TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

Retomando assunto TRUFAS MARRONS

  Como já havia postado antes, cometi erros ao levantar uma bandeira, e a partir de então, serei mais cautelosa.


  Primeiramente vamos relembrar o que já foi postado, clique nos links para acessar posts anteriores:
 Parte 1     Parte 2      Parte 3     Parte 4     


 E, como eu disse iria verificar as fontes, então enviei e-mail á Sra. Hilda Drumond, através do site de seu canil, ela respondeu afirmando que existem muito erros no que o canil enviou e eu postei e aqui seguem as palavras da Sra. Hilda Drumond:


"Li a matéria que você postou , e está cheia de graves erros e enganos entre os quais, quando diz:

"gens recessivos não produzem "defeitos" e muito menos doenças;
Aliás os genes recessivos são os que mais produzem defeitos e doenças sim, e como! Mas não necessáriamente todos eles; fenda palatina, lábio leporino, retração mandibularprognatismo, catarata juvenil, criptorquidia, displasias ósseas entre inumeras outras moléstias são conseqüência de genes recessivos, as vezes até mesmo só em dose dupla. Outro  erro ocorre quando você diz  ele ( o gene)é produzido por uma parte do genótipo dos cães chamado Lócus (ou par):Locus não é o que você afirmou.(eu não afirmei, o texto enviado pelo canil que está afirmando isso) Como o proprio nome esta sujerindo Locus, que em latim quer dizer lugar é a posição que determinado par ou série de genes ocupa em determinado cromossoma. Dessa forma o Locus não cria, não gere e nem forma nenhum gene o qual, em verdade, é uma molécula diferenciada e específica de Acido desoxidoreibonucléico. "

Ela disse mais:

"Os Shih-Tzus assim como todas as demais raças (e todos os seres vivos) possuem além dos genes dominantes, genes recessivos; alguns produzem resultados normais e que não causam problemas e outros resultados indesejáveis, algumas vezes até mesmo letais.

Você não indicou qual o gene em questão e qual o problema que causa, só para citar alguns a braquicefalia característica dos Shih-Tzus assim como o prognatismo, são conferidos por genes recessivos, isso além de diversos outros na mesma condição relativos ao tipo, comprimento e coloração da pelagem, entre outros.

Realmente cães portadores de genes recessivos causadores de desvios devem ser afastados da reprodução pois os F1 fatalmente carregarão essa herança que podem ser passados indefinidamente por seu descendentes. Principalmente por aqueles que não entendem muito da raça e não são bem informados a respeito das leis da genética. Um exemplo de recessividade que atravessa os séculos é o do Poodle particolorido. Essa raça já existia na Alemanha no sec.7 (isto quer dizer por volta de 600 d.c.) e foi formada pelo cruzamento de um cão conhecido por Old English Water Dog com  uma outra raça aquática o Landseer de St. Louis este um cão malhado e por isso detentor de gene recessivo para pelagem malhada(sp). Apesar dos Poodles serem obrigatoriamente de cor sólida ainda hoje, principalmente na linhagem dos pretos não obstante decorridos mais de 14 séculos ainda nascem esporadicamente poodles malhad os.
Caso o criador seja suficientemente informado essa recessividade indesejável, dependendo da sua gravidade pode ser perfeitamente manipulada."
Ela também disse que não poderia ser específica pois não sabia de qual gen eu estava questionando, e aconselhou-me a estudar mais sobre genética, e eu que respeito e muito pessoas que realmente dominam um assunto, vou sim estudar genética, e começar do básico, e também vou realizar um curso completo, este em breve pois é um curso on line com duração de aproximadamente 6 meses, da Europa e o que está me atrasando pra começá-lo é que o pagamento é em Euro. Já estou poupando pra isso, caso esteja sobrando aí, aceito doações, pode mandar em reais que no banco fazemos o câmbio. ^^
  Quanto à revista Cães e Cia nº352. eu a recebi e a li, realmente fala sobre Locus....como o canil enviou, mas não foi um texto de Hilda Drumond, na revista diz: FUNCIONALIDADE DO CÃO. Parte 45, integrante do livro inédito da Hilda Drumond, cinóloga brasileira de renome internacional, ou seja a matéria é de responsabilidade da revista. Porém na revista afirma que o texto foi retirado do livro de Hilda e está igual ao que o canil enviou para nossa leitora, ou seja, alguém (revista ou Sra. Hilda) está enganado, pois ela diz que o texto está errado, olhem:

Amplie a imagem para ler o sub título

O texto é igual ao que a nossa leitora enviou
            
   O que aprendi durante este tempo em que estive pesquisando é que sim, genes recessivos podem transportar e são causadores de problemas, defeitos genéticos, e um desses gen é responsável pela diluição da cor formando os marrons (fígados e chocolates e azuis), porém um problema pode ser evitado realizando cruzamento outcrossing, que é cruzamento sem parentesco, onde recebi este depoimento de 03 grandes criadores, sendo 2 do Brasil (SP e PR) e um dos EUA. Ou seja se o casal tem saúde, boa formação e temperamento adequado, não são parentes e nem em seu histórico genético ou pedigree não há presença de linebreeding, inbreeding (parentesco no cruzamento) pode sim ocorrer o cruzamento. Outros criadores de renome não realizam de forma alguma cruzamentos entre trufas marrons, é uma opção, não querem repassar recessividade dar continuidade à ela, trufas marrons não são bem aceitos nas passarelas de exposições, etc, cada um com seu motivo. Acontece que para cruzar trufas marrons deve-se ter muito cuidado mesmo, e não simplesmente encontrar um par lindo para seu cão e realizar o cruzamento aleatório contando com a sorte, o que não pode acontecer é reforçar a recessividade.


   Também é importante visualizar, segundo um canil que realiza criação de SHih Tzus de todas as cores e que nunca teve nem um filhote com problemas, é analisar no pedigree dos exemplares antes do cruzamento, se não há a repetição de sua cor, ou seja:


 Fêmea  -  tem mãe trufa preta  - avós 01 trufa marrom outro trufa preta - bisavós 1 trufa marrom outro trufa preta;
               - tem pai trufa marrom - avós 1 trufa marrom outro trufa preta - bisavós trufas marrons.


   Essa repetição da cor torna inviável o cruzamento desta fêmea com outro trufa marrom, mesmo que ela tenha trufa preta, pois a recessividade está muito forte em sua genética.


                            
   Não recomendo que se realizem cruzamentos entre trufas marrons, eles devem ser feitos somente por pessoas especializadas, criadores sérios, que saibam o que estão fazendo.
   Aconselho também à você que irá comprar um filhote fígado, chocolate, azul que peça para ver o pedigree dos pais do bebê antes da compra para que você analise se há ou não parentescos cruzando e pior as vezes repetido no mesmo pedigree, quando se tratam de cores recessivas, um bom criador não lhe negará isso, enviará uma cópia.


Bem realmente quero estudar e vou assim que possível realizar o curso.




Postado por Kely V.S.S.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.