seria um filhote fatorado a fígado ? o que é isso ?

    ResponderExcluir
  14. Oi, isso quer dizer que ele carrega o fator genético para cor fígado, ou seja, é filho, ou neto de algum exemplar com essa cor e que pode vir a ter filhotes na cor fígado se tiver cruzamento com fêmea tb com gene recessivo. Isso só interessa para criadores mesmo. Att.

    Kely

    ResponderExcluir
  15. as materias sao muito boas, tenho um macho braco e preto ea femia tricolo. bem colacondo os dois para cruzar que cor daria os filhotes obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiro ninguém que não seja criador, que tenha estudado a raça, que conheça a história genética e que saiba analisar um pedigree e ainda que não seja registrado em um Kennel club, NÃO DEVE JAMAIS CRUZAR cães de raça em casa, ainda mais sem saber dos riscos, se o macho é adequado à fêmea, todo risco e necessidades que a fêmea terá para dar aluz e tb os cuidados para que tudo seja feito corretamente em caso de uma emergência. Pelo menos foi o que entendi co sua pergunta, que quer cruzar seus cães, pois eu lhe digo NÃO FAÇA ISSO, pois através de sua pergunta dá pra interpretar que vc não tem o conhecimento necessário e nem a legalidade para fazer isso. Por favor se ama sua fêmea não a cruze, faça melhor castre-a.
      Att.
      Kely

      Excluir
    2. Infelizmente, não concordo com essa sua postura na resposta acima, Kely. Primeiro, o "Anônimo" acima não disse que já vai cruzar seus caezinhos, ele só fez um qustionamento referente à cor, tomando como exemplo os dele. Segundo, porque pessoas ou famílias comuns não são proibidas de cruzarem seus cães domésticos, basta que se tenha o cuidado de procurar um médico veterinário antes para os devidos cuidados e realizar todo o acompanhamento com o profissional. Eu não sou criadora registrada, mas tenho uma filhote de shih tzu (fígado) linda. Não tenho interesse nenhum na cruza da minha cadelinha e pretendo esterilizá-la, mas se eu tivesse um casal e tivesse interesse em ter filhotes deles (sem comercializar), faria o acompanhamento com um profissional da minha confiança. Se eu tivesse um cachorinho SRD (sem raça definida, vira-lata), eu teria o mesmo cuidado. Sou apaixonada por shih tzu, mas defendo que todos os animais merecem os devidos cuidados, independente da raça.

      Excluir
    3. Bem sim anônimo II rss, tudo bem, como eu mesma coloquei eu tenha mesmo interpretado mal, ou talvez tenha sido muito forte na colocação, mas mesmo assim continuo dizendo que cães de raça deve mesmo serem cruzados por criadores que estudem a raça, e jamais tb não disse que qualquer pessoa seja proibida de fazer com os seus, mesmo assim continuo acreditando que não devam fazer isto com seus cães, acompanhamento veterinário, jamais acredito que pessoas informada fariam mesmo. Mas em minha resposta eu mesma fiquei em dúvida do que interpretei, deixei claro q fiquei na dúvida. Mas hoje olhando realmente exagerei na resposta...kkk deveria ter sido em um dia ruim pra mim, em fim está alí, anônimo do casal as cores que podem nascer são preto e branco, e tricolores, geralmente, jamais nascerão sólidos. Ok?!! Desculpe-me se fui rude ou interpretei mal. acontece.
      Att.
      Kely

      Excluir
  16. boa noite gostaria de ter filhites preto e branco para isso aconteser qual seria a cor dos pais para poder ter essa linhage preta e branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisangela, ideal seriam os pais, ambos serem preto e branco, porque se vc cruza com um apenas sendo preto e branco e o outro do casal for de outra cor, podem nascer todos tricolores, e se for um sólido podem nascer sólidos tb. ^^ Att.
      Kely

      Excluir
  17. Vc tem d e comprar um filhote preto e branco.

