TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sábado, 2 de julho de 2011

COMPORTAMENTO - AGRESSIVIDADE

Sophia bebê e sua mamys
   Nossos Shih são muito fofos, meigos, dóceis, tudo de bom, não é mesmo?!!! Mas então porque regularmente vemos relatos de atos de agressão por parte deles, inclusive com seus próprios donos?(mamães e papais).

  Antes de falar sobre o assunto tenha a certeza de que a culpa não é do shih, não mesmo, nunca é dele se ele for saudável neurologicamente falando. A culpa sempre é do dono, sim, sempre!! Cometemos erros por amar demais, esse é um grande problema, ás vezes amamos tanto que esquecemos que o não, a ordem e a obediência fazem parte do pacote amor/respeito. Para o cão amor e respeito andam separados, ou seja ele nos ama é claro, mas em seu instinto que não vai deixar  nunca, existe uma hierarquia na matilha, e quando levamos um bb peludo para casa, nós estaremos fazendo parte da matilha deste cão, ele de nossa família. Vamos pensar o lado do peludo, ele chega desorientado, pois perdeu a referência de sua mãe e irmãos, vai ter de se adaptar á nossa vida, o que ele precisa é de um alfa na matilha, caso ele não encontre, ele certamente se achará o alfa, ainda mais se for um filhote pré-disposto ao comando - lembram-se do método de escolha de um filhote que postei antes, o teste do dorso? O filhote que não para quieto? este é o nascido para comandar e não obedecer . Este alfa deve ser a pessoa que o alimenta, que limpa, que cuida que zela por ele e, para isso, esta pessoa deve tratá-lo sempre como um cão, isso é respeito, nunca confundir com uma criança humana e tratá-lo como tal, mimos demais, deixar fazer tudo o tempo todo não é bom nem para humanos que dirá para um cão em crescimento.
Sophia
   Uma femeazinha chamada Sophia (foto) foi recebida e criada com todo amor e carinho de seus pais humanos, e segunto relato de sua mamys como "ela" Sophia descreve em seu perfil no Orkut, a Sophia começou a se mostrar agressiva, com ciúmes e chegou a mordê-la quando sua mamys foi pegar o celular que estava com a Sophia, mordeu mesmo, com sangramento forte, o que é lógico assustou profundamente sua mamys e seu papai humano que brigou com ela, chegou a bater nela, bem sabemos que esta reação não foi pensada e que ele ama ela, e não irei julgar de forma alguma isso, apenas para termos como exemplo e que possa evitar que novas agressões ocorram por ambas as partes.


Resultado da agressão da Sophia
    A Sophia teve esta reação, porque ela pensa ser a alfa da matilha, ela é quem manda, e tudo que estiver perto dela, é seu e outro membro da matilha de grau inferior à sua posição jamais poderá tocar em algo que ela esteja de posse no momento. Deixaram Sophia de castigo, a mamys dela ficou sem falar com ela, pensem este tratamento daríamos à um humano, como forma de correção, mas a Sophia é um cão, e não entende o que está acontecendo, porque está amarrada, porque está sendo ignorada, pois ela fez o que era certo, cuidando do objeto dela, que naquele momento estava com ela, mas então o que fazer? Como corrigir? Isto depende da mudança primeiramente de comportamento dos pais humanos do shih, somente depois é que o comportamento do cão irá mudar e com treinos (paciência e persistência), fazendo todos os dias alguns pequenos ajustes o cãozinho também aprenderá o seu lugar na família, para ele matilha.

   Algumas coisas que podemos fazer, antes de doar, abandonar ou até mesmo tem gente que manda fazer eutanásia por achar que o cão é louco, infelizmente tem de tudo neste mundo. 


