TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

BANHO E TOSA - OUTRA VISÃO

  Sempre vejo relatos de pessoas falando e mal dos banho e tosa, (pet shops) em geral.
é muito comum os relatos das pessoas contando sobre o medo de levar seu cãozinho lá e ele ser maltratado ou acontecer algum acidente. E, em casos que aconteceram acidentes então, nossa é dito aos quatro ventos, e é claro que dever ser assim, não sou contra não, mas quando se trata de acidente, é porque foi sem querer; agora em casos de mal tratos além de ser falado e expresso em redes sociais, deve ser sim levado á justiça, pois mal trato é caso mesmo de polícia. Mas o que quero hoje comentar é sobre a visão do que está prestando o serviço, pois agora posso também falar por este ângulo, eu também já fui cliente pra saber o que desejamos para nossos filhos de quatro patas.

  Bem todos sabemos que existem bons profissionais e "mals" em todas as áreas existentes, porém minha visão para quem trabalhe prestando serviço, no caso banho e tosa, deve ter princípios animais mesmo, porque princípios humanos aqueles que existiram algum dia, parecem escassos ultimamente e eu acredito mais no animais, ou seja, a pessoa decide fazer o curso porque acha que vai ganhar dinheiro fácil, já começou errado ou porque simpatiza com os bichinhos, ou então acredita que todos os animais são quietinhos e ficam paradinho para tomar banho, pois bem os que pensam assim provavelmente, se tiver juízo, não continua na profissão, ou será um mal profissional isso digo com certeza.

   Eu pensei bem antes de aceitar e fazer o curso, avaliei se estaria preparada para receber e cuidar de cães temperamentais, cães super mimados, humanizados, os quais são quase que impossíveis de se lidar: cães bravos; cães não tão bem tratados, porque aparecem gente, cães em que os donos chegam em carrões cheios de exigências e o pobrezinho do anjo está com pelo todo embolado e quando você retira os nós tendo o maior cuidado, porque dói sim, e cansa pra caramba este trabalho, aí embaixo daqueles bolos de pelo já há problema de pele, se eu teria paciência com tudo isso, não com os dogs, mas especialmente com as pessoas pois jamais os anjinhos tem culpa de algo isso é certeza.
   Após refletir, decidi sim por fazer e utilizar minha experiência com meus cães, minha experiência com pessoas, pois trabalhei anos como professora de educação física e coordenadora de um projeto social, também com atletas especiais, e alunos especiais da APAE de Goiânia, os quais sempre exigiram de mim toda responsabilidade, respeito e compreensão que aprendi em casa o amor por eles já veio comigo em minha alma. 

   Mas essas experiências não foram suficientes para que eu dispensasse outros sentimentos como medo, ansiedade...eles estão comigo sim, tenho medo, e acredito que todo banhista tem, medo de não conseguir agradar o cliente, medo de ser mordido, medo de acontecer algo, até de escorregar e machucar o animalzinho eu morro de medo disso, de algum acidente.

   Mas sei também que esses medos devem estar presentes sim, desde que não dominem, caso isso aconteça, pararei de fazer. Mas o medo me faz prestar muito mais atenção, me faz fazer sem pressa, me faz querer entender cada um que chega lá, falando da personalidade do cãozinho ou "cãozão" (risos), só quero expressar aqui que o profissional que está alí não é um monstro, não todos, mas sei que, se a pessoa está alí deve sim fazer o melhor, não apenas para o cliente, mas especialmente para o animalzinho que está alí não porque quer, ele não pediu pra ir ao banho, ele em sua grande maioria detesta isso, então, ele já está com medo, estressado, por estar longe de casa, em um local cheio de cheiros de outros cães e gatos e o barulho do soprador e secador, imagino o quão irritante deve ser pra ele, mas, sabemos que o banho e os cuidados são necessários não só por sua beleza, mas pela saúde também, muitas vezes podemos detectar algum problema de pele, ou algum parasita, algum detalhe que não está legal no cãozinho que pode passar desapercebido por seus tutores, então eu procuro tirar esse estresse deles, conversando, fazendo carinho, e usando o mínimo possível o soprador o qual faz mais barulho, não quero que eles sintam-se coagidos/acuados, quero que tenham um pouco de prazer alí, na massagem quando esfrego a espuma para limpar, quando estou secando e abraço de vez em quando, eu não resisto ...kkkk é sério, já me peguei pensando que não posso fazer isso sempre, vai que levo uma mordida...mas dá pra sentir quando eles gostam e quando são do tipo eu aqui você alí! 

