Eles são fofinhos, peludos, amorosos,carinhosos, meigos e adoram um colinho. Não há como negar mais qualquer filhotinho de cão enche nossos olhos,tem como não resistir a esse olhar?
Nesse momento é importante deixarmos a emoção de lado e começar a pensar racionalmente: Será que posso ter um cão? Será que possuo o necessário para que meu cão viva saudável e feliz?
Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.
ANTES DE TER UM ANIMAL, PENSE...
Ter um cão é um grande passo e um compromisso de longo prazo. Reflita sobre os pontos abaixo antes de levar um companheiro de quatro patas para casa:
- Ter um animal de companhia é um compromisso sério e duradouro. O tempo médio de vida do cão é de 15 anos podendo chegar a 18! Você pode imaginar-se ao lado do animal depois de quinze ou dezoito anos? Lembre-se que durante este tempo ele será completamente dependente de você para alimentá-lo diariamente, passear com ele, dar o abrigo necessário e levá-lo ao médico veterinário.
- Se você já tiver animais pense na compatibilidade entre eles e se é viável a introdução de desse novo cão em sua casa.
- Todos em sua casa querem ter um animal ou ainda há alguma dúvida? Se um dos membros da família não tem certeza de quer um cachorro, espere um pouco, é muito importante que TODOS aceitem este novo membro da família e verifique se onde você mora é permitido ter animais. Somente adote um cão se você tiver certeza que ele poderá viver com você.
- A idade mínima aconselhável para uma criança começar a conviver com um animal é de 6 anos. Antes disso, como nem a criança e nem o cão têm muita consciência de sua própria força, ambos podem machucar-se.
Quando houver crianças pequenas em casa, para evitar acidentes, deve-se adotar cães com, no mínimo, seis meses, idade na qual o animal já têm capacidade de fugir de uma situação sufocante ou que os coloque em perigo.
Supervisionar a interação entre crianças e cães é imprescindível em qualquer idade. Deve-se deixar claro para a criança que o animal não é um brinquedo e sim um ser vivo, que sente dor, fica doente e que precisa de atenção e carinho, assim como ela própria.
Se você não tem espaço ou tempo e o animal ficará preso a correntes ou no canil a maior parte do dia, não adquira um animal! Cães precisam de atenção e companhia para que possam manter sua saúde física e psicológica.
- E nas viagens? Você tem alguém de confiança que possa cuidar dele? Conhece um bom hotelzinho? É preciso estar preparado para isso.
-Ter um cão também significa gastar: A manutenção de um animal durante 15 anos custa em média R$ 20.000,00, incluindo as vacinações anuais, ração e uma consulta veterinária anual, Sem contabilizar banhos, eventuais acidentes e doenças crônicas que possam acontecer.
- O seu cão precisará de um treinamento mínimo. Isso irá demandar tempo, paciência e, dependendo do caso, até dinheiro para um adestrador.
- Lembre-se de que o animal ficará idoso e poderá precisar de cuidados e tratamentos especiais. As doenças que mais comumente atingem cachorros velhos em geral são:
- Insuficiência renal,
- Insuficiência hepática,
- Diabetes,
- Catarata,
- Artrites e artroses
- Tumores.
- Pense nos seus planos para o futuro. Sua vida pode mudar. Quando você adquire um animal ele deve ser levado em consideração e estar incluído nos seus planos de vida.
Se você levou em consideração tudo isso e mesmo assim deseja adquirir seu peludo...parabéns..você será um proprietário responsável.
Além de todos esses critérios é importante ressaltar que filhotes um dia virarão adultos,sendo assim aquele filhotinho que você carregou no colo quando viu,pode dentro de 3 meses dobrar de tamanho.Ao adquirir seu cão informe-se anteriormente sobre as características e necessidades da raça escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
Mantenha o seu animal sempre dentro de casa ou quintal, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.Quando leva-lo para passear recolha e descarte seus dejetos em local adequado.
NUNCA SE ESQUEÇA!
Fontes pesquisadas: Fotos dos cães de Kely e Tais,demais imagens retiradas da internet. Texto informativo retirado do siteda ONG Arca Brasil.
eu acho que têm razão um animal não é brinquedo, ele tambem tem sentimentos .
ResponderExcluireu adoro animais principalmente cães são tão fofos e queridos.
eu tenho 3 caes, um traçado de labrador e dois S.R.D (sem raça definida)
adoro animais sao a minha companhia!
por isso quando quiser comprar um cao pense muito bem no assunto e trate bem do seu novo amigo!!
Concordo anônimo! Eles são seres vivos e merecem nosso total respeito.Sendo de raça,sem raça definida,enfim..devem ser tratados com muito amor e carinho.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário.
Tenho uma shih tzu de 3 meses o que faço para ela fazer suas necessidades no muro.Ela faz dentro de casa e no muro.
ResponderExcluirOi, é um aprendizado pra ela e muita paciência pra vc, caso queira q ela faça somente no muro, tem de fazer assim: Quando pegar ela no FLAGRA, e somente no flagra fazendo dentro de casa, vc deve dizer NÃO e levá-la ao local que deseja que faça. Pode também levá-la pra brincar um pouco depois de ela ter comido, pois eles costumam evacuar depois de uns 10 minutos após suas refeições, e quanda ela fizer no local certo deve fazer uma festa mesmo, elogiar bastante bater palmas mostrar que ficou feliz!! Boa sorte e paciência!!!
Excluircomo pronucio em português shih tzu?
ResponderExcluirOLÁ FICA ASSIM: CHIH TIZU (SÓ Q T MUDO) Desculpa a demora em responder mas estava viajando!!!
ResponderExcluirObrigada
Kely