TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sábado, 28 de maio de 2011

ADOTAR OU COMPRAR ?

Adote tequila em Curitiba clique aqui
    Estes temas são muito debatidos ou ao menos vejo frequentemente publicidades terminantemente contra a compra de cães, o que ao meu parecer é totalmente equivocado, sou a favor da compra de cães e também a favor da adoção com certeza.
Sobrevivente enchentes em Guaraqueçaba adote-a clique aqui
   Adoção é sim sem qualquer dúvida um ato de amor, não é? Bem depende, vejam bem, uma pessoa cheia das "boas intenções" geralmente com seu filho ou filhos acompanhando, veem os cães param pra ver e com a insistência dos filhos resolvem levar o doce animalzinho pobrezinho pra sua casa, deixo claro que isso não é regra é um exemplo, chegam em casa e é só alegria tentam ganhar a confiança do animal, correm brincam, dão comida, o que acontece muitas vezes é que o animal na primeira oportunidade, se for um animal vindo das ruas, fugirá para retornar ao que pra ele é o natural ele só conhece a rua e procurará voltar se não for re-educado, treinado e suficientemente habituado a  espaço restrito de um terreno ou de uma casa, especialmente se ele for posto em correntes, preso. Outra hipótese, é que os novos donos do cachorrinho, o deixe solto, o bichinho já acostumou com toda a família e ele sai e volta quando bem entende, e nestas saídas ele pode estar atrás de uma fêmea se for macho e reproduzir-se sem que a família sequer saiba do que acontece quando ele sai pra passear sozinho, como eu disse, são hipóteses, não regra. S´citei estes exemplos para reflexão, de que nem toda adoção é responsável, e ela tem de ser responsável ou deixa de ser um ato de amor. A responsabilidade também é de quem está ofertando o cão, pois de que adianta doarem sem qualquer compromisso de que os proprietários farão o que o cão necessita para viver bem e que não trarão mais cães abandonados pelas ruas?!!! 

 Nas fotos, que são de cães que realmente estão para a doção, você encontra um link que direcionará ao site responsável pela adoção e tem muitos outros à espera.


OS DEZ MANDAMENTOS DO ADOTANTE RESPONSÁVEL


- Antes de adotar um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem ficará cuidando do animal nas férias ou durante feriados prolongados.
 - Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
 - Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida –tamanho, peculiaridades, espaço físico.
 - Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.
 - Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Banhe-o, escove e exercite periodicamente.
 - Zele pela saúde psicológica do animal. Dê-lhe atenção, carinho e ambiente adequado.
 - Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
 - Ao passear, recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
 - Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local.
 - Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.



   E comprar um cão, para muitos é um absurdo tendo tantos cães pelas ruas, sim, mas o que aconteceria com as raças se todas as pessoas resolvessem não mais comprar e sim somente adotar? Temos o direito de simplesmente exterminar com características singulares, com milênios de existência, de dedicação, de particularidades? Imagino que seria exatamente o que aconteceria se todos quiserem somente adotar.
Mas porque os cães de raça são tão caros? Já ouvi isso também sobre os Shih-Tzus, bem se a pessoa pergunta é porque não conhece, que para se manter cães de raça pura gasta-se muito dinheiro, tempo, estudo e dedicação e isso também é um ato de amor, ao comprar um cão de raça, você está ajudando a manter a sua existência e sua continuidade. Eu sinceramente fico muito triste ao ver anúncios com preços bem baixos de filhotes de Shih-Tzus, pois imagino que para vendê-los tão barato, é porque o "criador" não deve gastar o suficiente para uma boa saúde e bem-estar de seus cães, eu não acredito em Shih-Tzu baratinho, eles dão despesas e não são poucas não, falo em Shih-Tzus porque tenho quatro deles em casa e sei que para mantê-los com boa saúde e felizes preciso gastar com muitas coisas para eles, entre elas, ração de ótima qualidade para que tenham todos os nutrientes necessários, consultas á veterinário, vacinas e vermífugos, produtos para higiene (ouvidos, olhos, champú), escovas e escovação direta para manutenção do pelo, tosas higiênicas mensais, condicionadores, cremes para hidratação, etc. 
Além do que todas as raças puras, tem suas necessidades próprias e comparados aos SRD (sem raça definida) são bem mais frágeis e suscetíveis à doenças, que os SRD possuem autoproteção natural , são mais fortes e resistentes sim.

Então antes de decidir se vai adotar ou comprar, deve-se levar muito em consideração e muito mais do que foi aqui descrito, todo cão independente se é de raça ou não, só te dá amor, mas ele precisa de muito mais que isso pra viver bem, ele sente dor também, ele sofre...nunca esqueçam disso!!!


Fontes: Meu próprio orçamento; sites de adoção de Curitiba.PR.

Em um novo post falarei sobre feiras e canis.

Postado por Kely V. S. S.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.