TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

OS ACASALAMENTOS


   

  Vê-se por aí, muitos anúncios de machos querendo "namorar", é só ele começar a realizar   movimentos de monta que geralmente acontece em um tapete ou bicho de pelúcia, se houver outros peludos em casa acontecerá entre eles também, mas há casos em que a monta não é necessariamente de cunho sexual, existem a imposição hierárquica entre eles, sendo possível vermos fêmeas montando sobre machos, isso somente é a fêmea comunicando e deixando claro quem é que manda na matilha, mesmo que pequena.
Quando temos somente um macho, ou o macho tentando montar numa fêmea é seu sinal de puberdade é o início de sua vida sexual, mas ele não vai ficar louco ou doente por não ter uma fêmea para cobrir e, é bom pensar bem antes de colocá-lo para realizar esta função, pois depois você terá mais fêmeas disponíveis para ele? Após a primeira experiência sexual o macho vai querer sempre sim.
   E a primeira vez do macho também não é tão simples, ele  por sua inexperiência, talvez nem consiga realizar a cobertura, é comum vermos casais inexperientes sendo colocados juntos às vezes por uma semana toda e não acontecer o ato sexual, neste caso o único erro não foi deixar o macho tentar fazer sozinho, mas também a fêmea fora do seu dia ideal, isso só estressa-os, especialmente a fêmea que está fora de sua casa (normalmente a fêmea é que vai ao encontro do macho). Quando ambos são inexperientes é provável que necessitem de ajuda na conclusão, se a fêmea estiver em dia ideal, ou seja, ela está aceitando o macho e fica meio que passando sua parte traseira em frente à ele, e ele não consegue, um humano precisará ajudá-lo a encontrar o caminho, sim, você talvez tenha de direcionar manualmente o pênis até a vulva. A primeira vez também por inexperiência pode ser dolorosa caso a fêmea queira separar-se do macho quando ficam "grudados" isso além de dolorido pode ser perigoso para ambos, pois o macho pode fraturar o osso de seu pênis, e a fêmea pode sofrer ferimentos e por vezes uma fratura também, por isso é importante que você esteja de olho neles e pronto para ajudá-los e deixá-los calmos em sua primeira vez. Eu ouvi relatos de pessoas que jogam água nos animais quando estão grudados para que se soltem, ou pior, batendo para soltarem, que desumanidade, que absurdo, eles ficam grudados porque o macho não ejacula como um homem em um jato, o peludo demora em média 15 minutos ejaculando, o que acontece em forma de gotejamento, e, para que a fêmea aguarde este processo, acontece um tipo de inflagem no órgão genital do macho, ou seja, eles devem permanecerem "grudados" até que o ato esteja completo, talvez você tenha que segurá-los de maneira a acalmá-los enquanto isso ocorre.
   O outro erro em deixar a fêmea muitos dias fora de sua casa para cruzar é bastante comum, isso só trará estresse para a fêmea principalmente, pois ela não está em seus dias aptos ao coito, o cio acontece assim, geralmente nos primeiros 09 dias acontece inchamento da vulva, mudança de comportamento, ela fica mais quietinha e lambe a região sexual com frequência e ocorre sangramento, nas fêmeas de cio normal, existem fêmeas de cio seco onde é inexistente o sangramento, neste período não ocorrerá o coito, a fêmea não aceitará nenhum macho. Os dias ideais, onde ocorrem a liberaçao dos óvulos e a aceitação de macho, serão do 11º dia ao 15º, sendo que eles não precisam ficar cruzando o tempo todo, basta uma única vez de cobertura para acontecer a fecundação, mas caso você queira garantir, deixe um dia de folga para sua fêmea e leve-a novamente para apenas mais uma cobertura, não é recomendável que se realize cobertura com intervalo maior que um dia, pois haverá diferença de tamanho entre os filhotes, podendo alguns nascerem muito mais fraquinhos por terem sido fecundados no último dia de cobertura. Se a fêmea cruzar com dois machos, ela terá filhotes dos dois. Pode ocorrer de a fêmea estar em seus dias ideais de cobertura e não aceitar o macho mesmo assim, ela realiza sua própria seleção natural, o macho pode ser lindo, maravilhoso, ter um excelente Pedigree e mesmo assim ela recusá-lo, caso isso aconteça, não perca tempo se não quer perder o cio, procure outro macho.
  Após o primeiro coito, conta-se  aproximadamente 63 dias para o nascimento dos filhotes.
Feto de um cão, com 60 dias de vida.
  É bem mais prático quando se realiza o acasalamento entre cães de proprietários diferentes fazerem um contrato de acasalamento, para que não ocorram brigas ou divergências quando nascerem os filhotes, o dono do macho tem direito sobre um filhote daninhada, mas isso pode ser modificado no contrato, os termos podem ser combinados entre as partes e devem estar específicos no documento, assinado com testemunhas.