  •    Na hora de alimentar seu cão, jamais o alimente na boca, não deixe que ele coma antes de você dar a ordem, faça com que ele fique sentado, até que você o deixe chegar perto do prato, isso demonstra sua autoridade.
  •   Nas brincadeiras, nunca deixe o objeto (brinquedo) com o cão quando terminam de brincar, fique sempre com o brinquedo por último.
  •   Se em algum momento o cão rosnar para você, segure-o e vire-o de barriga pra cima, com sua mão firme em seu peitoral e olhe-o nos olhos firmemente sem machucar é claro, isso estará lhe dizendo quem é que manda. Sem violência, mas com firmeza.
  •   O cão pode ser castigado, sendo colocado em seu canil fechado, ou outro ambiente em que fique isolado, mas tem de ser imediatamente após ele ter desrespeitado regras e apenas por 5 minutos, e caso ele venha a repetir o mesmo erro, deve ser colocado de castigo novamente, se o castigo não der resultado após ser feito umas 4 vezes, deve ser eliminado como forma de correção.
  •   Devemos ter cuidado com abraços apertados, são raros os cães que gostam disso, pra eles isso é como uma mordida, eles se sentem dominados, seja carinhoso mas não seja chato, grudento com seu cão.
  •  Nunca ande atrás de seu cão, ele é quem deve andar atrás de você e, ao atravessarem uma porta faça com que você passe primeiro, segure-o com sua perna, mesmo que empurrando-o, somente depois que você tiver passado é que ele poderá passar.
Podemos encontrar várias dicas de como mudarmos este comportamento indesejado de nosso peludo, existem muitos sites bons e vídeos no Youtube também. Mas o melhor mesmo é começar a usar a palavra "NÂO" bem sonora desde o primeiro dia dele em nossa casa.
Mamys e Sophia que amor!

   Quero agradecer a mamys da Sophia, por permitir o uso de suas fotos e seu exemplo. Estou torcendo para que vocês consigam mudar e tornarem-se felizes mais uma vez com muita paz.




Postado por Kely V.S.S.

22 comentários:

  1. Oi Kely, estava lendo o post agora, e gostaria de comentar que o Bolt mordeu o Ian algumas vezes já...porque o Ian abraça-o forte, aperta de amor, não sabe ainda porque só tem 3 aninhos, e o Bolt já reagiu algumas vezes, que chegou a machucar o Ian. No momento o Ian está com um cortezinho no super cílio que o bolt mordeu e cortou, saiu sangue! ficamos assustados na hora, mas brigamos com ele e falamos não várias vezes, para que ele assimile a situação, não batemos nem nada, claro, ele não fez por mal, porque não gostou dos apertos né? mas tudo bem! estamos o educando e corrigindo o Ian para não fazer isso também.
    Muito legal a matéria!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Joicy, ah com certeza q o Bolt fez isso devido ao excesso de amor..rsss Mas se ajudar o Ian corre tudo bem...rss. O Ian é muito esperto e fofinho. Obrigada por seu comentário, e o Bolt é o próximo a ser capa, logo vcs verão ele aqui por uma semana e depois definitivo na página. Beijos e fico muito feliz que gostou.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca imaginei ke amor demais pudesse ser ruim. Amamos mto a sophia, e hoje ela usa isso pra se sentir a dona e ela nao ker ser dominada e sim dominar. Vou tentar mudar isso espero ke ainda esteja a tempo. Ela é mto ciumenta e nao aceita ser contrariada.
    Brigada Kelly, saiba ke vc esta me ajudando muito.
    Beijos Jane (A mamys da Sophia)

    ResponderExcluir
  4. Prazer Jane, pois sim tudo, exatamente tudo na vida q é demais faz mal, isso se vermos o amor como somente carinhos, concessões, tudo pode, esse amor está sim errado, no amor tb encontramos o não, o não pode o pare, o chega, o agora não, e não é somente com nossos peludos, isso é importante para nós humanos tb amar é impor limites, assim eduquei meus filhos humanos tb. Ai Jane torço muito por vocês, para que a Sophia possa se tornar amistosa novamente. Não desista viu, todos os dias tente, estarei sempre disposta pra te ajudar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu tenho um shi tzu macho de 8 meses e de vez em quando ele está em uma situação, ou com um brinquedo ou em algum lugar (geralmente perto da porta) e quando eu ou minha mae chegamos perto dele ele nao só rosna como avança na gente, ele já deixou uma marca de dentes no meu mé e perna e também em minha mae, o que devo fazer, porque ele nao era assim, foi de uns 3 meses pra cá, as vezes ele é tão calminho e carinhoso e de repente em uma situaçao ele avança, ele gosta de ficar embaixo do sofá e quando colocamos a mão ele late e avança como se estivesse defendendo aquele território que nem é dele. Preciso de uma orientação. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cristiane, não sei pq não te respondi antes, desculpa...bem ele tá dominando mesmo, o que tem de fazer é chamá-lo pras brincr de buscaro brinquedo ou seja voce jogapra ele pegar, e ele tem de te devolver, se ele n devolver vc tem de pegar o brinquedo e ficar pra vc sempre, espera mais um pouco e joga pra ele buscar pede pra te devolver, se não devolver pega o brinquedo dele, bruacamente mesmo, mas sempre sem machucar é claro, e fica pra vc nunca joga o brinquedo no chão, guarda pra vc faz cara feia pra ele e vira. dEBAIXO DO SOFÁ, QD ELE ENTRRAR NUNCA VAI ATRÁS DIGNORA ELE, e perto da porta chega lá e não sai, fica emostra q o local é seu e pronto, pra treinar procura usar uma bota ou algo mais forte, se ele rosnar pega uma garrafa pet ou lata de refri e coloca grãos de feijão dentro e quando rosnar de vc chegar perto vc faz um barulhão e junto diz não bem firme....isso vai ensinar ele q vc quem manda e é a nova chefe da matilha...mas nunca agrade ele depois disso. bjokas