    ResponderExcluir
  18. Olá, estou adquirindo, ou melhor, já adquiri, estou esperando para ir buscar, uma Shih tzu. A “Maya, diferente de suas irmãzinhas é totalmente branca, com exceção das orelhas e uma pequena manchinha ao lado da trufa. Essa diferença foi que nos chamou mais a atenção. Filha de pais puros, depois que minha filha postou algumas fotos dela de quando fomos conhece-la, surgiram alguns rumores de que é raro achar um assim, por isso adorei a matéria, não estamos procurando um bibelô raro e sim uma companheirinha para fazer a alegria da casa. E pela empolgação de minha esposa, to achando que vai vim junto uma irmãzinha, que já me antecipei e dei o nome de Mell, hehehe.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns à família, ela sendo tão branquinha terão de ter cuidado especial com os pelos, mas é fácil, só protetor solar pois o branco sempre é mais sensível aos raios ultravioletas..e exitem protetor solar para os cães tb ainda bem...rss mas isso é um cuidado pra passeios. E que bom q estão lendo e pesquisando.....pois eles são maravilhosos, mas precisam sim de muito cuidado e especialmente respeito. Mais uma vez parabéns!!! Qd a receberem podem enviar fotos será um prazer publicar uma família q ama os shih. e q vai aprender a amar mais e mais...rss Caso queira visitemmeu perfil no face, tb to com bbs lindos rss. é Kely Sih Tzu no face.

    ResponderExcluir
  20. Olá. Tenho uma dúvida quanto a cor da shitzu que estou adquirindo. Ela é branca com manchas fígado. No rostinho tem a manchinha fígado só em volta de um olhinho é normal?? Percebi também que o contorno do olho é clarinho do lado que não tem a manchinha... É normal?? Obrigada desde ja pela atenção. Gostei da matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo, bem pra vc dizer que ela tem a cor fígado, somente se ela tiver a trufa (nariz) marrom, se for preto ela é dourada e branco. Esse tipo de marcação no rosto chamamos de marcação pirata é normal sim. Agora se a está adquirindo conheça os pais, o local onde é criada observe s condições de higiene, se possível conhecer será bem melhor, se estiver comprando on line então peça um vídeo de tudo e dos pai da bb... e mta informação sobre a criação e antecedentes da família da bb se há casos de alergia...etc. Se já conhece a pessoa e confia tudo bem e mesmo assim só faça com contrato. Att. Kely

      Excluir
  21. Olá. Obrigada pela resposta. Vc me recomendaria algum canil na Capital de São Paulo? Posso te mandar a foto da filhote?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, pode sim enviar a foto, no e-mail shihtzusocialparque@hotamil.com. Olha eu tinha um canil que eu gostava, mas a vida nos traz grandes surpresas e essa pessoa não era leal com outros criadores e perdeu todo meu respeito, infelizmente, pois pra mim uma pessoas que passa a perna em outros pa mim deve mentir em tudo, então eu não recomendo mais.Aguardo a foto da bb. rss

      Excluir
    2. Ops... shihtzusocialparque@hotmail.com

      Excluir
  22. Estou mandando as fotos. Ja descobri que a corzinha dela não é fígado. :)

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Oi por favor envie para kelyvss@ig.com.br

      Excluir
  24. Gostei da matéria e gostaria de fazer um acréscimo. Cores raras? Elas eram mais raras porque não se cruzavam cães da cor azul entre si e da cor fígado, Estas cores ocorriam raramente, pois são gens recessivos... Agora, não como cruzam dois azuis, dois figados.. passaram a ser comuns.
    http://margerick.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, qual a diferença entre chocolate, chocolate sólido e fígado? O meu filhote tem nariz e coxins marrons e uma manchinha branca no peito. Em qual cor ele se encaixa? Pais: preto x marron

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tem a mesma cor de trufa que não é preta é marrom, a diferença está na diluição das cores, chamam á chocolate quando o tom de marrom é mais escuro e fígado quando é mais clarinho, sólido quando ele não tem outra cor como branco por exemplo. é somente de uma cor. Att.

