TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

NOVELA SEM FINAL AINDA

  Trata-se da questão de cruzamento entre trufas marrons (recessivos, não recessivos?), eu enviei mais e-mails para mais criadores, médicos veterinários, clínicas e nenhuma resposta retornou, ou seja, não há ninguém que tenha um estudo, um livro, uma fundamentação sobre o assunto, continua tudo no "diz que me disse" e quem ouve ou lê, simplesmente vai repassando sem qualquer fundamentação científica, é uma questão muito importante e acredito que criadores especialmente e a CBKC deveriam ter este material e difundí-lo para esclarecer em definitivo, ou ao menos justificar certas afirmações que os mesmos disponibilizam em seus sites, eu não tenho coragem em afirmar nada ainda, nem que não se deve cruzar um trufa marrom com outro, ou cruzar somente com trufa preta ou jamais cruzá-los, pois não houve de nenhum grande criador, ou super médico veterinário, nada que me provasse qual linha está correta.
   Penso que se a CBKC é responsável pelo Pedigree, por assegurar raças puras, realizar exposições, etc, deveria ter sim e se caso tiver, deveria responder à quem tem interesse em conhecer e não realizar e/ou cometer erros relativos à esta questão específica em que venho buscando.
  Se nos padrões CBKC da raça Shih-Tzu, aceita-se todas as cores e as trufas preta e marrom, então não vejo problemas nos de trufas marrons, é claro que devemos ter bom senso eu eu digo que não realizaria, mesmo sem ter total certeza, o cruzamento entre trufas marrons, isso justamente por ainda ter dúvidas sobre o fator recessivo.
   Sobre as afirmações que até hoje recebi e/ou li, ficam abertas questões que vão além da própria segurança da raça que é minha principal preocupação, ou seja, no caso dos que afirmam que jamais se deva cruzar trufas marrons, não seria porque e somente porque os particolores (branco/dourado; preto/branco, etc),  ou tricolores, trufas pretas são mais bem quistos por juízes em exposições e desfiles? E os que realizam cruzamentos entre os trufas marrons, não seria puramente para comércio?

   Hoje, enviei e-mail para SOBRACI, já que não obtive resposta da CBKC, enviei e-mail para um criador nos USA que se diz ser excelência também em reprodução de Shih-Tzu, eis o link do site dele. Neste site encontrei a seguinte explanação sobre reprodução e cores, vou fazer copie e cole. (tradução do Google):

AKC reconhece para o Shih Tzu duas cores que vêm de genes recessivos:
          Azul e fígado
Criadores acrescentar a esta lista, o Chocolate cor, que é apenas uma sombra mais escura do Fígado cor.
Também as manchas castanhas (que estão localizados de forma semelhante às marcações de um Pinscher Doberman) vem de genes recessivos.   Esta marca é conhecida pelos criadores como "Dobie" marcação.
Estas cores e marcação são relativamente raros, uma vez que vêm de genes recessivos, o que significa que ambos os pais de um filhote de cachorro deve "carregar" o gene recessivo que o filhote de cachorro para ter essa cor ou marcação.
A cor do cabelo não é crucial para a classificação de um cão como azul ou cor de fígado.   Mais significativo seria a cor dos "pontos" (olhos, nariz, lábios, almofadas das patas) e a pele.   Se esses recursos forem fígado, em vez de preto (exceto para a pele), então o cão é do fígado.   Se esses recursos são Azul, em seguida, o cão é azul, independentemente do que a cor do cabelo pode aparecer.   Por outro lado, se esses recursos sãopreto (exceto para a pele), então o cão não é azul ou do fígado, mesmo se o cabelo parece ser azul ou fígado.
Um dos objetivos de criação de alguns criadores é produzir as cores raras e marcação, pois geralmente há mais demanda que oferta.   Conhecimento da genética da cor é vital para o sucesso de seus planos de melhoramento.   O seguinte resumo deve dar uma compreensão de trabalho de genética gene recessivo.
Para esta análise, todos os Shih Tzu serão classificados como de cor (ou marcação) como um dos seguintes:
1.      COLOR recessivo (e, portanto, um portador do gene recessivo)
2.      CARRIER gene recessivo (mas não uma cor recessiva)
3.      Gene recessivo NÃO CARRIER (e, portanto, não uma cor recessiva)

 Todas as combinações possíveis de dois pais são apresentados na tabela abaixo, que mostra os resultados gene recessivo da reprodução.
Parent # 1
Parent # 2
Filhotes
COLOR
COLOR
COLOR
100%
COLOR
CARRIER
COLOR
CARRIER
50%
50%
COLOR
NÃO CARRIER-
CARRIER
100%
CARRIER
CARRIER
COLOR
CARRIER
NÃO CARRIER-
25%
50%
25%
CARRIER
NÃO CARRIER-
CARRIER
NÃO CARRIER-
50%
50%
NÃO CARRIER-
NÃO CARRIER-
NÃO CARRIER-
100%

   
Fonte: www.pamcrump.com

 Continuo pedindo, a qualquer pessoa que tenha um estudo, livro, fundamento científico que envie os dados sobre o mesmo, caso deseje publicarei aqui sua sugestão. 
   Por favor, não enviem links de comentários e afirmações vagas, já vi e li de tudo, busco algo realmente sério e científico, realmente espero que venha de algum criador profissional ou de algum órgão que seja responsável pelos cães.


Postado por Kely V.S.S.

2 comentários:

  1. olá
    Encontrei sua postagem hoje, pq tbm estou pesquisando sobre o assunto. Depois de tanto tempo vc tem alguma novidade sobre a cruza de Shih tzu trufa chocolate?
    Não sou criadora....Comprei um filhote de linhagem fígado e pretendo ter filhotes dele....mas não quero ter filhotes com problema.
    Mesmo pq os filhotes vão ficar com minha família.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, sim eu, cheguei sim à conclusão, e tem aqui no blog vá no texto de hoje que postei q há links alí com o final da novela..rss
    Atyt.
    Kely

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.