TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sábado, 27 de agosto de 2011

BANHO NO SHIH TZU EM CASA

   Sabe-se que não é simplesmente molhar, ensaboar e enxaguar nossos peludos para que fiquem limpos e lindos como merecem.
   Necessitamos de alguns cuidados, atenção e alguns itens para um banho à altura deles.

  Eu sempre dei os banhos nos meus e, uma vez ao mês levava-os ao pet shop para realizar a tosa higiênica, mas há cerca de um mês eu mesma estou fazendo isso, as unhas eu cuido com um aparelhinho que lixa não deixando crescerem, só falta a retirada do excesso de pelos dos ouvido que até hoje nunca fiz, mas em breve farei também.

 Você vai precisar:





 -  algodão parafinado faz em farmácia de manipulação. Como nem sempre tenho, uma fonoaudióloga me ensinou a envolver uma porção de algodão em óleo de cozinha, pois água e óleo não se misturam, o que evita a entrada de água nos ouvidos, e é isso que eu faço. A Diny que é minha mais velha, hoje tem 2,6 anos nunca teve otite, e os outros também não.
- toalha de banho bem absorvente, se for fininha nem ajuda.
- um bom champu de uso veterinário específico para cães e conforme sua preferência e/ou necessidade de seu peludo, (eu uso neutro que serve para todos os meus e ás vezes um branqueador);
- condicionador de uso veterinário também, específico para cães de pelos longos. Dê preferência com aroma suave. (uso um creme rinse);
- máscara hidratante para cães (faço uma hidratação a cada 15 dias com suave cheirinho de morango,mas bem suave mesmo);
- máscara reconstrutora de queratina, faço uma vez ao mês. Também com leve aroma.
- um potente secador de cabelos. Não precisa ser igual aos dos pet shop mas tem de ser potente e que tenha variação de temperatura. Nunca secar eles com temperatura alta, sempre morninho;
- um pente de aço;
- uma rasqueadeira;
- uma escova para cães de pelo longo. Sem bolinhas nas pontas;

E O BANHO?!!

   Antes do banho deve-se dar uma geral no peludo para ver se não existem massarocas ou pelo embolado, caso tenha, desfaça-os usando seus dedos, afastando os pelos e puxando pra fora (movimento de abrir seguido de movimento de puxar) isso facilitará o desmanche dos nós, caso seja necessário utilize a rasqueadeira para finalizar e deixar os pelos retinhos, mas sempre com calma, segurando a mecha de pelo com seus dedos perto da pele para que o peludo não sinta dor, segura com os dedos a mecha e passa a rasqueadeira. Estando sem nó, coloca-se algodão nos ouvidos para protegê-los e vamos ao banho.
  Eu molho as quatro patinhas, a traseirinha e a cauda primeiro, assim já sai a maior sujeira, então passo champu nestas partes e retiro com água. Em seguida molho todo o corpo, menos a cabeça, e ensaboo tudo, se o pelo já estiver longo tenha o cuidado de não embaraçá-los com movimentos circulares ou como se estivesse os puxando pra cima, limpe bem apele do peludo sim com seus dedos mas tendo o cuidado de realiza movimentos de cima pra baixo, no sentido do caimento dos pelos, isso evita alguns bolinhos de pelo.
 Se a água estiver correndo incolor então eu passo para a cabeça, caso esteja ainda com cor, mesmo que pouca, eu faço o processo mais uma vez, somente depois é que lavo a cabeça.
  A cabeça é a parte em que temos mais dificuldade, devido aos cuidados que temos de ter com olhos, nariz e ouvidos, nenhum deles pode receber água ou qualquer outro produto. Eu molho com cuidado e direcionamento usando é claro o chuveirinho e mesmo com algodão nos ouvidos eu seguro a orelha, pressiono com meus dedos para ter certeza que não vai entrar água, isso com a Bonnie é mais difícil, ela detesta e quase sempre me dá um banho também! Mas nada que corte nosso afeto e logo eu peço beijinhos e ela o faz mesmo com a cara de espuma.
 Converse com o peludo durante o banho, acalme ele se você ver que ele está nervoso, eu as vezes até dou uns afagos encostando meu pescoço ao lado deles como se fosse um abraço e elogio e dou beijinhu.
  Tenha cuidado com os olhos, pra retirar a espuma da cabeça tente elevar um pouco o nariz fazendo uma inclinação mesmo que leve para que a água escorra pra trás em grande parte, e não esqueça de direcionar o jato de água fora dos ouvidos. Também direcione o jato de cima pra baixo perto dos olhos, em cima do nariz, nesta parte converse com ele e acalme, eles não gostam dessa parte. Pode acontecer e é bem provável, que ele ao se chacoalhar, balançando a cabeça, os algodões sejam lançados longe, não se assuste, se tiver mais pode colocar novos, se não tiver, continue o banho com todo cuidado e calma.
  Retire toda a espuma e resíduos do champu. E passe o creme que desejar por todo o pelo, mecha por mecha, fazendo massagem com movimentos de alongamento pelo tempo indicado no rótulo do produto, muito importante não deixar seu peludo sozinho neste momento, para que ele não tente fugir, fique junto converse faça massagens, curta ele.

