TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

MITOS QUE VEMOS E OUVIMOS SOBRE SHIH-TZUS

    O mito do Imperial Shih-Tzu ou Micro Shih-Tzu

    As palavras "imperial" e "micro" são por vezes utilizados para descrever pequenos Shih Tzu. Na verdade, os termos "imperial" ou "micro" devem  ser considerados como o que eles realmente são .... UM MITO freqüentemente usado por criadores antiéticos para criar um mercado para os cães que não estejam em conformidade com o padrão da raça. Estes cães pequenos não são o que o Shih-Tzu tem sido desde que foi desenvolvido como uma raça distinta na China no  palácio imperial, nem o que deveria ser.



Talvez você possa ler um anúncio no jornal local, pesquisa na internet, ou conhece alguém que adquiriu um Shih Tzu, usando as palavras "imperial" ou  "micro" para descrever o quão incomum e especial (e ainda mais caro?) O seu cão pode estar. O padrão oficial da raça aprovado pelo American Kennel Club (AKC) e da American Shih Tzu Club (ASTC) apela para uma faixa de peso de 9 a 16 quilos.


A CBKC, (veja padrão oficial no link) considera assim o peso e altura dos Shih-Tzus:

De 4,500 a 8,100 kg. O peso ideal é de 4,500 a 7,300 kg. Altura máxima na cernelha, 26,7 cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.




       Nesta foto eu e meus Shih-Tzus:  - Preto/branco: Kalel 10 meses pesando 6,5kg, -  Dourada/Branca: Bonnie 7 meses pesando 5,0kg, - Azul Sólida: Aislin com 3 meses pesando 1,8kg, - Dourada: Diny com 2 anos pesando 3,5kg. A Diny é  fora dos padrões para a raça. Mas é tão amada quanto os outros.
            

CHIHUAHUA ESSE É MICRO
Assim sendo, os que se dizem amantes do Shih-Tzu não podem considerar a existência de micros Shih-Tzus, ou qualquer nomenclatura que algum cachorreiro venha a inventar para podê-los vender. Isso somente contribui para a degeneração desta raça a qual venho estudando e pretendo proteger dessas degradações que se tornam moda. Por isso este post sobre o tamanho e peso padrão da raça, afinal se você deseja um cão pequeno, existe o CHIHUAHUA (veja o padrão dele no link) e outros também pequenos e adoráveis, mas não venham dizer que adoram e amam os Shih-Tzus mas que preferem os micros....isso é um verdadeiro absurdo, se você realmente ama, e não é só demagogia, reflita e pense que qualquer proliferação fora dos padrões contribui para o desequilíbrio da raça, mudança de comportamento, aparecimento e favorecimento de doenças e problemas genéticos entre outros fatores que infelizmente podem acontecer com esses peludões que são robustos, musculosos, dóceis e precisam de mais amantes para sua proteção. Você precisa ler, discutir, conhecer mais sobre a raça, eu tenho uma Shih-Tzu fora do padrão, mas não busquei por uma micro, comprei por ignorância de minha parte naquele momento, só sabia que eram fofos e lindos e dóceis, e quando a vi rolou o sentimento é claro, e por amar ela é que comecei a estudar e querer o melhor pra ela, hoje sei que ela jamais poderia ter cruzado, ela não tem Pedigree e nem poderia, pois é fora do padrão e nem por isso a menosprezo, ao contrário é a mais mimada que tenho. Não faria isso novamente de forma alguma.  Em uma ninhada de exemplares padrão, pode acontecer de um ou mais dos filhotes nascerem com tamanho fora do padrão, não quer dizer que eles devam ser eliminados, claro que não!!! Eles somente não devem ser vendidos como "micros"  raros e mais caros, e sim fora do padrão e não devem jamais reproduzirem-se, neste caso a castração é o único método aconselhável.

 NÃO REALIZE CRUZAMENTO, NÃOPROCURE POR SHIH-TZU FORA DOS PADRÕES, O PADRÃO EXISTE PARA MANTER A QUALIDADE E CARACTERÍSTICAS DA RAÇA!!!

Em um novo post falarei sobre outro Mito: Cores Raras.

Fonte: CBKC, American Shih Tzu Club, Livro: Shih-Tzu Origem, Cuidados, criação, adestramento, saúde autoria de Marcio Infante Vieira.

Postado por Kely V.S.S.

15 comentários:

  1. Eu sou louca por Shih Tzu, tenho três e, independente de qualquer coisa, eles são muito amados. Nunca ouvi falar de Shih Tzu micro ou imperial, mas foi bom saber disso. Gosto tanto da raça, que eles tem um blog próprio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cinthia é um prazer receber seu comentário, e sempre que quiser este e outros espaços no Blog são seus também. Sejam bem vindos vc e seus peludos, manda foto deles pra capa, queremos conhecê-los.

    ResponderExcluir
  3. eu sempre gostei de cachorrinhos peludinhos e sei que vou amar mto a minha nicoli!!! sera que posso buscar no domingoooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamãe apressada...normal a gente quer eles o mais rápido possível né?!! Agora está perto ...só mais alguns dias!! bjokas fica bem!!

