TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESCOLHA DO PET SHOP

Muito interessante esta matériado Gazeta do Povo  do dia 05.11.11- Blog Animal, confiram!!

 Conhecer o local, conversar com os profissionais, acompanhar os procedimentos e prestar atenção nas reações do animal ajudam a evitar problemas.

As histórias são variadas e deixam donos de animais de estimação de cabelo em pé: cachorro ferido durante a tosa, gato que fugiu do petshop após o banho, filhotes com infecções devido à falta de cuidado durante os procedimentos, e por aí vai a lista. Em setembro, o caso de Mia, uma yorkshire que morreu em um petshop em Curitiba, reacendeu a discussão sobre a importância de escolher bem o estabelecimento. Mas, com uma oferta cada vez maior e mais variada de serviços, o que levar em conta?
O primeiro passo, segundo os especialistas, é conhecer bem a loja. “É indispensável verificar se o local é limpo, os materiais são higienizados, os produtos são de qualidade, os equipamentos estão em bom estado, os funcionários são educados e os animais são recebidos de maneira tranquila e carinhosa”, recomenda a esteticista canina da Fino Tratto Estética Canina, Letícia Ronska Vogt.
Também vale a pena tirar uns minutinhos para conversar com o profissional que vai realizar o procedimento. “O dono deve verificar se o tosador tem uma especialização na área, cursos de atualização, se fala com amor sobre a profissão e tem experiência com a raça do pet”, orienta o diretor da rede Unipet Escola de Banho e Tosa, Enio Rodrigues.
Para Letícia, também é preciso pedir referências do petshop para conhecidos, verificar se a loja não esteve envolvida em problemas recentes e sempre observar se o estabelecimento é movimentado demais e como lida com a sobrecarga de clientes. “Se há muitos animais e o tosador tem um horário a cumprir, provavelmente vai ficar nervoso e isso vai aumentar a possibilidade de um trabalho mal feito”, afirma. Por isso, a dica é evitar os sábados – dias de maior movimento – e marcar as tosas e banhos de segunda a sexta-feira, principalmente nos primeiros horários da manhã.
Outra forma de evitar problemas é acompanhar os pets durante os procedimentos e optar por lojas que mantêm uma vitrine separando a área de banho e tosa e o local onde ficam os donos. “Assim, eles podem acompanhar tudo que acontece”, diz a professora de Clínica Médica de Animais de Com­pa­nhia da Pontifícia Universida­de Católica do Paraná (PUCPR), Ana Paula Sarraff Lopes.
Nessas situações, porém, segundo Letícia, alguns animais podem se assustar e ficar agitados ao ficar tão próximos dos donos. “O ideal seria um vidro espelhado, em que os donos vissem a sala de tosa, mas os animais não tivessem a visão de fora. Outra solução é instalar câmeras na sala e deixar uma TV na sala de espera para que os donos acompanhem o trabalho dos tosadores.”
Essas alternativas, afirma Rodri­gues, são simples, mas fazem muita diferença. “Ao saber que está sendo observado, o tosador redobra a atenção e fica ainda mais concentrado em não errar durante o procedimento.”
A assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) Louise Tezza também recomenda que os donos só levem seus pets a lojas que tenham alvará de funcionamento e licença sanitária fornecidos pela prefeitura, registro no CRMV-PR e um médico veterinário responsável.
“Isso é obrigatório, mas nem todos contam com um profissional. Basta imaginar que, se o animal é epilético ou tem problemas cardíacos e tem uma crise durante o atendimento, só um médico veterinário poderá socorrê-lo a tempo.”