   Após o enxague, com suas mãos vá passando pelo corpinho dele e "torça" os pelos para retirar o excesso de água, pegue mechas e aperte-as.
    Envolva o peludo na toalha fofa, enrole-o bem, eu os abraço nesta hora, fico com eles como bebêsEpiotic que ajuda na secagem interna.

  Para secar, utilize um local alto e firme, eu faço em cima de minha máquina de lavar roupas, ou quando está muito frio, faço na cama da minha filha mesmo, que pega sol pela janela, dá mais trabalho na cama!!
  Primeiro eu passo um jato de morno a quente (eu moro em Curitiba que é muito frio) por todo o corpo para retirar o excesso de umidade, bem rápido sem parar em um local. Em seguida passo para o morno, desligo o secador, pois não tenho como deixá-lo fixo, e com o pente de aço passo por todo pelo devagar, primeiro pelas pontas, observando que neste estágio, o pelo já está semi-seco, para retirar qualquer embaraço, feito isso, retorno com secador para secagem total, com uma mão seguro o secador e com outra vou escovando, tenha certeza de que secou completamente, umidade pode trazer doenças de pele pra seu peludo.

  Como no banho, deixo por último a cabeça, especificamente o rosto deles, primeiro que eles detestam e segundo nunca deixe jato de ar quente nos olhos de seu Shih Tzu isso é prejudicial, mas é necessário que seja bem seco também.
 Não utilizo nenhum tipo de perfume neles, acho isso um crime, pois eles tem o faro aguçado, e imagino o quanto sentem-se mal com esses perfumes. Às vezes passo um finalizador, tipo um silicone, mas é raro, porque ate´hoje não achei um que não tenha perfume, se alguém souber, por favor me conte.

 Estando sequinho, faz-se o penteado de seu gosto, ou o que for possível fazer e pronto!!!
 Seu peludo estará ao menos por uns cinco minutos limpinho...rsss 
  

OBS: Tenha cuidado com choques térmicos, ao retirar seu peludo do banho tenha cuidado com correntes de ar, e com a mudança de temperatura dos ambientes. E, mesmo depois, aguarde cerca de 30 minutos para que ele possa sair, pois eles demoram a perder o calor da secagem.









Fonte:Minha experiência

Postado por Kely V.S.S.


ATUALIZANDO ESSE POST.       27.12.2014


Tempos se passaram depois desta postage, e, um comentário da Cris me alertou em atualizá-lo.

Eu não depilo os pelos dos ouvidos de meus cães, não há necessidade alguma, aliás, eles estão alí justamente para proteção do canal. eu apenas corto com tesoura mesmo o excesso.

