TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE - PARTE I

   Quando decidimos comprar um filhote, primeiramente devemos levar em consideração o que realmente queremos, um parceiro para caminhadas, que corra muito, que faça brincadeiras o tempo todo, sempre ativo, calmo, companheiro, estas  entre outras características estão presentes no temperamento conforme a raça, tipo de trabalho que realizam e, por várias características semelhantes é que os cães foram classificados pelos cinófilos e Kennel Club em grupos, os quais são:

1 - Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os suíços);
2 - Cães do tipo Pinscher e Shunauzer, molossos e boiadeiros suíços.
3 - Terrieres;
4-  Dachshundes;
5 - Cães do tipo Spitz e do tipo primitivo;
6 - Sabujos e rastreadores,
7 - Cães de aponte;
8 - Retrievers, levantadores e d'água;
9 - Cães de companhia;
10 - Lebréis e raças assemelhadas.

  Mais informações sobre os grupos  no site da CBKC. 
   
Bonnie Roses - 2 meses ainda estava no canil de origem
   Nossos Shih-Tzus pertencem ao grupo 9 cães de companhia, então se você está prestes a comprar rum filhote de shih-tzu, saiba que ele necessitará de principalmente companhia, cuidados e atenção mais que em várias outras raças e também gastos com sua manutenção, se, mesmo sabendo das características dos shih-tzus você vai mesmo adquirir um exemplar desta maravilhosa raça, então leia as dicas na hora da escolha do filhote. Não compre um filhote muito novinho, ele ainda não estará apto a sair de perto de seus irmãos mesmo se já estiver desmamado, ele aprende muito nos poucos dias que pode ficar com os irmãos após os desmame que geralmente acontece aos 30 dias de vida. Nunca, mas nunca, o leve para casa antes de 6 semanas de vida, o ideal é que já tenha tomado ao menos duas doses de vacina.
  Diante da ninhada, comece a realizar carinhos nos filhotes, em todos, e já vá observando quais gostam e quais se esquivam do seu gesto. Explique ao criador que você fará alguns testes, se for um bom criador aceitará tranquilamente.
  Após isto, levante-se e afaste-se um pouco, e chame-os, os que forem atrás de carinho, continuam na escolha, elimine os que não mostraram interesse em seu chamado.
  A próxima etapa é testar sua coragem, pergunte ao criador se há problema em você fazer um barulho para verificar a coragem dos filhotes, bata uma panela, jogue uma lata ao chão, faça um ruído alto, você perceberá que alguns dos cães fugirão e se esconderão, outros fugirão mas retornarão em seguida para saber o que é e alguns imediatamente investigarão e até podem latir, evite ficar com um dos que se esconderam, estes possivelmente são mais sensíveis.

  O comportamento do filhote com sua interação pode lhe mostrar possíveis características dele no futuro, como por exemplo, um filhote que fica pulando em cima de você e te mordendo, serão mais dominantes, e com certeza são os mais difíceis de educar, onde deveremos ter mais paciência, atenção e persistência em sua educação. Porém serão também mais protetores e dispostos a realizar o que você estiver a fim de fazer. Ou seja, se você não demanda de tanta paciência, é bom evitar os filhotes que pulam muito em você e que morde o tempo todo.
   
TESTE DE DORSO

Demonstração do teste de Dorso - Aislin Roses minha bbzinha.
Com este teste poderemos notar 3 reações nos filhotes as quais nos darão o tipo de cão que ele será.
Vire o cão de barriga pra cima, contra sua vontade, segurando-o firme, mas sem força e observe:

Cão ativo: Se o filhote ficar agitado tentando escapar , se desvencilhar esperneando, ele será mais agitado e teimoso. Será o mesmo que fica pulando e mordendo, ele disputará posições com outros cães (brigas) e necessitará de mais tempo, atenção e treino.

Cão reativo: Este nos primeiros segundos ficará quietinho e tentará soltar-se em seguida. Apresentam características semelhantes aos cães ativos porém mais calmos, são os indicados para treinamentos, aprendem com mais facilidade, são suscetíveis ao estímulo, ou seja, ao seu chamado à sua ordem, com certeza são os mais indicados se você for um iniciante com os cães.

Cão passivo: Ele não tentará escapar, ficará paradinho só olhando e talvez um pouco assustado. Ele será um cão muito calmo, sem muitas aventuras e estrepolias. Também aprenderão truques e serão educados. São indicados para casas onde tenham crianças ou para pessoas menos agitadas também.

  Apesar destes testes, você nunca deve esquecer do principal, que você estará levando um novo membro para sua família, que não é um objeto, que estará por uns 12 anos dependendo de você.
  E que muito mais importante que os testes é o amor, se você se apaixonou por um filhote à primeira vista e ele por você, não importa mais nada, o verdadeiro e principal teste é o amor.
 E também de nada adianta escolher o cão que pra você saiu-se melhor em um teste e não educá-lo, ele não aprenderá tudo que você quer sozinho, qualquer um deles necessitará de paciência e adestramento.

 NUNCA BATA EM SEU FILHOTE, NÃO IMPORTA O QUE ELE FAÇA!! NÃO HÁ NENHUMA NECESSIDADE EM BATER, ISSO SÓ PODERÁ LHE CAUSAR TRAUMAS QUE PODEM LEVAR AO MEDO OU À AGRESSIVIDADE.

Postado por Kely V.S.S.

Fonte: Livro: Adestramento Natural de Tomáz Szpigel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.