TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Será que posso ter um cão?

    Eles são fofinhos, peludos, amorosos,carinhosos, meigos e adoram um colinho. Não há como negar mais qualquer filhotinho de cão enche nossos olhos,tem como não resistir a esse olhar?
Nesse momento é importante deixarmos a emoção de lado e começar a pensar racionalmente: Será que posso ter um cão? Será que possuo o necessário para que meu cão viva saudável e feliz?
     Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.

ANTES DE TER UM ANIMAL, PENSE...

Ter um cão é um grande passo e um compromisso de longo prazo. Reflita sobre os pontos abaixo antes de levar um companheiro de quatro patas para casa:
Ter um animal de companhia é um compromisso sério e duradouro. O tempo médio de vida do cão é de 15 anos podendo chegar a 18! Você pode imaginar-se ao lado do animal depois de quinze ou dezoito anos? Lembre-se que durante este tempo ele será completamente dependente de você para alimentá-lo diariamente, passear com ele, dar o abrigo necessário e levá-lo ao médico veterinário.

- Se você já tiver animais pense na compatibilidade entre eles e se é viável a introdução de desse novo cão em sua casa.
Todos em sua casa querem ter um animal ou ainda há alguma dúvida? Se um dos membros da família não tem certeza de quer um cachorro, espere um pouco, é muito importante que TODOS aceitem este novo membro da família e verifique se onde você mora é permitido ter animais. Somente adote um cão se você  tiver certeza que ele poderá viver com você.

- A idade mínima aconselhável para uma criança começar a conviver com um animal é de 6 anos. Antes disso, como nem a criança e nem o cão têm muita consciência de sua própria força, ambos podem machucar-se.

Quando houver crianças pequenas em casa, para evitar acidentes, deve-se adotar cães com, no mínimo, seis meses, idade na qual o animal já têm capacidade de fugir de uma situação sufocante ou que os coloque em perigo.

Supervisionar a interação entre crianças e cães é imprescindível em qualquer idade. Deve-se deixar claro para a criança que o animal não é um brinquedo e sim um ser vivo, que sente dor, fica doente e que precisa de atenção e carinho, assim como ela própria.

Se você não tem espaço ou tempo e o animal ficará preso a correntes ou no canil a maior parte do dia, não adquira um animal! Cães precisam de atenção e companhia para que possam manter sua saúde física e psicológica. 

- E nas viagens? Você tem alguém de confiança que possa cuidar dele? Conhece um bom hotelzinho? É preciso estar preparado para isso.

-Ter um cão também significa gastar: A manutenção de um animal durante 15 anos custa em média R$ 20.000,00, incluindo as vacinações anuais, ração e uma consulta veterinária anual, Sem contabilizar banhos, eventuais acidentes e doenças crônicas que possam acontecer.
O seu cão precisará de um treinamento mínimo. Isso irá demandar tempo, paciência e, dependendo do caso, até dinheiro para um adestrador.
Lembre-se de que o animal ficará idoso e poderá precisar de cuidados e tratamentos especiais. As doenças que mais comumente atingem cachorros velhos em geral são:
  • Insuficiência renal,
  • Insuficiência hepática,
  • Diabetes,
  • Catarata,
  • Artrites e artroses
  • Tumores.    
Pense nos seus planos para o futuro. Sua vida pode mudar.  Quando você adquire um animal ele deve ser levado em consideração e estar incluído nos seus planos de vida.

  Se você levou em consideração tudo isso e mesmo assim deseja adquirir seu peludo...parabéns..você será um proprietário responsável.
 Além de todos esses critérios é importante ressaltar que filhotes um dia virarão adultos,sendo assim aquele filhotinho que você carregou no colo quando viu,pode dentro de 3 meses dobrar de tamanho.Ao adquirir seu cão informe-se  anteriormente sobre as características e necessidades da raça escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
    Mantenha o seu animal sempre dentro de casa ou quintal, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.Quando leva-lo para passear recolha  e descarte seus dejetos em local adequado.
 NUNCA SE ESQUEÇA!

Fontes pesquisadas: Fotos dos cães de Kely e Tais,demais imagens retiradas da internet. Texto informativo retirado do siteda ONG  Arca Brasil.

6 comentários:

  1. eu acho que têm razão um animal não é brinquedo, ele tambem tem sentimentos .
    eu adoro animais principalmente cães são tão fofos e queridos.
    eu tenho 3 caes, um traçado de labrador e dois S.R.D (sem raça definida)
    adoro animais sao a minha companhia!
    por isso quando quiser comprar um cao pense muito bem no assunto e trate bem do seu novo amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo anônimo! Eles são seres vivos e merecem nosso total respeito.Sendo de raça,sem raça definida,enfim..devem ser tratados com muito amor e carinho.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma shih tzu de 3 meses o que faço para ela fazer suas necessidades no muro.Ela faz dentro de casa e no muro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é um aprendizado pra ela e muita paciência pra vc, caso queira q ela faça somente no muro, tem de fazer assim: Quando pegar ela no FLAGRA, e somente no flagra fazendo dentro de casa, vc deve dizer NÃO e levá-la ao local que deseja que faça. Pode também levá-la pra brincar um pouco depois de ela ter comido, pois eles costumam evacuar depois de uns 10 minutos após suas refeições, e quanda ela fizer no local certo deve fazer uma festa mesmo, elogiar bastante bater palmas mostrar que ficou feliz!! Boa sorte e paciência!!!

      Excluir
  4. como pronucio em português shih tzu?

    ResponderExcluir
  5. OLÁ FICA ASSIM: CHIH TIZU (SÓ Q T MUDO) Desculpa a demora em responder mas estava viajando!!!

    Obrigada

    Kely

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.