Também não uso nada para tampar os ouvidos na hora do banho, o formato do ouvido dos cães é em L, e eles tem como proteção o movimento de chacoalhar fortemente e rapidamente suas cabeças para extrair de dentro o que estiver incomodando, ou seja, água também.  No banho é bem difícil que entre água, é claro que você tem de ter cuidado sim em não jogar água lá dentro, direcionando o jato de água de forma que não entre e pronto, deixa seu cão balançar a cabeça quantas vezes ele quiser, limpa bem os ouvidos com produtos adequados, algodão, massageia bem e pronto.

Att.

Kely

27 comentários:

  1. Grande parte da beleza de um Shihtzu está em seu pêlo e no caso do meu cachorro posso dizer que ele não está bonito. O problema é que o pêlo dele está cheio de "bolos" (nós) e o salão disse que o único jeito de resolver é fazndo uma tosa completa. Será que não há outro jeito? Me recomendaram fazer uma tosa bebê mas não gostei das fotos que vi. Ele tem 18 meses, caso resolva pela tosa completa quanto tempo levaria para o pêlo crescer de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha nao deve demorar muito com uma alimentação balanciada cresce rapido

      Excluir
    2. olha eu ganhei um e fui recomendada a petear ele um dia sim e um dia NAO justamente para nao acontecer isso.

      Excluir
    3. os pelos de meu shihtzu sempre embolam muito pois o pelo é muito longo. Nunca fiz tosa curta. Mesmo os nós que estão quase na raiz eu consigo tirar. Eu uso um spray desembaraçante no pelo seco, como ele faz espuma eu escovo, com escova para pelo longo, para secar um pouco, e depois com o pente de aço e o desembolador de pelos vou tirando os nós delicadamente.

      Excluir
  2. Com certeza o shih é d epelo longo, e essa tosa q chamam bb é uma invenção da alguém que não tinha tempo de escovar ele, aí foi indo e pegou, realmente é mais prático, mas para te ro pelo longo eliso a pessoa temd e scovar otodos os dias mesmo. Já peguei cães com pelo muito embolado mesmo, e com paciência e muiiiiiiito tempo dá pra desembolar sim, se possível há casos terríveis em que só mesmo retirando tudo. Em caso de nós tem de serem retirados com talco ou amido de milho (maizena) passar e ir abrindo com os dedos, usando um desembolador e mais uma rasqueadeira e um pente, e isso demora muit pra alguém fazer em um banho e tosa sairia muito caro mesmo, eu cobraria uns 200 reais, pra vc ter uma ideia do trabalhão que dá. Então é isso se você quer mesmo seu shih lindão d epelo longo, então tem de se dedicar mesmo e escovar todo dia, hidratar a cada 15 dias, fazer uma cauterização de vez em quando.... aí sim dá pra manter um shih com sua pelagem natural, fora isso , é melhor mesmo que seja tosado bb e em um ano o pelo estará longo novamente. Att Kely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assim...para vc que mora em curitiba o pelo longo é além de ser o padrão do animal é lindo.
      moro em fortaleza, terra do sol, então frio aqui nem quando está chovendo. acho malvadesa quem deixa a pelagem longa para essa raça aqui...os bichinhos sofrem muito com o calor e a dificuldade para respirar...deixo a minha com a tosa maior do que a tosa bb, mas por amor a ela e não pela beleza. o que importa é o bem estar do animal...

      Excluir
    2. oLá anônimo, ninguém falou que o bem estar dele não está acima da beleza, apenas que sua natureza é pelo longo....não sei de onde tirou isso. Eu atualmente moro em MG e aqui é quente tb, e os meus estão com pelos médios, sem problemas, eu faço a tosa higiênica bem maior do qie ela é ou seja passo a L10 em toda parte interna deles, por dentro das 4 patas e toda barriga, assim eles respiram melhor, refrescam bem e vão ter pelo longo sim.....e é claro se eu perceber que isso atrapalha seu bem estar serão tosados com certeza, mas jamais raspar tudo, isso não, uma tosa média sim..ele são lindos demais peludos fofos...rsss Att Kely