      Kely

      Excluir
  26. Olá,

    Gostaria de uma indicação para comprar um filhote de shihtzu em Curitiba. Um lugar de confiança. Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pode confiar nos filhotes da Patrícia - do Green Day Kennel..e pode dizer que eu, Kely quem indicou tb..rss São realmente mto bem cuidados, saudáveis e co todo respeito q merecem.

      Excluir
  27. A minha é branco e fígado. Linda, muito carinhosa.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    quero arranjar uma namorada pró meu baby!ele é fígado com o peito branco e a ponta do rabo também,como tenho medo de acontecer algo qual qual seria a cor mais adequada para a reprodução? Já recebi alguns "convites" de 1 canil mais tenho medo de nascerem com defeitos genéticos.

    obrigada
    Evelyn

    ResponderExcluir
  29. Olá, pra saber se não terão problemas genéticos é preciso realizar exames que n existem no Brasil, ao menos não que eu saiba, ou o mínimo é conhecer a família deles tanto da fêmea quanto do macho, os pais, avós, bisavós, etc...e especialmente os irmãos e outros filhotes deles...se algum deles apresentar algum problema, então há possibilidades de que algum ou alguns ou todos possam nascer com o gene problemático. Quanto á cor, é bom que ao menos um dos pais não tenha o pedigree tão recheado de recessivos, isso evita problemas também. Ou seja se o seu baby tem pais fígado/chocolate e avó tb e bisavós, o pedigree é muito carregado de recessivo, então ele não deve cruzar com uma fêmea recessiva, ela pode ter um ou no máximo dois parentes no pedigree que sejam recessivos, mas, mais que isso é sinal de perigo. Mas te digo que busque orientação de um criador realmente consciente e que não queira apenas lucrar co a ninhada. att.
    Kely

    ResponderExcluir
  30. Ola adorei. Já tive varios cachorrinhos de outras raças. Resolvi comprar uma shih tzu na cor preta com branco. Ela é a minha VIDA, porém as vezes as pessoas vivem dizendo que quanto mais claro é melhor. Bom isso é a opnião dos outros, para mim não importa a cor ou o tamanho o importante é o amor que vc e ela (o) sente um pelo outro. Amo a minha menina .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por sua bb, e olha foi a primeira vez que vi este termo de quanto mais clara a cor melhor, e olha q já ouvi de um tudo sobre os shih, ainda bem que vc não deu "trela" pra essa conversa no mínimo vindo da ignorância quanto á raça. Parabéns. Kely

      Excluir
  31. Kely!!!

    Como está em sua nova cidade?

    Vc indica algum canil em Santa Catarina?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília, tá tudo muito bom ak sim, obrigada!1 Indico sim via e-mail, manda pra kelyvss@ig.com.br q te mando a indicação.

      Abraços. Mas, caso queria um machinho, tenho um lindão disponível...bjokas Kely

      Excluir
  32. Ganhei um shihtzu branco/dourado, mas tem olhos azuis e nariz clarinho. Ele é doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ele está fora dos padrões da raça, os pais dele não devem mais reproduzir, pode sim vir a ter problemas renais, alérgicos, ou não, pode ficar saudável a vida toda. Mas o criador deve ser responsável e castrar os pais, ou se possível se souber qual dos 2 que tem esse gene defeituoso castrar apenas o que tem o gene. Você deve comunicar isso ao criador de quem vc comprou. O nariz ou tem de ser preto ou marrom, se for marrom sua bb é fígado com branco. Se ela for mto novinha pode tomar um pouquinho de sol e pigmentar o nariz, as vezes pigmenta tomando um solzinho por dia. A sua deverá ser castrada sim, ou castrado é um machinho neh..rss ele n pode reproduzir. Att. Kely

      Excluir
    2. Ha outra coisa, se ele tem nariz marronzinho, e ainda é novinho com tipo 60 dias os olhos ainda podem mudar de cor, eles podem ficar verdes ou caramelinhos.
      Aí não há problema nenhum. Kely