   Eu não posso garantir o serviço prestado por outros, mas só quero dizer que não são somente nós enquanto tutores de nossos peludos que temos medo mas, que nós, banhistas/tosadores também temos medos. Eu, posso garantir o meu trabalho, se vai agradar, nosso faço o possível e fico na torcida sempre, o que garanto é que o peludo vai ser muito bem tratado, vai receber sim carinho, vai ser respeitado, vai receber água, se se molhar, secamos dinovo...rsss se o tutor demora a vir buscar, não deixamos preso o tempo todo, se for possível ficará solto, pois há cães especialmente os de guarda que não é possível deixarmos soltos, aí são levados o mais rápido possível para que não fique preso mais que o necessário. 

   É claro que eu derreto quando chegam shih tzus pra eu fazer........é impossível não derreter, pois lembro na hora dos meus me esperando em casa....dá uma saudade!!!
    Mas todos são tratados da mesma forma sem exceção, eu amo e respeito eles e estou muito feliz fazendo o que faço, e quero sempre melhorar mais.


Um abraço e espero que algumas pessoas possam se colocar um pouco no lugar dos profissionais de banho e tosa.  Isso que nem falei sobre a pressão que eles enquanto funcionários recebem de seus patrões para que façam quantidade. 

Postado por Kely V.S.S.
  

   

3 comentários:

  1. uau... belo texto... Disse tudo não podemos sacrificar os bons profissionais pelos "metidos" a profissionais... No Pet onde levo minha schnauzer e futuramente minha shih, confio na tosadora, mas sempre espero ela ficar pronta, e sempre q estou lá vejo os outros animais chegando, todos, menos a minha, entram todos felizes vc vê na carinha deles q gostam do lugar, lá não ficam presos em gaiolas(foi o q me levou a ir nesse pet)não gostaria de ver meu bebe numa gaiola,eles ficam soltos no fundo do pet, separados meninas e meninos, tem uns q vão lá só pra passar o dia brincando, o q sinto é não poder ver como acontece, ver como ela se comporta, mas sei q é bem cuidada a tosadora demonstra gostar muito de animais, e ela nunca voltou com nenhum machucado ou triste ela sempre fica relaxada e dorme no caminho pra casa. Bom trabalho pra você e cuida bem desses peludinhos eles merecem, precisamos de mais pessoas como vc nesse ramo q realmente amam e tratam bem os animais.. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom Lu...saber q há mais pessoas q tem em quem confiar...muito bom mesmo. Fico tb lisonjeada demais com seu comentário e vou sim sempre dar o melhor de mim pra eles pode deixar!!!!!!!!!! Eles merecem tudo de bom mesmo!!

    Bjos e obrigada.

    Kely

    ResponderExcluir
  3. Kely, nao gostaria de generalizar, mas, até o momento, a maioria das pessoas que eu encontrei pelo caminho, fazem este tipo de trabalho por dinheiro...
    E olha que eu já procurei e fui em muitos lugares!
    O último tosador do meu Zeus, foi ótimo, fez a tosa dele do jeito que eu queria, tive um pequeno problema com a retirada dos pelinhos do ouvido, mas nem falo por isso pois dá para perceber que ele faz com respeito, com dedicação, mas não com todo esse amor que vc faz.
    Seria maravilhoso se apenas as pessoas com o coração cheio desse amor trabalhassem nessa área, não ia me importar com a demora, pois teria certeza que ele não ficaria agitado, nem nervoso esperando a vez dele.
    Parabenizo vc pelo seu lindo trabalho,parabenizo tbm os profissionais que fazem com amor, pois é desse tipo de pessoa, que precisamos atualmente para cuidar dos nossos pets.
    Fica a dica!

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.