TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINA - TOSSE DOS CANÍS


   Esta é uma doença que pode nos confundir, e também podem nos enganar, é bem comum alguém adquirir um filhote em local não recomendado, como feira, pet shops ou de canil não responsável e dizerem que é apenas uma gripe logo passa, isso pode mascarar algum sintoma de alguma outra doença, até mais grave do que a tosse de canil, por isso acho importante que possamos reconhecer este tipo de enfermidade, ou ao menos termos consciência de que não se adquire nem um filhote que apresente algum sinal de anormalidade ou apatia.
 E tão importante quanto reconhecer sintomas é imprescindível que o veterinário de sua confiança seja consultado, nunca medique por conta seu filhote ou por palpite de alguém, pode-se pedir opiniões sim, mas nunca medicá-lo sem orientação profissional adequada.

 Traqueobronquite infecciosa canina conhecida é também como “tosse dos canis” é uma enfermidade que acomete o  sistema respiratório dos cães. A doença aparece de forma súbita podendo ocorrer em animais de qualquer faixa etária, tendo como característica  a ocorrência de episódios de tosse associados à dificuldade respiratória,  de intensidade variável. 
Os agentes causadores desta doença são a Parainfluenza, Adenovírus canino tipo-1, Adenovírus canino tipo-2,  Bordetella bronchiseptica e o  Mycoplasma sp. 
A transmissão se dá por aerossóis, tornando-se freqüente  em locais onde se abrigam grandes quantidades de cães  (exposições, abrigos para animais, lojas, canis com grande número de cães, hospitais veterinários e instalações de pesquisa). Os agentes também podem ser transmitidos por fômites (gaiolas, comedouros, bebedouros,funcionários, etc.). O  período de incubação é de geralmente 5 a 7 dias, variando entre 3 e 10 dias . 
Sinais clínicos variam, a forma mais comum caracteriza-se por tosse seca e repetida, de início agudo. Este  sintoma, geralmente é acompanhado por movimentos de esforço de vômito, geralmente confundidos com engasgo pelo proprietário. A tosse pode ser alta, devido ao inchaço das cordas vocais e pode ser mais evidente em momentos de exercício ou excitação. Tipicamente o animal permanece alerta, se alimentando e sem sinais de febre. O curso clínico geralmente varia entre 7 e 14 dias. Na forma mais severa e menos freqüente se observa broncopneumonia bacteriana em cães não vacinados, 
especialmente provenientes de lojas e abrigos de animais. Neste caso, pode-se encontrar tosse produtiva devido  à traqueobronquite acrescida de broncopneumonia, podendo existir anorexia, depressão, febre e secreção nasocular. A forma severa deve ser diferenciada da cinomose e pode ser fatal em cães jovens.

   O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas e histórico do animal, e exames complementares como hemogramas, radiografias e citologias das vias aéreas e geralmente não são dignos de nota, ou revelam achados inespecíficos.

O tratamento inclui  tratamento aplicado para bronquites e pneumonias bacterianas. Como medida de segurança é importante o isolamento de outros cães para evitar o contágio.
Prevenção dessa doença é feita por vacinas intranasais e injetáveis. As injetáveis protegem os animais contra a doença, mas não contra a infecção, permitindo que permaneçam portadores assintomáticos. As vacinas intranasais apresentam proteção muito mais consistente, protegendo contra a infecção e contra a doença clínica. Isto se deve à produção de anticorpos locais (IgA), que ocorre após a aplicação da vacina intranasal. A vacinação embora não seja obrigatória é aconselhável de ser dada antes de deixar o animal num canil, ou em contacto com outros animais estranhos, sendo aconselhável a revacinação anual. 
Os cães sintomáticos tratados de um canil devem ser isolados para não haver um contágio maior com os demais cães.

FONTE: REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA, ano VI, número 11.




Postado por: Kely V.S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.