      Excluir
  33. Bom dia!
    estou comprando um cachorro da raça shih tzu,ele é recém nascido é preto e tem uma manchinha branca em cima próximo ao pescoço,a dona dele disse que ele vai crescendo e a cor vai se espalhando,Quero saber se essa informação é verídica,pois não quero comprar gato por lebre.Esse cachorro é caro e não quero me decepcionar .Se alguém puder me ajudar,vou fechar a venda domingo agora dia 15/12.aguardo resposta.obrigada.(REGIANE/meu email é (regiane.castro2010@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela discrição é um filhote de cor preto sólida, ou seja, o branco se está como um colar, ou como um babador na frente, permanecerá alí, é claro que crescerá com ele, mas não espalhará, pode acontecer de o tom preto mudar, vairar para um tom avermelhadoe specialmente se ele tomar sol demais. Pode ficar meio que grisalho, mas e meis difícil, o que vai ser é que será preto sempre e onde tem o branco será branco tb, se for pequeno o branco, o pretopode tomar conta. O q tem de ver sãoos pais, a criação como ela cuida como eles são cuidados, peça vídeos, além d efotos pra conhecer os pias e o local onde são criados se vc não pode ir lá pessoalmente. qt á cores, te digo q os shih podem sim variar os tons de suas cores durante sua vida toda, mas não mudar.

      Excluir
    2. Bom dia!
      Obrigada pela resposta.
      Fui conhecer os pais dele,a mãe é toda branca com um pouco de azul e o pai é vermelho com branco .Não entendo por que nasceu preto com uma única manchinha branca.

      Excluir
  34. Ola! estou comprando uma cachorrinha de uma conhecida. A cachorrinha dela e shit zu, mas o pai eu não conheço. o filhotinho e todo branco, as orelhinhas são rosadas e o nariz e preto. Mas os olhos parecem ser azuis, isso e um problema. Ela tem 15 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá qt aos olhos pareceram azulados é normal todos os filhotes ficam com olhos azulados até uns 30 dias mais ou menos. Se permanecer azul, é umf ator genético não aceito no padrão da raça, e deve ser castrado e os pais não devem mais reproduzir. Por ser todo branco não é bom, pode ser albino e isso tb não é padrão da raça, se for um pouco caramelho creme tudo bem, mas todo branco vc terá sim muitos gastos o resto da vida com protetores solar e nunca poderá ficar no sol com ele, isso se for realmente albino ou seja sem cor. Eu não compraria. N o mínimo espere crescer um pouco e exija ver o pai. Att. Kely

      Excluir
    2. na verdade vi em outros comentários que o albino tem nariz branco também, e o narizinho dela e bem pretinho. Isso confere¿

      Excluir
    3. Verdade os albinos não tem pigmentação, não pussuem melanina q dá cor. rss, Mesmo assim Shih Tzu todo branco é realmente raro, eu que n gosto desta palavra, mas neste caso sim é mesmo....rsss Bem te desejo boa sorte e, se puder veja o papai dele tb. rss boa tarde.

      Excluir
  35. Esqueci de dizer que a dona garante que o pai da filhotinha tambem e shit zu.

    ResponderExcluir
  36. Ola, vi algumas fotos de filhote de shi tzu e percebi q as orelhinhas ja estavam caídas. Com qual idade isso acontece normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, as orelhinhas já nascem caídinha, não totalmente mas sim já nascem caídas, e a cada dia mais caidinhas ainda.

      Att.

      Kely

      Excluir
  37. Ola.Boa Noite.Comprei meu shih tzu a um mes ele é branco com as orelhas douradinhas e só uma manchinha bem pequena nas costas, posso ter problemas ao expo lo ao sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim pode sim, quanto mais claro for, menor a quantidade de melanina e menor a proteção natural, sempre com protetor solar para cães caso. Procure um veterinário para melhor orientação. Abçs Kely

      Excluir
  38. Ola.Boa tarde.Tenho um shih tzu de 3 meses, comprei ele a um mes atras, mais de uns pra ca, ele vem rosnando muito para minha filha de 7 anos e mordendo,pra mim e meu marido tbem, mais é só ela pegar ele, que ele fica bravo rosnando e morde muito.É normal? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que leia os livro de Cesar Millan e tb assista aos programas de tv dele, a culpa é sempre da família que não se mantém como líder da matilha. O cão precisa de um líder e se ele n encontra ele torna-se o líder e por isso age assim.