Postado por Kely V.S.S.


Imagens: arquivo pessoal e busca na internet

13 comentários:

  1. Muito bem explicado...não tinha muita noção.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. To mais preparada pra quando os meus tiverem prontos

      Excluir
  3. que legal,minha shitzu cruzou hoje, mas ficaram grudados uns 3 minutinhos so. sera que ela engravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca, nem um método é garantido que a fêmea tenha filhotes, a única coisa a se fazer e aguardar no mínimo uns 40 dias e realizar um exame de ultrassonografia para confirmar.

      Excluir
  4. Não sei o que está acontecendo com meu shitzu. o theo, Ele tem 1 ano e 2meses e a 4 dias trouxe uma cadela(shitzu) para cruzar com ele. No entanto, ele não se interessa de jeito nenhum por ela. Outra coisa: aqui em casa tenho um maltes(o yuri) da mesma idade. Depois fiz uma experiência: juntei os 3 e o maltes se interessou bastante por ela, enquanto que meu shitzu tentou pegar o o outro macho ou estava querendo brincar, tive essa impressão. meu theo às vezes demonstra interesse por ele,como se o mesmo fosse fêmea. porque isso acontece,to preocupada,Alguém sabe me responder?Obrigada! ass(viviane)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está dito no texto nem sempre o coito acontece, ainda mais se o macho é inexperiente, ou fora do melhor dia da fêmea, por isso que sou contra cruzamentos de fundo de quintal, se não é criador é fundo de quintal, se não estuda, não sabe o que fazer é fund de quintal. Mas fazer o que a maioria das pessoas se acha no direito de simpplesmente cruzar pra ter lucro, sem sequer saber o que está fazendo na verdade.

      Excluir
    2. Nao sou criadora de fundo de quintal,e nao tenho interesse nenhum de vender os filhotes,assim como ganhei o meu,vou dar de presente pra pessoas que como eu amam cachorros da raça shitzu,vc nao deveria julgar quem vc nao conhece,Nem todo mundo pensa no lucro,ainda mais em cima de animais ,como deve ser o seu caso senhor anonimo

      Excluir
  5. Qual ideal de quantas coberturas para um casal de primeira viagem todos estão com 2 anos de idades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fêmea só deve cruzar uma vez ao ano, ou seja, pular sempre um cio, para que seu corpo recupere-se totalmente. Iniciando no terceiro cio, ela poderá ter filhotes, se tiver todo o necessário e vitaminas e vida realmente digna, até uns 8 anos de idade. Ou conforme seu me´d. veterinário recomendar.

      Excluir
  6. oi Minha shih tzu esta no cio,e tanto ela como o macho nunca cruzaram.o macho é um pouco menor e ele não termina ou escorrega e sai. Oq eu faço para ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só cruze ela se for o terceiro cio, e se forem dentro dos padrões. Se tiver alimentação correta para ela amamentar. Bem se ele é mais baixo que ela, precisa colocar ela em um nível mais baixo que ele, tipo um degrauzinho. Ou procure um méd. veterinário para inseminação artificial.

      Excluir
  7. Boa noite, tenho um Shi tzu (macho) tricolor, com um ano e meio, e gostaria de lhe arranjar uma namorada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.