      Excluir
  3. Oi meninas, parabéns pelo blog, muito legal! Quando estava pesquisando raças, visitei o blog e achei muito legal. Aliás gostaria de fazer parte do grupo de vcs, tenho uma shih tzu tbm, o nome dela é Mel! É um bebê ainda! Adoraria recerber dicas e trocar figurinhas sobre cuidados, educação... aliás estou precisando muito, rsrsr
    Adorei o encontro de vcs no museu do olho, eu sempre vou lá ver os cachorrinhos correndo da grama, e não vejo a hora de levar a minha para brincar por lá!
    Bjuss Cintia

    ResponderExcluir
  4. Oieee, ai que bom!! É sempre bom mais uma amiga e uma peluda fofa...kkk com eese nome então um docinho...envia uma foto de vcs para colocar na capa do blog.

    Se tens facebook me add lá Kely Shih Tzu.bjokasssssssssss

    Kely

    ResponderExcluir
  5. Adorei tbm esse post,otimo e mto bem explicadoo...Sugiro um post mostrando e explicando como prender o cabelo de nossos bbs...Agora que vou ser mamae de mocinha,nao qro ela com lacinho torto nao... =0

    Grata smp pelo carinho para comigo e todos...
    Gabby Jales

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse blog. Tenho uma shihtzu de quatro meses, o nome dela é Suki. Até o momento ela só tomou banho no pet, mas sinto que ela não gosta, pois quando a pego percebo que ela está exausta como se tivesse sofrido. Tô querendo começar a dar banho nela em casa, mas tenho muito receio por conta do rostinho. De qualquer forma eu já anotei a lista dos itens e vou providenciá-los. Depois conto como foi essa experiência. Amo muito minha "filhotinha" e quero vê-la sempre feliz.
    Bjs.
    Flaviana

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Tenho uma Shitzu de 5 anos chamada Athena e uma de 6 meses chamada Minerva. Amo esta raça pois são muito dóceis e queridos. Parabéns pelo blog, gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Que legal, e obrigada pelo carinho!!! Mande fotos de suas bbs, os nomes já adorei!!! lindos parabéns!!!

    Att.
    Kely

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas sobre o banho em casa,pois mesmo indo a pet shop bons, ainda assim nada como o nosso carinho para ser mais prazeiroso

    ResponderExcluir
  10. meninas, meu bb tem 80dias e vai para o primeiro banho que eu vo dar, os outros banhos eu levei ele no canil q eu comprei ele a dona eh muito legal e deu banhinho nele para me ensinar. mas aii mesmo assim fico com muito medo por causa dos olhinhos dele.
    vou dar banho nele hj a tarde, e o post me ajudou bastante.
    depois conto como foi!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie e aí como foi e como está sendo hj vc jpa deu banho nela?!! Ass. Kely

      Excluir
  11. Oi, eu tenho uma shih tzu e ela está com 7 meses mas os pelos dela está demorando para crescer, referente aos outros shih tzu que vejo por ai.. isso é normal?

    ResponderExcluir
  12. Hoje fiz busca de como dar banho em shitzu e encontrei um vídeo de 2010, que parece tortura. (Http://www.youtube.com/watch?v=GSSk1GalsC0&sns=em). Minha primeira vontade foi de denunciar como maus tratos, mas na verdade acho que alguém deveria ensinar a estas pessoas como se deve dar banho em um shitzu, indicando sites que mostram como fazer isto, como este blog ou em videos com em http://amordeshihtzu.blogspot.com.br/p/como-dar-banho.html