      Att

      Kely

      Excluir
  39. Bom dia.
    Estou a cada dia mais apaixonada pod essa raça shihtzu. Tenho 3 filhos a minha menor tem 3 anos e quer muito um cachorrinho,qnd mostro a ela as fotos de cachorros ela só escolhe shihtzu. Resolvi ir atrás e comprar um e acabei desistindo,pois me mostraram uma fêmea branca e preta com um olho preto e outro azul mas tinha uma nata dentro desse olho e eles me disseram q era normal,achei muito estranho,e eles não me mostaram os pais. Achei melhor não levar e sim pesquisar mais ref a raça.
    E adorei esse blog...já tira bastante dúvidas.
    Mas minha filha continua anciosa para ter a sua tão esperada companhia me cobra tds os dias.
    Bjos e obg...Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, realmente é uma raça apaixonante, e vc está certíssima em pesquisar, e tb se possível ir até o local e ver tudo. Melhor ainda. Com um olho azul e outro escuro é um defeitinho genético, os pais deste filhote devem ser castrados, ou somente um se o criador tiver certeza de qual deles que tem esse gene, este filhote não deve nunca cruzar, pois corre-se o risco de ter filhootes com problemas de cegueira. Mas ele em si não tem nada de doença, apenas fica diferente. Abraços Kely

      Excluir
  40. Olá boa tarde! Tenho um casal de shih tzu tricolor e agora to querendo adquirir uma outra, só que, preta e branca ou preto sólido. Para a minha surpresa, entrei em contato com uma criadora e ela me disse que não tem mais dessas cores e sim chocolate e branco com olhos claros. Levei um susto pois na época que comprei o meu primeiro shih tzu em 2009, não tinha essa novidade de branco com olhos claros. Vc teria por favor, alguma indicação de canil no Rio de Janeiro ou até mesmo em outros estados? Meu e-mail: anapbbenigno@hotmail.com No aguardo por favor, obrigada! Abraços! Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Niteroi vc pode encontrar a Liane, do Canil RALPH LAUREN. Ela tem face tb.

      Excluir
  41. Kelly eu tenho duas princesas dessa raça a Sabrina tem 4 anos e meio é dourada de mascara negra e agora ganhei uma branca e caramelo que tem 4 meses a Joia ambas eu amo de paixão e gostaria ainda de ter uma branca e vermelha e essa raça é a minha grande paixão por favor continue esclarecendo duvidas nos ajudam muito
    obrigada Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol por suas palavras. E, parabéns por suas bbs, e espero que logo Deus lhe envie sua vermelhinha e branca...rss sejam muito felizes sempre!!! att Kely

      Excluir
  42. Kely , acabei de comprar um shitzu ele esta com 45 dias ,comprei em um canil ,ele tem um olho preto e o outro azul, isso desvaloriza ele pois paguei o msm valor, jamais vou devolver mas a criadora me falou q muda ,quero saber só pra não ser lezada...aguardo ansiosamente sua resposta...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a cor não mudará, acredito muito nisso, eu já tive de uma fêmea uma filhote que nasceu assim, eu não havia percebido que ela tinha um olho azul e a vendi normal, mas a mamãe dela foi várias vezes lá em casa visitar ela antes de levá-la pra casa e também nunca havia percebido, mas doente ela não é, isso é apenas uma falha genética, o mais certo éque este casal não cruze mais, os pais de sua bb, e que sua bb seja castrada pois corre-se o risco de um dia ela cruzar com um cão que possua um gene com a mesma anomalia e os filhotes podem nascer surdos ou com algum outro problema smais sério. Mas se a criadora já sabia disto e te vendeu, bem eu não gosto de falar de ninguém, pois não sei como são, mas se eu soubesse da minha bb eu a teria vendido sim mais em conta. Att.
      Kely

