TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO DE CÃES DE RAÇA

  Em breve, mais precisamente neste próximo fim de semana acontecerá aqui em Curitiba uma Exposição de Cães de Raça regulamentada pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) a qual é filiada à Fédération Cynologique Internationale (FCI) na Bélgica, os quais são as entidades oficicais e máximas em se tratando de cinofilia.
(endereço da exposição no fim do post)

O QUE É CINOFILIA?

"Esporte dos cinófilos que consiste em participar de certames específicos, relativos à raças caninas das diferentes nações, e à formação de associações; hábito e gosto pela leitura especializada, estudo, canicultura e participação dos eventos dos quais seus cães podem participar." - Tausz, Bruno - Dicionário de Cinologia, 1997.
"Cinofilia - qualidade de cinófilo."
"Cinófilo - quem gosta de cães" - Aurélio Buarque de Holanda.

  Quero neste post tentar esclarecer o conceito de uma exposição de cães de raças. Segundo o Regulamento de Exposições da CBKC, as exposições tem por objetivos:

      a) difundir a cinofilia em todo território nacional;
     b) selecionar e classificar os melhores exemplares das raças caninas de acordo com suas conformidades ao Padrão oficial da raça adotado pela CBKC.

Você pode ler o regulamento completo no site da CBKC
     Somente cães de raça pura é que podem participar de exposições, mestiços e SRD não são permitidos, daí a importância do Pedigree que é a comprovação de que seu peludo tem genética e linhagem pura, assim os árbitros da exposição poderão avaliar o peludo e qualificá-lo e classificá-lo conforme os padrões de sua raça.  Sendo que a qualificação é mais importante que a classificação. O árbitro qualifica cada exemplar de acordo com suas virtudes e faltas, ou seja é individual, já a classificação é feita entre todos os exemplares presentes. Já aconteceu em alguns eventos de um exemplar classificado como o melhor da raça, receber qualificação SUFICIENTE, enquanto que em outra raça o peludo que ficou em terceiro lugar recebeu qualificação EXCELENTE, dentro dos padrões de sua raça ele está bem melhor que o que recebeu qualificação suficiente. 

O julgamento do cão numa exposição
Na avaliação de um exemplar para Exposição, o Árbitro julga mediante um roteiro. Os padrões oficiais das raças são elaborados pelas sociedades de criadores e, também, seguem este roteiro:
Exame Preliminar

1. Faltas Desqualificantes - neste quesito, o árbitro deverá verificar se o exemplar é ou não portador de faltas desqualificatórias comuns a todas as raças, tais como, cegueira, surdez, mutilações ou qualquer tipo de invalidez; atipicidade; machos que não apresentem um ou os dois testículos perfeitamente visíveis na bolsa escrotal; faltas desqualificantes textualmente descritas pelo padrão específico de cada raça, tais como: faltas dentárias, mordedura incorreta, altura, temperamento agressivo etc. e, finalmente, a utilização de artifícios químicos, físicos ou cirúrgicos com a intenção de alterar a aparência natural, em favor das características rácicas exigidas pelo padrão.



2. Caráter e Temperamento - sendo o temperamento parte da bagagem genética, tem um peso acentuado na avaliação das outras qualidades. Embora não se possa fazer testes de temperamento, durante uma exposição, exceto para o grupo terrier, que tem seu teste específico. Durante o exame preliminar, o árbitro avalia as qualidades da estrutura mental do exemplar, através da observação do seu comportamento.

Exame em STAY (Parado)
1. Aparência Geral - verificação das características de porte, tipo e da harmonia do conjunto: proporções entre a altura, a largura e o comprimento; entre a cabeça e o tronco; o comprimento, textura, pigmentação, cor e marcações da pelagem; estado do pêlo, presença ou ausência de subpêlo; substância: relação ossatura e musculatura.

2. Cabeça - exame das características gerais de masculinidade e feminilidade; da proporção crânio-focinho; da inserção e do porte das orelhas; da inserção, forma, cor e expressão dos olhos; do stop, focinho e trufa; da boca: os maxilares, lábios, dentadura e mordedura, a coloração da mucosa e gengiva.