      Kely

      Excluir
  6. Oi Kely, estava lendo seu post e vi que não sou a única a sofrer com essas lindas bolinhas de pelo. Tenho um shit-zu de 3 anos,o Yuki, que sempre foi muito amado e paparicado por todos da minha família. De uns anos pra cá ele ficou agressivo e começou a morder algumas pessoas. Eu chamava atenção dele na hora e o ignorava por algumas horas, é claro, que doia em mim fazer isso, mas achava que ia dar certo. Além de não dar certo, ele está mais agressivo do que antes e já me mordeu. Não consigo nem levá-lo para passear mais, pq ele pensa que vai tomar banho, coisa que ele detesta.Cada vez que tento pegá-lo, me avança e se eu insistir, ele morde. O que eu faço? Como agir com ele? preciso de uma orientação. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maah, o que escrevi como resposta acima vale pra vc tb, mas todos da família tem de fazer igual tem de se alinhar ás ordens e tem de fazer mesmo o treinamento, usar a latinha sempre ajuda, tem de fazer o barulho no exato momento em que ele está infringindo sua ordem mesmo que somente corporal, no momento que ele avançar em alguém, rosnar...não é uma coisa bem rápida, mas se fizer direitinho sempre, ou seja, não adianta fazer por 5 minutos, tem de insistir, entregar brinquedos somente quando você quer brincar com ele e depois guardá-los...me conta depois se houve progressos com essa ferinha....espero mesmo q tudo dê certo. E pode dar carinho quando ele acertar, elogia bate palmas mostra felicidade, e quando errar faz o barulho e diz não bem firme e sai de perto. não olha mas nos olhos dele, somente após alguns segundos.

      Kely

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda, farei estes testes e dpois entro em contato para lhe contar se houve algum progresso!
      Obrigada ^^

      Excluir
  7. Brigado pelas dicas! Ajudou muito, muito mesmo (:, meu shit-zu andava desrespeitoso comigo e mordia todo mundo! Ainda bem que ele ainda é filhote e tem como consertar isso!

    ResponderExcluir
  8. Olá,bom dia,tudo bem?
    Tenho um shih tzu macho de 3 anos,Não sei se ele é castrado,mas peguei ele em um pet shop de confiança,estou com ele na minha casa tem duas semanas,no começo ele era super carinhoso,gostava de brincar,vestia as roupinhas sem problemas...Mas nesse final de semana,ele começou a mudar o comportamento,está ficando agressivo,e está todo mundo com medo dele,eu confesso que eu mimo ele muito,chamo ele de nenem da mamãe,pego ele no colo...E agora ele ta com uma mania de quando meus pais falam mais alto com ele,ou manda ele ir pro quintal,ele vem pro meu lado...E agora nem eu ele quer obedecer,acha que é ele que manda em todo mundo,e faz o que ele quer...E outra mania dele,é que dá 7 horas da manhã,ele começa a arranhar a porta e a chorar ou latir,para entrar,ou ir passear com ele...E quando minha mãe abre a porta,ele vai correndo pro meu quarto pra fazer eu levantar,no começo eu sempre levantava,e achava graça,agora fico deitada,até ele ficar quieto.Mas hoje,eu queria dormir mais,e minha mãe foi tentar tirar ele do meu lado,e falou pra ele sair e empurrou ele na cabeça,e ele foi pra morder nela.O que eu faço?porque tem pouco tempo que ele ta aqui,todo mundo mimou muito ele quando chegou,e agora ele acha que manda,está agressivo...=/
    Obrigada,adorei seu blog =D