    ResponderExcluir
  13. Olá Pessoal, ganhei uma shih tzu esse fim de semana.
    Quais os primeiros cuidados com essa princesinha?
    O nome dela é Teka, tem 46 dias de vida.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elanne, acho q tiraram ela mto cedo de sua mamãe, eles aprendem muito com a mamãe e ficam mais fortes, mas enfim já foi neh, infelizmente. Os cuidados com ela vc deve receber do criador dela toda orientação, pois não se sabe quais os cuidados que ela recebeu, e tb seguir orientação de um veterinário que é o profissional qualificado pra isso, certo?!! E onde vc comprou não lhe passaram essas informações? é de responsabilidade de quem tem a criação orientar e vc pode ligar pra eles pedindo. Mas n a deixe com outros animais, n passeie com ela, n dê alimentos impróprios, não dê banhos esse é o básico, dê o vermífugo e vacinas recomendados pelo médico veterinário. Parabéns e boa sorte!!!

      Excluir
  14. moça, suas dicas são infalíveis! muito boas e um pouco parecido comigo.. só tenho dificuldade em lixar unha ou cortar.. em colocar o algodão no ouvido.. e em escovar os dentinhos.. dá mais dicas sobre isso, posta um video seu fazendo.. obrigada, bj

    ResponderExcluir
  15. Oi galera!!! Minha esposa comprou uma shih tzu da cor preta com as patas brancas, muito bonita com 45 dias de vida em um petshop. Minha dúvida maior é quando dar o primeiro banho dela. Outra dúvida é que li em um site sobre shih tzu que dizia que somente levasse no petshop para banho após a última vacina. Pois então, na verdade não queremos errar por excesso e nem por falta de cuidados. Gostei da orientação do banho da shih tzu adulta. Se puderem nos dar algumas dicas com a nossa nessa idade, agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amâncio, sua bb deve tomar banho por completo somente após uns 5 dias da ultima dose de vacina mesmo, porque com 45 dia ainda deveria estar convivendo com a mamãe e irmãos sua proteção é bem maior, mas enfim pessoas que evidenciam dinheiro, entregam o mais rápido possível pra não ficar gastando. Bom acontece que qd lavamos eles, retiramos uma camada natural de proteção da pele, quando damos banhos aparentemente não acontece nada, mas, ao longo prazo isso pode vir a dar irritações e também abre espaço para muitas doenças. Então caso ela fique muito suja, de um banho á seco, nos pet shops tem, pois com ele não se molha a pele do filhote mantendo sua proteção. Aproveita no banho a seo no colo da mamys, a agrada bem, escova vai acostumando com muita calma o bb aos cuidados que precisa, depois que acostuma é mto gostoso para eles e para nós..rss boa sorte com e bb. Kely

      Excluir
  16. Que aula e quanto carinho!! Adorei!!
    Beijinhos
    Sheila
    http://vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  17. A dica do algodão no óleo de cozinha é muito boa... vou fazer pq mesmo eu colocando algodão a minha shih tzu Crystal sempre chacoalha-se toda rsrs e acaba saindo dai pegou uma otite que já foi tratada... Ela está com 4 meses e só foi ao pet para tirar o pelo do ouvido que estava demais e fazer a tosa higiênica. tenho problemas de pulgas com ela mas já anotei a dica do vinagre de maçã. ah e ela é coprofágica, também já vou fazer o tal cozido anti coprofagico... eu a amo e farei tudo que me for possível para o bem estar da minha filha amada... Adoro o blog e já vou seguir! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, bem deixa te dizer algo que aprendi, depois desta postagem: Os cães chacoalham a cabeça mesmo pra retirar possível água dos ouvidos, eles tem o formato em L e essa chacoalhada com algodão é justamente porque há algo no canal e eles precisam retirar, ou seja não precisa colocar algodão não viu, nem com óleo nem sem óleo, o segredo é não jogar água dentro do ouvido e isso é fácil direcionando a mangueirinha, depois faz a limpeza normal e pronto, também não deixe que retirem todo o pelo dos ouvidos, eu apenas corto o excesso não puxo pois dói neles e os pelos protegem os ouvidos. Eu não coloco mais nada nos ouvidos e nem retiro pelos apenas corto e não tenho problemas com otite. Att.

      Kely

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.