TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

APRENDA A ESCOLHER UM FILHOTE PADRÃO


  Certo x Errado do Shih tzu em idade de compra e aprenda a identificar suas características corretas e seus desvios mais comuns. E lembre-se: dê preferência a criadores de destaque que se mostrem comprometidos com o aprimoramento racial.


CERTO X ERRADO

APARÊNCIA GERAL

CERTO
Aparência Retangular

shihtzu_aparencia_certo

O Shih Tzu é pequeno, mas robusto. Tem ossatura e musculatura bem desenvolvidas. Seu formato corporal é ligeiramente retangular. O padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI) apenas menciona que a medida da cernelha até a raiz da cauda supera a altura da cernelha, mas não especifica o quanto. A criação, porém, considera ideal que seja em torno de 10%.

ERRADO
Formato Quadrado


shihtzu_aparencia_errado1
O comprimento do tronco apresenta praticamente a mesma medida da altura na cernelha. O cão parece pernalta. Também é desvio o cão excessivamente retangular, cujo comprimento do tronco supera a altura em 20% ou mais. Nesse caso, o exemplar parece ter pernas curtas demais.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus país.
Como tratar: não há tratamento.


CABEÇA
CERTO
Cabeça Larga e Redonda


A cabeça do Shih Tzu é larga e redonda. O topo do crânio é abobadado assim como a testa quando vista de perfil. O stop (ângulo de encontro entre focinho e testa) é marcado. O focinho é largo, quadrado, curto (para o adulto estabelece-se a medida de aproximada, do nariz ao stop, de 2,5 cm) e com linha superior reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Ou seja, levemente virada para cima.

ERRADO
Cabeça Leve

A cabeça é menor e mais estreita que o ideal.



ERRADO
Cabeça Plana




O topo da cabeça e a testa, em vez de abobadados, são planos. É a chamada cabeça ?flat?.

ERRADO
Focinho Comprido



O focinho é comprido demais. Também são desvios focinho exageradamente curto (pode gerar problemas respiratórios e de mordedura), linha superior do focinho arqueada ou muito virada para cima e stop pouco marcado.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.


LINHA SUPERIOR
CERTO
Linha Superior Paralela ao Solo


A linha superior do Shih Tzu é reta e paralela ao solo. Cauda e pelagem geralmente escondem a região, o que dificulta a análise visual. O ideal é avaliar o cão pelo toque.


ERRADO
Linha Superior Carpeada




A linha superior tem um arco para cima. O desvio é chamado de linha superior arqueada ou carpeada. Também é desvio a linha superior selada. Isso é, com um arco para baixo. Qual a causa: no filhote de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação inadequada e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais (fêmeas matrizes, não raro, apresentam linha superior selada não de origem genética, mas sim, devido às gestações), com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.


ERRADO
Linha Superior Ascendente


A linha superior ascendente da cernelha em direção à garupa. Também é desvio a linha superior descendente. Ou seja, inclinada para baixo da cernelha em direção à garupa.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

MORDEDURA
CERTO
Mordedura Prognata ou em Torquês

A mordedura do Shih Tzu pode ser em torquês (incisivos superiores e inferiores se fecham alinhados em pinça) ou, como na foto, prognata inferior (incisivos inferiores se fecham à frente dos superiores). Embora o padrão FCI não estabeleça o grau desse prognatismo, a criação considera ideal quando os incisivos inferiores ultrapassam os superiores em no máximo cinco milímetros. Vale lembrar que a mordedura pode se modificar com a troca dos dentes, que tem início entre o 3º e 4º mês de vida do cão.



ERRADO
Mordedura Excessivamente Prognata

Os incisivos superiores se fecham muito á frente dos superiores. Em decorrência disso, o cão, mesmo com a boca fechada, mantém expostos os dentes e as vezes até a língua.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais
Como tratar: em certos casos, aparelhos ortodônticos podem amenizar ou mesmo eliminar o desvio. Para exemplares de exposição ou usados na procriação, o recurso é considerado antiético.

NARIZ
CERTO
Nariz escuro




O nariz (trufa) é preto ou, nos Shih Tzus de pelagem cor de fígado ou manchada de fígado, marrom. Alguns filhotes já nascem com o nariz pigmentado. Em outros, a pigmentação se completa nas primeiras semanas ou no máximo até os 3 ou 4 meses de vida. De qualquer forma, aos 60 dias de idade, a pigmentação já deve ocupar pelo menos 80% do nariz.

ERRADO
Nariz Pigmentado



Considerando-se filhotes de 60 dias em diante, o nariz apresenta áreas de despigmentação (rosadas) superiores a 20%.
Qual a causa: herança genética, embora a falta de exposição ao sol possa ter influência.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais e com banho de sol leve e regular.
Como tratar: em certos casos, exposição regular ao sol pode amenizar ou até mesmo eliminar o desvio.


OLHOS

CERTO
Olhos Grandes e Redondos




Os olhos são grandes, redondos, inseridos frontalmente e bem separados um do outro. Não devem ser excessivamente proeminentes e, vendo-se o cão de frente, o branco dos olhos (esclerótica) não pode ser visível. Os olhos são escuros, mas, em exemplares de pelagem fígado ou manchada de fígado, podem ser mais claros. Isso é, acompanhando o tom da pelagem.

