TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ENTREVISTA VIRTUAL

  "Navegando" por comunidades sobre Shih Tzu lendo por vezes absurdos, e por outras, dúvidas consistentes e também por ter algumas dúvidas, fiz um pequeno questionário, e enviei para alguns canis, sob forma de entrevista virtual. Enviei para canil de vários estados/regiões do Brasil, conforme for recebendo as respostas, as postarei aqui para termos noção do funcionamento de um verdadeiro canil, e não lermos ou escrevermos sem termos uma opinião formada com fundamento de quem faz, pois sabemos que a prática é a melhor escola, já li pessoas criticando atos de canis, julgando sem a menor responsabilidade, nem ao menos perguntando os motivos de tal ato, apenas "apedrejando". E isso é muito comum, pessoas que amam os animais, porém não sabem que existe diferença entre cães de estimação e cães de reprodução, não quero dizer diferenças no amor que os donos têm por eles, mas diferenças práticas de tratamento, que muitas vezes são mal interpretados por quem tem um peludo de estimação, por isso achei importante perguntar a quem faz para que nós que não somos criadores, possamos entender um pouco do que fazem eles. Espero que respondam e entendam a importância desta entrevista virtual.


   Recebi a resposta de um Canil de Santa Catarina, eis as perguntas e suas respostas:

1. Há quanto tempo você é proprietária  (o) de um canil?
Fizemos  nosso registro de canil no kennel Club de Florianópolis,  em fevereiro de 2008.


2. Além do Shih Tzu, cria outras raças e porque escolheu esta raça (s)?
Não , somos especializados apenas em Shihtzus, escolhemos essa raça primeiramente  pela exuberância dos seus pêlos longos, mas o que chamou mais a atenção foi o temperamento calmo, carinhoso, meigo dessa raça, e por  não latir muito, vive perfeitamente em apartamento ( é a raça mais indicada), e por não precisar se exercitar muito, AMAM crianças, se dão bem com qualquer outra raça, e até mesmo gatos.
É uma raça Apaixonante!

3. Poderia descrever brevemente a rotina do seu canil?
Bom, de manhã cedo os cães já começam a se manisfestar, pelas 06:30hs. Solto eles todos no jardim para fazer as necessidades, enquanto eu faço a limpeza diária de onde eles dormem. Após isso coloco a ração disponível para eles. Depois coloco eles pra dentro denovo e solto de vez enquando, pois aqui nós não usamos gaiolas, eles ficam soltos. Só para dormir que ficam fechados da área externa. Faço a escovação diária, já aproveito pra examinar os olhos, o corpinho..etc...
E claro q qdo estão no pátio, eu fico de olho!!! Não deixo sozinhos por nada!

4. Para manter o canil em pleno funcionamento e dentro legalidade, existem taxas, e ou exigências de órgãos públicos e/ou privados? Quais são estas exigências? Acha que elas são importantes?
Nosso canil tem registro no kennel club de Florianópolis, está dentro da legalidade, existe a taxa anual do próprio kennel.
Nossa criação é artesanal, temos pouco exemplares, não nos vemos como um "canil" onde tem gaiolas por toda a parte, e mais de 50  cães, talvez para isso precise realmente de um alvará da prefeitura, que não é nosso caso, pois temos uma criação doméstica/pequena, e não temos a intenção de ter muitos cães.
Acho importante sim, quem tem muitos cães, que deve ter esse controle. além do kennel club.

5. Qual sua relação com os cães? Descreva-a e justifique se achar necessário?
Minha relação com os cães??? É o que eu mais tenho de importante na minha vida! Sempre tive cães na minha vida inteira...e eu gosto de qualquer cão! Se vejo um fofo na rua, já paro para faze carinho, não importa se é de raça ou não. Eles são os meus  "bens" ...rs Comecei a criar pelo amor, e continuo amando cada vez mais, eles são tudo na minha vida! Nada iguala ao amor de um cão pelo seu dono! Eles se doam, é incondicional. E o meu amor tb!


6. Com que idade se inicia uma fêmea e um macho para reprodução em seu canil?
A idade que começamos a reproduzir é no 3º cio. E o macho com 1 ano já pode cobrir a fêmea.

7. Qual o custo mensal em média de um exemplar da raça Shih Tzu para o canil?
Com os meus exemplares eu não sei precisar esse valor,  por mês, pois sou eu que faço tudo neles, eu que dou banho em casa, gasto bastante água, luz  tem o gasto com o shampoo que compramos em galão ( dura bastante ) compramos ração em larga escala, dura usn 4 meses. 
O gasto maior é com os filhotes que nascem, pois tem o vermifugo nos primeiros dias de vida, depois 1x por mês, tem as vacinas,  3 doses, e tem todo e empenho e muitas noites sem dormir.rsrs


8. Com que idade um exemplar é "aposentado" e qual o destino dado à ele e porquê?
Ainda não tive nenhuma que se aposentou, a mais velha tem 3 anos, mas com 5 pretendo aposentar, e continua comigo até o fim, não vou doar e nem vender, não são só reprodutores, são a  minha familia.