      Excluir
  43. Com respeito a cores raras, considero sim raras, não no contexto que vendedores colocam, como "exóticos".
    Pelo fato de muitos criadores deixarem seus cruzamentos ocorrem ao acaso, só se preocupando que os pais não sejam parentes próximos, acaba que cores sólidas não são tão comuns. Alguns consumidores até ficam em dúvida quando veem um exemplar de cor sólida e entendem que não é shih tzu. Tem gente que só conhece shih tzu se tiver as manchas simétricas na face.
    No entanto não é recriminável que um criador procure por seleção atingir o objetivo de ter animais de cores sólidas, e a meu ver melhor ainda se forem homozigotos. Um animal recessivo não significa um animal defeituoso. No entanto exige do criador um cuidado muito grande com as caracteristicas negativas que "podem" acontecer com mais frequência em homozigotos. Mas estas características podem ocorrer também em heterozigotos. Aqui aconteceu de uma exemplar fêmea com pais de estatura menor, sair uma cadela com tamanho exagerado. Uma característica que está dentro do padrão da raça que aceita até cerca de 8 kg, mas que não pretendemos perpetrar esta característica pois nem o mercado nem o nosso plantel vai se dar bem com um gene de tamanho maior se proliferando.no nosso plantel.
    Assim como cruzar um animal preto sólido com outro preto sólido mas de parentesco distante irá produzir com mais facilidade animais "raros", mas não exóticos. Mas poderá também surgir animais particolos já que precisaria várias gerações entre homozigotos para eliminar o gene de cores claras. São raros pois não é tão comum encontrar. Talvez para 20 ou 30 particolors haja oferta de 1 ou dois sólidos. E se for preto mais raro encontrar. O chocolate está aos poucos se popularizando.
    Mas não reproduziria um preto sólido com outro preto sólido se um deles tivesse olhos verdes ou azuis. Esta é uma característica "questionável".
    Daí que chego a conclusão que raro seria o caso de uma linhagem reproduzir somente as cores dos pais em todas as gestações e gerações futuras.
    Nunca li nada sobre alguém experimentar fazer isso na cinofilia. Mas é comum em outros segmentos da zootecnia. Todas as raças que estão consagradas por suas cores tradicionais como o maltês por exemplo que só encontramos branco. Nunca vi de outra cor.
    Se foi a natureza ou uma seleção provocada a muitos e muitos anos, não sei.
    Nos bovinos isso é muito comum, a fixação de cores nas linhagens.
    E tenho visto também na raça Spitz que tem linhagens belissimas em cores puras, acabarem sendo misturadas entre si gerando particolors. Em algum tempo a frente, os spitz brancos e laranjas poderão entrar na classificação de "raros" por causa de cruzamentos aleatórios.
    Os brancos inclusive estão com os preços "pela hora da morte", principalmente se o criador garante que não tem mistura com genes laranjas ou outras cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, obrigada aprendi muito e irei estudar mais um pouco. Kely

      Excluir
  44. Ola tenho um filhote chocolate com olhos verdes, quero compra uma femea que cor devo comprar?
    queria ter maior possibilidade de gerar filhotes chocolates.
    A mae do meu filhote é toda preta e o pai é branco com machas caramelo mais predomina o Branco o meu filhote foi o único com a cor chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia, bem se seu bb tem olhos verdes ele não deve reproduzir, segundo o padrão Oficial: http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/shihtzu.pdf Os olhos dos fígados ou chocolates podem ser mais claros, ou seja podem ser de cor mel, mas, se seu filhote ainda é novinho a cor pode vir a mudar ainda, pode sim ficar mel ou castanho claro, mas se continuar verde, o melhor pela preservação da raça é não cruzá-lo e castrá-lo. Minha fígado tb tinha olhos esverdeados é comum qd é filhote, mas com uns 4 meses pra mais já devem perder essa cor verde. O que vai dizer se seu filhote ´chocolate é a cor da trufa dele, seu nariz se for preto, então ele não é chocolate, se o nariz for marrom aí sim ele é fígado ou chocolate. Se os olhos ficarem mel ou castanhos claros o melhor é encontrar uma fêmea de pelo menos um dos pais seja chocolate também e a f~emea tb seja além de estudar o histórico familiar sobre possíveis alergias, problemas de rins, etc, etc.. att; Kely