Procedimentos em casa não livram animais dos riscos
Para evitar problemas com os petshops, alguns donos têm preferido realizar alguns procedimentos, como banho e tosa, em casa. De acordo com os especialistas, é preciso caprichar na paciência, já que alguns pets – principalmente gatos – não costumam colaborar. “É preciso cuidado, porque nem todos obedecem e, com isso, podem acontecer os machucados e dificuldades para secar os pelos, o que tende a gerar infecções de pele”, diz a esteticista canina da Fino Tratto Estética Canina, Letícia Ronska Vogt.
Enquanto procedimentos como banho e limpeza dos ouvidos podem ser realizados em casa, com alguns cuidados especiais, quanto à tosa, a recomendação é uma só: deve ser feita apenas por pessoas treinadas. “O ideal é que os donos façam um curso de banho, tosa e escovação para aprender a fazer tudo de maneira correta.”, afirma ela. “O curso é essencial porque é preciso conhecer o padrão da raça e os riscos de acidentes são grandes. As lâminas são muito afiadas e, se a pessoa não tem prática, facilmente pode cortar a pele, machucar as orelhas ou até cegar o animal”, explica.
Cuidado
Fique de olho nas reações
Os especialistas são unânimes: ficar de olho nas reações do animal antes e depois da ida ao petshop ajuda a identificar problemas. “Se basta você chegar próximo à loja para o cachorro ficar agitado ou ele volta para casa amuado, triste e agressivo, é bom desconfiar. É um momento estressante para o animal, mas não pode ser motivo de desespero”, diz o diretor da rede Unipet Escola de Banho e Tosa, Enio Rodrigues. Preste atenção também nas condições em que o seu pet volta para casa. “Observe se o pelo está bem seco e sem nós, o corte das unhas não machucou as patas, se ele está mancando, se reclama de dor e se não tem cortes, arranhões e lesões.”
Problemas
Dono deve ser avisado logo
Caso ocorra qualquer incidente no petshop, mesmo que seja um pequeno corte durante a tosa, o dono do animal deve ser avisado imediatamente. Essa é a regra, segundo a assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) Louise Tezza. A aplicação de qualquer medicamento, ainda, deve ser orientada por um médico veterinário e o dono precisa autorizar o procedimento. Se os donos perceberem alguma irregularidade na loja, podem denunciá-la ao CRMV-PR. Em caso de maus-tratos, deve-se procurar a Delegacia do Meio Ambiente. Se a tosa não ficou como o combinado, pode-se tentar uma solução amigável com os responsáveis pelo estabelecimento. Caso não haja acordo, o Procon pode ser acionado.
Diferença
A ida regular ao petshop não substitui as consultas semestrais em clínicas veterinárias. Enquanto o petshop oferece serviços de higiene, a clínica (ou hospital) é o local para cuidar da saúde do pet.
R$ 3 mil
é o custo para comprar todos os equipamentos necessários para fazer os procedimentos de higiene em casa, como dar banho, fazer tosa e cortar unhas.


Postado por Kely V.S.S




5 comentários:

  1. Olha estou feito doida a procura de um bom local...
    Nas primeiras vezes pensei ter achado o pet shop ideal, mas meu bebê pegou uma dermatite devido a secagem incorreta.
    No sábado o levei perto de casa e ele voltou com a barriguinha toda arranhada, devido a tosa, com arranhões largos e vermelhos.
    Não sei mais o que fazer!
    Como é difícil viu?

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ketlen que chato, se vc morasse aqui eu teria 02 para te indicar com segurança. Em 2 pontos diferentes da região. Sabe o Kalel tb voltou arranhado uma vez, dá uma dó né, vc se sente culpada, é uma situação terrível, e aí a gente pensa nossa ele se debateu será q apanhou? Tudo isso eu pensei, e nunca mais levei ele, aprendi o jeitinho dele, ele tem medo de mesa de altura, então eu o coloco em um travesseiro no chão, ou forro o sofá e ele chega a roncar comigo tosando ele, acredita?!! Amo demais.rssss

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo!
    Vou ver se consigo um curso por aqui, pq não quero vê-lo sofrendo nas mãos de um desconhecido.

    ResponderExcluir
  4. Eu levo os meus em uma cidade vizinha onde moro, pois o pet aqui da minha cidade, primeiro a Laika ficou cheia de feridas nas orelhas, pq não secaram corretamente o pelo das orelhas, e tb percebi que a Laika e o Saymon travam na frente da porta do pet, já este pet em Navegantes onde eu estou levando eles, os 2 pulam no colo dos donos, lambem eles fazem a maior festa, vejo e sinto que eles são bem cuidados...Por isso vale a pena ir até mais longe.
    Otima postagem Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Que legal áurea, pois os meus tb, aqui, eu não levo mais ás vezes é preciso, por algum motivo, seja viagem, ou outro, e onde eles vão adoram tb as pessoas, até a veterinária é de lá que vem vacinar eles aqui em casa, eles adoram todos isso que nos passa confiança, porque um animal não mente,e suas reações são suas palavras!
    OBRIGADA ÁUREA, ESTEJA SEMPRE CONOSCO!! Ainda quero ver seus peludos nem que seja por foto, manda tá?!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.