"Navegando" por comunidades sobre Shih Tzu lendo por vezes absurdos, e por outras, dúvidas consistentes e também por ter algumas dúvidas, fiz um pequeno questionário, e enviei para alguns canis, sob forma de entrevista virtual. Enviei para canil de vários estados/regiões do Brasil, conforme for recebendo as respostas, as postarei aqui para termos noção do funcionamento de um verdadeiro canil, e não lermos ou escrevermos sem termos uma opinião formada com fundamento de quem faz, pois sabemos que a prática é a melhor escola, já li pessoas criticando atos de canis, julgando sem a menor responsabilidade, nem ao menos perguntando os motivos de tal ato, apenas "apedrejando". E isso é muito comum, pessoas que amam os animais, porém não sabem que existe diferença entre cães de estimação e cães de reprodução, não quero dizer diferenças no amor que os donos têm por eles, mas diferenças práticas de tratamento, que muitas vezes são mal interpretados por quem tem um peludo de estimação, por isso achei importante perguntar a quem faz para que nós que não somos criadores, possamos entender um pouco do que fazem eles. Espero que respondam e entendam a importância desta entrevista virtual.
Recebi a resposta de um Canil de Santa Catarina, eis as perguntas e suas respostas:
1. Há quanto tempo você é proprietária (o) de um canil?
Fizemos nosso registro de canil no kennel Club de Florianópolis, em fevereiro de 2008.2. Além do Shih Tzu, cria outras raças e porque escolheu esta raça (s)?
É uma raça Apaixonante!
Bom, de manhã cedo os cães já começam a se manisfestar, pelas 06:30hs. Solto eles todos no jardim para fazer as necessidades, enquanto eu faço a limpeza diária de onde eles dormem. Após isso coloco a ração disponível para eles. Depois coloco eles pra dentro denovo e solto de vez enquando, pois aqui nós não usamos gaiolas, eles ficam soltos. Só para dormir que ficam fechados da área externa. Faço a escovação diária, já aproveito pra examinar os olhos, o corpinho..etc...
E claro q qdo estão no pátio, eu fico de olho!!! Não deixo sozinhos por nada!
4. Para manter o canil em pleno funcionamento e dentro legalidade, existem taxas, e ou exigências de órgãos públicos e/ou privados? Quais são estas exigências? Acha que elas são importantes?
Nossa criação é artesanal, temos pouco exemplares, não nos vemos como um "canil" onde tem gaiolas por toda a parte, e mais de 50 cães, talvez para isso precise realmente de um alvará da prefeitura, que não é nosso caso, pois temos uma criação doméstica/pequena, e não temos a intenção de ter muitos cães.
Acho importante sim, quem tem muitos cães, que deve ter esse controle. além do kennel club.
6. Com que idade se inicia uma fêmea e um macho para reprodução em seu canil?
7. Qual o custo mensal em média de um exemplar da raça Shih Tzu para o canil?
O gasto maior é com os filhotes que nascem, pois tem o vermifugo nos primeiros dias de vida, depois 1x por mês, tem as vacinas, 3 doses, e tem todo e empenho e muitas noites sem dormir.rsrs
8. Com que idade um exemplar é "aposentado" e qual o destino dado à ele e porquê?
9. Quais os procedimentos do canil com uma fêmea em trabalho de parto e cuidados com seus filhotes nos seus primeiros dias?
Os cuidados com os recém nascidos é dar de mamar nas primeiras horas, assim que nasce, pois contém colostro no leite, o que vai dar imunidade aos pequenos.
Depois acabo nem dormindo, revezamos eu e meu marido, a noite toda, cuidando dos filhotes, para que todos mamem, para que as mamães não deitem emcima do filhote, por estar muito cansada,
10. Em caso de óbito de um de seus exemplares, qual o procedimento do canil?
11. Com que idade um filhote é entregue aos seus novos donos e porquê com essa idade?
Quando mandamos pra fora do estado, mandamos com 120 dias ou mais dependendo do destino.
Com 60 dias o cão já come ração seca, já não depende mais da mãe, já está bem independente. Antes dessa idade eu não aconselho a ninguem entregar e muito menos pegar.
Bom, nós selecionamos baseado em vários fatores : a cor é a que menos importa, o que importa é a pigmentação da trufa e gengiva, dentição : se é muito prognata ou pouco prognata. Posicionamento do rabo, formato dos olhos, estrutura óssea, peso, comprimento e quadratura. E o sangue.
Não trabalhamos com linhagem fígado, chocolate e azul, são linhagens recessivas, muito dificil de trabalhar, precisa entender muito de genética para não fazer um acasalamento errado.
Eles jamais podem ser acasalados com a mesma cor, tipo fígado com fígado... pode não dar problema na primeira geração, mas a segunda já pode vim com problemas genéticos graves.
13. Existe diferença entre um Shih Tzu para reprodução e um pet (estimação)? Quais são?
Para pet, não precisa ter essas exigências, é um cão que nunca iria reproduzir, e ir em exposições.
Eu questiono bastante, faço perguntas, tento avaliar se a pessoa vai conseguir manter o cão comendo uma ração de qualidade, se vai poder pagar um veterinário se precisar, se tem outros cães em casa, e de que raça, se tem crianças, se mora numa zona rural ou não... gosto de saber se a pessoa vai ter contato comigo depois de comprar ou se vai sumir...
Eu sou um pouco chata em relação a isso, afinal é um filhote que eu me apeguei muito, tenho amor, choro a cada entrega de filhote, me dá uma trsiteza, mas depois eu lembro que eu escolhi a pessoa certa e que vai ser bem cuidado, isso que importa, e se manter contato comigo, melhor ainda.
15. O que pensa sobre exposição de cães de raça?
Exsitem raças que estão praticamente extinta da pureza, ou praticamente. Pois há tantos "cachorreiros" misturando uma raça com outra que acaba extinguindo... Nós trabalhamos a preservação da raça shihtzu, desaprovamos qualquer cruzamentos de raças distintas.
Eu já fui muito em exposições, eu gosto bastante, Conhecemos muitas pessoas, muitos criadores, muitos juizes, e isso é muito legal.
Damos uma parada agora, devido as ninhadas que tivemos e como não tenho funcionário, eu que fico com eles, e não tenho tempo pra nada.
Eu penso que a exposição , não adianta levar muito a sério... vá mais para se divertir!!! rsrsrsrs
Eu tenho algumas que são campeãs inicial, filhote e jovem...
Pretendo voltar sim às exposições. Tenho dois machos esperando pra ir, com o pêlo passando do chão... quem sabe ainda esse ano eu vá.
NOME DO CANIL: Canil Mon Amour Megan
PROPRIETÁRIO: Carolina M. Mattei
CIDADE/ESTADO: Florianópolis/SC
Gostei da atitude da entrevista. Parabéns
ResponderExcluirObrigada Maurício!!! Espero que em breve tenha mais respostas. Abraços.
ResponderExcluirKely