ERRADO
Olhos Amendoados



Os olhos são amendoados e inseridos obliquamente (de forma mais lateral em vez de frontal).

ERRADO
Olhos muito Proeminentes


Os olhos são excessivamente saltados. Geralmente, essa característica está associada a outro desvio: a esclerótica visível quando o cão nos olha de frente.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.


ORELHAS

CERTO
Com Inserção Relativamente Baixa


As orelhas são grandes, pendentes e inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio.

ERRADO
Orelhas Com Inserção Alta


As orelhas são inseridas no topo do crânio. O desvio é chamado de ?orelhas de coelho?.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.


PERNAS POSTERIORES

CERTO
Pernas Posteriores Paralelas

shihtzu_pernas_posteriores_certo


As pernas posteriores são curtas, retas, paralelas entre si, musculosas e com boa ossatura. Embora o padrão não especifique, deve ser moderadamente anguladas. Isto é, vendo-as de perfil, a articulação do joelho e a do calcanhar deve ser nítida, mas não muito acentuadas.

ERRADO
Jarretes de Vaca


shihtzu_pernas_posteriores_errado
Os jarretes (calcanhares) convergem, e os pés se voltam para os lados.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, excesso de pêlo entre os dedos, unhas compridas e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercícios leves regulares, com manutenção do cão em piso escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos aparadas.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio aparando suas unhas e a pelagem entre os dedos e oferecendo dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ERRADO
Posteriores Fracos


shihtzu_pernas_posteriores_errado2
As pernas posteriores são menos musculosas que o ideal e, por isso, também ficam próximas demais uma da outra.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercícios leves regulares.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio oferecendo dieta exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ANTEPEITO
CERTO
Antepeito bem Desenvolvido


shihtzu_antepeito_certo
O antepeito é amplo o bastante para manter as perna dianteiras devidamente afastadas.

ERRADO
Antepeito Estreito


shihtzu_antepeito_errado

O antepeito é pouco desenvolvido, tornando as pernas dianteiras próximas demais uma da outra.
Qual a causa: no filhote de 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios. Para isso, busque auxílio veterinário.


PÉS

CERTO
Pés Redondos
shihtzu_pes_certo

Os pés dianteiros e traseiros são redondos e têm dedos arqueados e rentes uns aos outros.


ERRADO
Pés Espalmados


shihtzu_pes_errado

Os pés apresentam dedos espaçados e não arqueados. Na foto, exemplar tosado para mostrar adequadamente o desvio.
Qual a causa: em filhotes de até quatro meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, unhas compridas, pelagem entre os dedos não aparada e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercício leve regular, com manutenção do cão em piso não escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos e proporcionando dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.


CAUDA
CERTO
Cauda em Alça

shihtzu_cauda_certo
A cauda é inserida alta e portada em forma de alça de xícara. Ou seja, faz um arco em direção às costas e sua ponta encosta nelas. A altura da cauda é aproximadamente a mesma do topo do crânio.


ERRADO
Cauda Ereta

shihtzu_cauda_errado
A cauda é portada verticalmente, sem que a ponta encoste nas costas. É a chamada ?cauda em bandeira?.

ERRADO
Cauda Deitada

shihtzu_cauda_errado2
A cauda é totalmente deitada sobre as costas.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.
Nota da redação: 1) Para efeitos ilustrativos, alguns dos itens apontados como errados foram simulados nos cães fotografados durante a produção ou por manipulação de imagem. 2) Em alguns itens, na falta de filhotes de até 4 meses de idade que os retratassem adequadamente, optamos por utilizar exemplares mais velhos a fim de não suprimir a informação. 3) Para melhor ilustrar certos itens, alguns cães foram toados ou penteados de forma a realçar os contornos corporais. 4) Não é possível garantir que as características físicas do filhote não sejam modificadas no decorrer do seu desenvolvimento, seja para melhor ou para pior.
Fonte: Revista Cães & Cia, Edição número 334.
           Tenho a revista em casa.



Postado por Kely V.S.S.

2 comentários:

  1. estou a procura de um shihtzu, mais que nao seja caro em!!. meu tel (19)30291244 / 9176-0140
    sou de campinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, olha é bem difícil alguém ligar pra vc sem sequer saber seu nome!! Hoje em dia não há como ter segurança em um comentário assim.
      E quanto à shih tzu caro, isso é relevante eu tenho os meus e acho que valem muito mais do que o preço que ofereço, mas faço o preço justo, vc pode encontrar vários preços por aí sim, até já vi por 300, 400, mas isso só demonstra a falta de cuidados e em minha opinião até põe em dúvida quanto á sua pureza quem dirá à qualidade de vida que terá. Não tenho qualquer receio em dizer que pergunte às mamães que ocmpraram bb's meus se alguma delas tiveram problemas de saúde com eles, gastos com veterinários além do que se deve ter. Assim sendo caso tenha interesse, tenho 02 machos que nasceram dia 26, estão ocm 2 dias hj os quais ainda nem estão para reserva porque eu aguardo estarem fortinhos primeiro e abrirem os olhos. Caso deseje vê-los acesse o meu facebook pelo nome Kely Shih Tzu lá tem álbum filhotes da Aislin q tem a foto de recém nascidos e de 1 dia de vida. Mas só tenho 2 deles disponíveis, já tem 2 pré-reservados.

      Att.

      Kely

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.