      Kely

      Excluir
  4. É infelizmente o meu amado amigo "Zeus" teve estenose nasal quando filhotinho, devido o cruzamento de cães feito de forma inadequada.
    Como não tinha muita noção sobre a raça, acabei comprando ele, sem perceber o quanto o seu focinho era achatadinho.
    Alguns criadores buscam esse aspecto nos cães e acabam contribuindo para que estes filhotes tenham problemas genéticos.
    Hoje, acredito que ele veio para mim, pois outra pessoa, poderia não ter os mesmos cuidados que tive com ele...
    Foi muito difícil nos primeiros meses, achei que ele iria morrer, mas graças a Deus e São Chiquinho, que ele está bem e saudável, na medida do possível, pois até hoje, temos que tomar cuidado com o calor excessivo, o verão, devido a falta de ar que ele sente nesses tempos quentes.

    ResponderExcluir
  5. Ai é Ketlen Deus sabe mesmo qd um bb precisa de uma mãe tão zelosa qt vc. Eu tb, na minha ignorância, tive a Diny, que eu nem sabia o que era padrão etal, mas ela veio de uma ninhada dita "micro" sabe, qd vi ela nossa o amor tornou-nos inseparáveis...rsss minha fofa chaveirinho da casa. Ela não faz parte do plantel é claro!! rss E o Zeus tá lindo tb graç à essa mamãe q Deus deu pra ele.

    Kely

    bjinhus pra vcs

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma shih tzu que tem 3 meses e pesa 1,500grs. Ela vai ficar muito pequena?
    Quando peguei a Belinha com 2 meses ela pesava 1,100grs. Ela é muito linda e saudável.Ela come a ração Premier para filhotes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ela ainda tem muito mais pra crescer. Só esperando mesmo pra saber por vaolta de 12 meses. att. Kely

      Excluir
  7. eu tenho um shi tuz todo branco dizem q e raro sera q e mesmo ele so tem 40 dias de vida??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi se ele n for albino, tudo bem. Os shih são aceitos em todas as variações de cores. Não acho que possa ser dito raro pois criadores responsáveis pesquisam os cruzamentos para obtenção de cores por exemplo, como para acentuar ou preservar uma característica de sua criação.se for albino precisa de muito mais cuidados. Kely

      Excluir
  8. eu tenho uma femea de 7 meses eu queria saber qual o tamanho certo de roupa para ela:m, s ou tamanho L?

    ResponderExcluir
  9. Oi bem esse negócio d e roupas é pra humanos...rss eu não uso nada nos meus eles tem um casaco natural de pelo que os protege do frio, é claro que um cobertorzinho uma caminha quentinha no frio eles adoram, mas logo vão para o chão frio novamente estender-se como tapetinhos...rss Por isso, sinceramente não entendo de tamanhos de roupas para cães os meus n tem nem uma roupa e nunca comprei pra eles, pq tb embola todo pelo...mas é opçãod e cada um neh...digo quepergunte a quem fabrica, desculpa n poder ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Oi,me chamo luana estou doida pra ter um shih tzu a minha dúvida é eles se dão bem com crianças pequenas?tenho um bebe de 1ano e meio e ele ama cães,estou querendo dar uma cadelinha pra ele (e pra mim tbm kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, os Shih se dão bem com todos, agora com um bb e com um filhote os cuidados devem se é claro redobrados, visto que ambos não tem noção de perigo, o filhote adora morder e os dentinhos fininhos da primeira fase são bem doloridos, mas não vejo problemas, se vc se preparar para isso, crescerão juntos e serão bons amigos. Eu terei em breve ninhadas excelentes de cães com total temperamento de shih tzu preservados e padrão da raça. Continue estudando sobre eles, aqui mesmo no blog há um artigo que fala sobre o filhote em casa. No face tem a página do canil Dogs N Roses Shih Tzu no album filhotes disponíveis tem os proximos pais, que estarão provavelmente disponíveis bem pertinho do Natal. att.. Kely

      Excluir
    2. Ah outra coisa importante é saber escolher o filhote que para o seu caso deve ser o filhote ideal, ou seja o filhote mais passivo da ninhada, uma cliente que agora é amiga, a Bianca de SP, me procurou pois queria um shih mas ela tem uma filha com deficiência visual total e um filho com dermatite congênita eu n lembro o nome agora, então ela tb precisava de um filhote calmo e eu disse pra ela que eu escolheria omelhor para o caso dela. E até hoje, depois de quase 2 anos, ela me disse que ele é perfeito que nunca fez nada que machucasse os filhos dela. E ela esperou pacientemente pelo filhote certo. O que é seu caso, por vc ter um bb tb precisa de um filhote correto que tenha energia calma ou pode virar um problema pra vc. Caso queira pode procurar por Bianca Salgado em meu amigos no facebook Kely Shih Tzu e falar com ela. Abraços

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.