    ResponderExcluir
  9. Olá,sou eu novamnete...rsrs
    Outra pergunta,ele está coçando muito a orelha,lambendo muito a parte genital dele e as patas,ás vezes ele anda arrastando a parte traseira.E também tem algumas manchas pretas meias acinzentadas(o pelo dele é todo preto,com uma listra branca no peitoral,e onde tem essa listra branca,tem duas manchas rosas.O que pode ser isso?E quando ele ve outros cachorros,ele chora,ás vezes fica olhando,mas as vezes corre pra ir embora do lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi se ele for castrado ele não tem as bolinhas, rss E pegar um cão adulto, é complicado sim, mas nada que n se tenha jeito, e mimar ele de início foi tudo de errado, é claro que carinho sim sempre, mas com ele aprendendo desde o primeiro dia quem manda mas já foi, bem o que todos da família devem fazer mas te de ser todos mesmo, é seguir o que diz o texto e recomendo que procure vídeos do Dr. Pet com cães agressivos ele dá dicas infalíveis, mas SÓ FUNCIONAM SE TODOS SEGUIREM, se uma pessoa fizer diferene já não dá certo. Não desistam dele tudo tem jeito e a culpa NUNCA é do cão.]

      Isso de ele lamber mostra q está estressado, arrastar a parte traseira pode ser normal se ele estiver com vermífugo de boa qualidade em dia. Acho que ele não foi bem tratado em seu crescimento tadinho....As manchas bem não dá pra dizer nada sobre elas, apenas um veterinário examinando é que pode. Mas tb nada que os shih tzus n tenham..rss Peço mais uma vez que não desistam dele, e que aprendam a lidar com a situação para contornar ela.

      Att.
      Kely obrigada por perguntar , quero saber de suas evoluções por favor.


      Excluir
    2. Muito obrigadaa pela atenção,você acredita que parece que ele ja ta aprendendo,falei mais alto com ele,olhando bem no olho dele,e repeti varias vezes não,ai ele começou a entender...Vamos ver se ele continua assim,mas desisti dele,seria judiação,ele já está muito apegado comigo...e eu sou completamente apaixonada por animais,principalmente cachorros =D
      Seu blog é ótimo,você responde as perguntas rápido e com toda atenção,porque geralmente os outros demoram a responder...

      Excluir
  10. Boa tarde a todos!

    Tenho um shih tzu de 2 anos e 4 meses que é muito mimando pelo meu marido e pela minha mãe, que é nossa vizinha. Na casa da minha mãe o Chico morde a moça que trabalha lá. Ela nem pode falar com ele e, quando ele está em um lugar, ele não a deixa chegar perto. Há alguns meses ele mordeu o nariz do meu marido quando este tentou pegar seu osso. Eu sempre digo a todos que eles têm que ser mais firmes e mostrar autoridade, mas o Chico só parecia respeitar a mim. Eu sigo quase todas as dicas. Sempre que estou estudando, Chico deita embaixo da escrivaninha. Quando caminhamos eu ando na frente e ele só atravessa as portas depois de mim. Quando eu dou ordem, ele entra em casa, volta de onde estiver vindo e eu faço um barulho com a boca (xiii) quando ele faz besteira (como comer fezes). Chico e eu só temos problema quando o assunto é a sua higiene. Ele odeia tomar banho, fica estressado, treme, mas não reage. Quando chega na parte da escovação as coisas complicam muito. Ele rosna, ameaça e, no final, acaba sempre tentando me morder. Às vezes consegue. Da última vez, fiz barulho com a lata e bati nele com jornal de tão estressada que fiquei, mas continuei escovando. Quando terminei e deixei ele sair. Ele me olhou e fez xixi por toda a sala. Desafiando mesmo. Disse que ele estava de castigo e o prendi na cozinha. Nas duas últimas vezes que o levei ao pet, ele tb mordeu o tosador. Lá eles me disseram que ele estava estressado e que estava mordendo só pra avisar, porque não chegou a ferir. Ontem ele foi escovar os dentes e disseram que ele reagiu com os de trás. Hoje fui ver se tinha algum problema e ele mordeu meu dedo umas 4 vezes, sem ferir. Peguei o petisco e a lata com pilhas e tentei de novo. Quando ele tentou, fiz barulho com a lata. Tentei mais umas 4 vezes ver os dentes dele (quero saber se pode estar com cáries) e ele tentou me morder. Agora ele está de castigo no banheiro... Não sei o que fazer. Ah, Chico sempre rosna pra crianças. Ainda não temos nenhuma, mas os vizinhos que o adoram são proibidos de brincar com ele, porque Deus me livre se ele morder o filho dos outros...
    Bom, estou desabafando e pedindo socorro!