9. Quais os procedimentos do canil com uma fêmea em trabalho de parto e cuidados com seus filhotes nos seus primeiros dias?
Qdo entra em trabalho de parto eu fico o tempo todo com ela, preparo a cama de parto com jornais e toalhas, coloco luvas, papel toalhas, e acalmo, faço carinho, pode levar horas até começar a nascer, pode ser rápido....mas qdo vejo que vai ser  aquela hora, eu deito ela na cama de lado até ela começar a ter os bbs. Ajudo sim a fazer o parto, corto a placenta, o cordão , limpo, e entrego pra ela. Há quem diga que a cadela faz e tem que fazer tudo sozinha, mas eu discordo.
Os cuidados com os recém nascidos é dar de mamar nas primeiras horas, assim que nasce, pois contém colostro no leite, o que vai dar imunidade aos pequenos. 
Depois acabo nem dormindo, revezamos eu e meu marido, a noite toda, cuidando dos filhotes, para que todos mamem, para que as mamães não deitem emcima do filhote, por estar muito cansada,


10. Em caso de óbito de um de seus exemplares, qual o procedimento do canil?
Óbito, felizmente nunca aconteceu aqui. Não quero nem pensar nisso.

11. Com que idade um filhote é entregue aos seus novos donos e porquê com essa idade?
Entregamos com no mínimo 60 dias com 2 vacinas.
Quando mandamos pra fora do estado, mandamos com 120 dias ou mais dependendo do destino.
Com 60 dias o cão já come ração seca, já não depende mais da mãe, já está bem independente. Antes dessa idade eu não aconselho a ninguem entregar e muito menos pegar. 


12. Como é feita a seleção de um casal para acasalamento em seu canil?
Bom, nós selecionamos baseado em vários fatores : a cor é a que menos importa, o que importa é a pigmentação da trufa e gengiva, dentição : se é muito prognata ou pouco prognata. Posicionamento do rabo, formato dos olhos, estrutura óssea, peso, comprimento e quadratura. E o sangue.
Não trabalhamos com linhagem fígado, chocolate e azul, são linhagens recessivas, muito dificil de trabalhar, precisa entender muito de genética para não fazer um acasalamento errado.
Eles jamais podem ser acasalados com a mesma cor, tipo fígado com fígado... pode não dar problema na primeira geração, mas a segunda já pode vim com problemas genéticos graves.


13. Existe diferença entre um Shih Tzu para reprodução e um pet (estimação)? Quais são?
Sim, existe. Um shihtzu para reprodução, principalmente a fêmea, deve ter uma boa estrutura, um bom peso, bem pigmentada. O macho para a reprodução deve ter as duas bolinhas descidas e se for o caso, fazer um espermograma para ver se é fértil.
Para pet, não precisa ter essas exigências, é um cão que nunca iria reproduzir, e ir em exposições.


14. Acha importante questionar pessoa interessada em ter um filhote, antes que ele efetue a compra, ou não porque se a pessoa está procurando um cãozinho, sabe o que quer e por isso procurou um canil, então não é só deixar escolher e vender?
Sim, a gente sabe quando a pessoa está decidida , já estudou bem a raça e sabe como funciona, do que uma pessoa que só quer pq está na moda, ou pq a amiga tb tem.
Eu questiono bastante, faço perguntas, tento avaliar se a pessoa vai conseguir manter o cão comendo uma ração de qualidade, se vai poder pagar um veterinário se precisar, se tem outros cães em casa, e de que raça, se tem crianças, se mora numa zona rural ou não... gosto de saber se a pessoa vai ter contato comigo depois de comprar ou se vai sumir... 
Eu sou um pouco chata em relação a isso, afinal é um filhote que eu me apeguei muito, tenho amor, choro a cada entrega de filhote, me dá uma trsiteza, mas depois eu lembro que eu escolhi a pessoa certa e que vai ser bem cuidado, isso que importa, e se manter contato comigo, melhor ainda.

15. O que pensa sobre exposição de cães de raça?
Eu aprovo totalmente! Pq é o lugar onde o cão é julgado, além de serem de raça, ainda são avaliados dentro do padrão de determinada raça.
Exsitem raças que estão praticamente extinta da pureza, ou praticamente. Pois há tantos "cachorreiros" misturando uma raça com outra que acaba extinguindo... Nós trabalhamos a preservação da raça shihtzu, desaprovamos qualquer cruzamentos de raças distintas.


16. Participa de exposições? Conte-nos porquê.

Eu já fui muito em exposições, eu gosto bastante, Conhecemos muitas pessoas, muitos criadores, muitos juizes, e isso é muito legal.
Damos uma parada agora, devido as ninhadas que tivemos e como não tenho funcionário, eu que fico com eles, e não tenho tempo pra nada.
Eu penso que a exposição , não adianta levar muito a sério... vá mais para se divertir!!! rsrsrsrs
Eu tenho algumas que são campeãs inicial, filhote e jovem... 
Pretendo voltar sim às exposições. Tenho dois machos esperando pra ir, com o pêlo passando do chão... quem sabe ainda esse ano eu vá.


NOME DO CANIL: Canil Mon Amour Megan
PROPRIETÁRIO: Carolina M. Mattei
CIDADE/ESTADO: Florianópolis/SC

2 comentários:

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.