TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

domingo, 15 de maio de 2011

MAIS SOBRE SHIH-TZUS E SUAS ORIGENS


A origem precisa do Shih-Tzu é bastante longínqua e se perde em meio ao passado e às lendas. O nome da raça provém do mandarim, dialeto chinês bastante antigo, e significa “cão-leão”. Os menores exemplares desta raça cães assemelham-se a leões, conforme representado na arte oriental. Era também chamado de cão cara de crisântemo, pelo fato de seus pêlos caírem pelo rosto em todas as direções.


Uma velha descrição chinesa da raça Shih-Tzu o descreve como: “Os olhos de dragões, cabeça de leão, boca e palma dos pés de rã, orelha de folha, dentes de arroz, pernas de elefante, cauda de espanador de penas, patas de flor de ameixa e movimenta-se como um peixe de ouro”.
Do filme: A Maldição da Flor Dourada (2006), passa-se durante a Dinastia Tang.

A primeira teoria do surgimento da raça na china foi durante a dinastia Tang K´iu T´ai. O rei de Viqur presenteou a corte chinesa com um casal de cães, dizendo que eram provenientes de Fu Lin (618-907), provavelmente no Império Bizantino.
A raça foi mencionada novamente no ano de 990-994 d.C. quando moradores de Ho Chou mandaram cães como tributo.



Shih-Tzu do Livro de Cães Imperiais







Outra teoria sobre a introdução da raça na china se passa em meados do século XVII (1600-1700), onde por volta de 1640-1643 os cães foram trazidos do Tibet como presente do Dalai Lama Tibetano ao imperador da corte chinesa, onde os cães foram criados em Pequim. Muitas fotos desses cães foram mantidas no “The Imperial Dog Book” (Livro de Cães Imperiais).










Veste Imperial - Dinastia Qing


A partir de 1644, durante a dinastia Qing (Manchu), o Shih-Tzu foi criado como cão de estimação e era muito favorecida pela família real. Esses cães eram pequenos, inteligentes e extremamente dóceis.


Segundo os historiadores da raça, o Shih-Tzu não foi conhecido fora da China antes de 1860 quando o Palácio Imperial foi invadido por tropas inglesas e francesas. Na época os eunucos disputavam entre si para produzir exemplares que agradassem ao máximo o imperador. Os escolhidos tinham seus quadros pintados em tapeçarias, e o eunuco responsável pelos cães recebia presentes do imperador.








A raça alcançou o auge de seu prestígio, durante o reinado da Imperatriz Tzu Hsi (1875-1908), e o desenvolvimento da raça é em grande parte devido ao amor da imperatriz que durante toda a vida sempre foi cercada por seus cães. Segundo historiadores da raça, os cães da Imperatriz eram mantidos no palácio de Cité, num imenso pavilhão de mármore, cercado por cuidados extremos e tendo à disposição uma legião de eunucos, cuja obrigação era zelar pelo seu bem estar.

A Imperatriz desenvolveu um programa de criação baseado na saúde, temperamento, estrutura e marcações. Ela criou um sistema de registro, onde eram anotados todos os cruzamentos, assim como todos os nascimentos.
Cada filhote tinha uma ficha com o nome de seus ascendentes (atual pedigree) e suas características pessoais (sexo, cor, marcações, tamanho, etc.).
Devido à influência do Budismo e a associação deste cão com sua divindade, a cor dourada era preferida, por isso muito poucos exemplares foram oferecidos para exportação.
A Imperatriz já naqueles tempos, sabia da importância da cor preta na criação, para manter a pigmentação dos cães. O cão favorito da Imperatriz Tzu, era um preto sólido, chamado Hai Ling, era o único que vivia e dormia em seus aposentos particulares.




BLACK SOLID


Em 1900, alguns cães saíram da China com diplomatas e missionários, provavelmente vendidos pelos eunucos, responsáveis pelo controle da criação. Mas estes primeiros cães a chegarem ao Ocidente eram de qualidade inferior.
Em 1908, a imperatriz Tzu falece, deixando como sucessor o imperador Xuantong. Após a morte da Imperatriz alguns cães de qualidade foram parar nas mãos de alguns ingleses e escandinavos .
Com a revolução comunista chinesa em 1911, um grande número de cães foi assassinado e a raça se tornou praticamente extinta na China. A raça foi salva graças a 7 fêmeas e 7 machos que restaram.
Em 1923 foi fundada a Pequim Kennel Clube, que reconheceu a raça.
Foi a partir de 1928 que os Shih-Tzu’s passaram a fazer parte das ricas casas das famílias abastadas da China e de algumas poucas famílias no ocidente.

   Por volta de 1930, a Sra. Brownrigg, uma mulher inglesa que vivia na China, teve a sorte de encontrar alguns destes cães, que ela acabou importando para a Inglaterra. Estes cães, junto a outros que foram salvos por diplomatas que estavam servindo na China, foram responsáveis pela continuação da raça na Europa.
1939


Este foi primeiro Shih Tzu campeão na Europa, Ch. Ta Chi of Taishan de propriedade da Sra. Lady Mona Brownrigg .


A raça começou a ser conhecida na Inglaterra, quando a Rainha Maud da Noruega, presenteou a Duquesa de York com um dos primeiros filhotes nascidos na Escandinávia. Ele recebeu o nome de Choo Choo e foi um dos cães da Princesa Elizabeth, atual Rainha da Inglaterra.



Foi reconhecida como raça na Europa em 1933. Nesse mesmo ano, na França, a Condessa d’Anjou constituiu uma criação desses adoráveis cãezinhos e apresentou suas ninhadas à F.C.I. (Federation Cynologique Internacionale). O Kennel Club da Inglaterra foi o primeiro a reconhecer a raça no ocidente, em 1934.
Com a invasão da China pelo Japão em 1937, a raça praticamente desapareceu de seu país de origem e só não foi completamente extinta graças à atuação dos criadores ingleses, que nos anos 30 tinham importado alguns exemplares.
A INTRODUÇÃO DA RAÇA NOS ESTADOS UNIDOS
Durante a 2ª Guerra Mundial, os membros das forças armadas americanas chegaram à Inglaterra e conheceram a raça e quando retornaram para casa, levaram alguns exemplares para os Estados Unidos, introduzindo a raça no país.
A raça só foi oficialmente aceita pela F.C.I. em 1957, em março de 1969 o registro do Shih-Tzu no livro de raças do American Kennel Club foi admitido e a classificação de exposição no Grupo Toy só aconteceu em 1º de setembro de 1969.

Fontes: pesquisa de imagens por nomes e épocas no GOOGLE.
            sites de história Chinesa; pesquisa por origens do Shih-Tzu no GOOGLE.


Postado por Kely V.S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.