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma shitsu a Betina de 1 ano e 1 mês, quando ela chegou era filhote com 45 dias, no inicio davamos banho nela toda semana ou de 15 em 15 dias, uma vez em casa outra no pet shop,mas de uns tempos pra cá descuidamos um pouco dela e passamos a dar banho nela com menos frequencia e agora e não deixa dar banho nela de forma alguma, colocar a mão na orelha dela nem pensar... ela morde e rosna . Na hora do banho ela se transforma parece outro cão sendo que em casa ela é calma a gente brinca com ela pega ela no colo.Ela só morde na hora do banho e se a gente pegar na orelha dela, qual será o motivo? O que devo fazer? Os Pet da minha cidade nem quer pegar ela mais pra dar o banho pois ela é mto brava na hora do banho. Quando bebê eu levava ela em um Pet e a dona disse que desde bebezinha ela era arisca e que agora pra tosar e dar banho nela só com sedação, por esse motivo ficou difícil dar banho em casa pois quando ela percebe que chegou a hora do banho ela rosna, morde e corre da gente. Estou mto preocupada com essa situação pois agora vou ter um bebê e vai sobrar menos tempo pra ela. Me ajudem por favor.


    ResponderExcluir
  12. Olá, o bob também age com agressividade em certos momentos. Por exemplo, quando ele está deitado e vamos fazer carinho nele, ele rosna e ataca pra morder, mas não morde... Mas já chegou a morde algumas vezes pra tomar banho, pra por remédio no ouvido ou tomar e também quando alguém mexe com ele quando está comendo, ou no prato de comida dele. O que eu posso fazer pra melhorar isto? Preciso de ajuda! Meu email é thamixrocha@hotmail.com grata!

    ResponderExcluir
  13. meu Bob ta com um ano e n consigo dar banho nele,sempre morde e no pet tb reclamaram q mordeu,n conseguiram nem limpar os olhos dele.O que faço para acalmá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga as instruções do txto e comentários. Assista tb ao encantador de cães Cesar Millan. ele tb tem livros q indico porque o problema n é seu Bob o problema é a família toda q n o tratou como cão mimando, e tb ele precisa de um lider. Ele n achou um líder e tomou este lgar, tudo tem jeito se vc pesquisar e fazer o que o encantador de cães indica. tb há vídeos no youtube dele. Boa Sorte. Kely

      Excluir
  14. Boa tarde tenho uma shitzu com 2 meses e ela rosna e late para mim quando digo um "NÃO" sonoro.......isto é agressividade ou para ela é apenas uma brincadeira , já que ela é tão novinha......por favor me ajudem........tenho medo que ela fique agressiva, pois já tenho uma certa idade e sou sozinha na casa com ela........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ela é um bebezinho ainda, está em idade de aprender com seus irmãos e mamãe, com eles ela iria aprender coisas para comportamento, como não morder e brincar de morder sem machucar, etc, mas é normal filhotinhos agirem assim, e morder é o que mais fazem. Tens de ir educando sim, mas, sem exageros, há tb de se levar em consideração que ela tem sua própria personalidade, então se ela for mais mandona então vc terá de ter muito mais cuidados, mas, no geral, isso tende a ir diminuindo como crescimento. Att.
      Kely

      Excluir
    2. obrigada Kely , mas hoje ela também demonstrou ser ciumenta, quando eu estava falando com minha irmã no telelfone , ela não parava de latir, vc acha que tenho motivos para me preocupar? Ela tem que começar a mudar com quanto tempo????

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.