      Excluir
  45. EU TENHO UM SHITZU MACHO preto e branco de 8 meses e uma shitzu fêmea toda branca com 5 meses , só com a orelha preta e um pouquinho no rabo , vc sabe se eles vão mudar de cor , e quando der filhotes sabe as cores mais previstas ^??? desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não é só a cor que diz se um shih tzu pode ser padreador ou matriz, tem de se ver sua estrutura, seu porte, seu padrão. E, geralmente, quanto mais branco ou claro for, maiores as chances de se ter problemas de pele.

      Excluir
  46. ola! gostaria de saber se é obrigatória aquela máscara nos olhos para o shih tzu ser puro, pois tenho um machinho branco com dourado e as pontinhas das orelhas pretas, mas todo o fucinho dele é branco, ele não tem aquela mascara. ele é puro ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei de que máscara vc está falando, se vc n tem certeza se o seu é puro, menos eu vou saber, vc deve conhecer a procedência dele, seus pais, ou levar ao Kennel club de sua região e pedir uma avaliação.

      Excluir
  47. Oi boa noite gostaria de tira uma duvida quando um filhote de shih tzu é preto e tem mechas douradas e machas avermelhadas ele é considerado como ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ayck, bem a cor dele será sempre a que estiver em seu pedigree. E pra eu falar assim, éimpossível dar qualquer opinião sem ver. Ao menos em foto sabe. Att.
      Kely

      Excluir
  48. Gente o Shih Tzu ser inteiro branco e normal ? Quer dizer que ele não é puro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi existe sim Shih Tzu branco, se o nariz for preto sim. Se for despgmentado rosado aí é albino. att; Kely

      Excluir
  49. bom dia,
    gostaria de saber por que essa nomeclatura de "sólido ", o que isso significa ??
    e quanto ao tamanho ?? como identificamos o filhote miniatura , na hora da compra ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, sólido é quando é uma cor só, sem brancos, os sólidos não tem a marcação branca na cabeça e na ponta da cauda. Miniatura de Shih Tzu não existe. O que pode acontecer é ter um filhote menos da ninhada que é tamanho fora do padrão da raça, porém isso só é determinado quando adulto no seu peso "final" ou de adulto. Geralmente ele é notável o menorzinho da ninhada e deve ser castrado sim, pois quem preserva a raça segue o padrão.Espero ter ajudado. Ass. Kely

      Excluir
  50. Boa noite! Estou lendo tudo e adorando! Aprendendo muito sobre essa raça que amo tanto. Gostaria que falassem um pouco sobre focinhos. Tenho visto alguns bem mais compridos...Até que medida é aceito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o tamanho pode ir até 2,5cm o meu Kalel tem essa medida, eu particularmente, sou contra focinhos extremamente curtos, pois quanto mais curto maiores as chances de problemas respiratórios gerando sofrimento aos cães.
      Obrigada por sue comentário.
      Att.
      Kely

      Excluir
  51. Oi... mt bom o blog! Estou comprando um baby mas ele tem uma manchinha maior em um olho a qual vai até o bigode deixando este um lado branco e o outro preto. Isso é ruim?
    Att.
    luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana, parabéns por seu bb e por estar estudando sobre ele, não, não há nenhum problema em ele ser piratinha, é como a gente chama essa marcação. Em nada influencia na saúde. Ele não seria indicado para cruzamentos padronizado da raça, mas como seulindo Shih Tzu nossa maravilhoso. Feliz 2015 pra vcs. att. Kely

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.