3. Linha Superior - visto de perfil, análise da linha de contorno que vai desde a nuca, passando pela crista da face dorsal do pescoço, cernelha, ápice dos processos espinhosos, ao longo da cadeia de vértebras dorsais e lombares até a garupa, na inserção da cauda. Neste quesito são examinados, ainda, a forma pela qual o pescoço está engastado no tronco; a posição da cernelha; resistência e elasticidade do dorso e do lombo; a posição, angulação e comprimento da garupa.


4. Linha Inferior - visto de perfil, análise da linha de contorno que vai da ponta do esterno (manúbrio), passando ao longo do esterno e do ventre, até a linha anterior do contorno da coxa. Aqui, são observados, ainda, o desenvolvimento do peito, de perfil, e do antepeito, de frente; forma e curvatura do arco descrito pelas costelas (visto pela frente ou por trás), conseqüentemente, o volume torácico e o grau de esgalgamento do abdome (com ou sem cinturinha).


5. Membros Anteriores - que inclui o ombro, o braço (úmero), o antebraço (rádio e ulna ou cúbito), a munheca (carpos e metacarpos) e o pé. O árbitro examina a substância, angulações escapuloumerais, paralelismo dos aprumos, inclinação ou verticalidade e direcionamento dos metacarpos, formato e compacticidade das patas; espessura, cor e resistência das almofadas plantares, dureza e aspereza da sola.


6. Membros Posteriores - que compreende a garupa (coxal), coxa (fêmur), perna (tíbia e fíbula ou perônio), jarrete (tarsos e metatarsos) e as patas. O exame é semelhante ao dos anteriores: o árbitro confere com as características da raça, o comprimento, largura e a inclinação da garupa, as angulações das coxas com a garupa, das coxas com as pernas, o prumo dos jarretes e, conforme o item anterior, as patas.



7. Cauda - é examinada em item separado, dada a sua importância no conjunto de características de cada raça: a posição da inserção na garupa; espessura e comprimento, incluídas as caudectomizadas; forma; porte e pelagem.

Em Movimento
Ida e Volta
Visto pela frente e/ou por trás - observação do grau de alinhamento, proximidade ou afastamento, entre os membros do lado esquerdo em relação aos do lado direito (single tracking ou em paralelo); o comportamento dos cotovelos; a direção, aprumo e firmeza dos metacarpos, durante uma passada e a direção, aprumo e firmeza dos jarretes, no instante da pisada.
O segredo de um bom julgamento é a análise do exemplar durante a movimentação. É, quando o apresentador não tem como tocar seu cão, portanto não pode ajeitá-lo.

Em Círculo
Visto de perfil - o árbitro, no centro da pista, pede que o condutor movimente o exemplar a trote lento, em círculo, para observar a postura, o comportamento e o preparo físico do exemplar; comportamento (firmeza ou oscilação) da linha superior (pescoço, dorso, lombo e garupa); a fluência e desenvoltura na movimentação, alcance das passadas dos membros anteriores, rendimento da propulsão dos posteriores e a cobertura de solo.
É o momento em que a rigidez/flacidez de seu dorso se evidencia. O comprimento do passo pode ser comparado com o comprimento do passo dos outros exemplares etc. É, também, quando alguns apresentadores confundem com competição de velocidade e tentam correr mais, às vezes um exemplar com boa amplitude de passada fica prejudicado porque para correr precisou aumentar a freqüência das passadas e, como conseqüência, reduzir o tamanho do passo.

A Preparação do Cão Para a Exposição

Sabendo o que se pede é relativamente fácil preparar seu cão para ser exibido numa exposição.

Atenção - nenhum cão poderá apresentar-se em Exposições de Estrutura e Beleza com coleiras de grampo (espinhos). O cão será desclassificado.

1. O treinamento:

Exame preliminar - o cão, qualquer que seja a raça, deverá estar treinado para se deixar tocar de tal maneira que o Árbitro possa verificar a dentadura, no caso dos machos, os testículos, e sentir sua estrutura.


Exame em stay (parado) – o cão deve estar treinado para permanecer imóvel, em posição anatômica, durante, pelo menos, três minutos para permitir a observação do árbitro.

Exame em movimento – o cão deve movimentar-se a trote, em linha reta, na direção que o árbitro orientar sem demonstrar ansiedade, agressividade ou nervosismo.
Exame em conjunto com outros cães – da mesma forma o cão deverá se apresentar sociável sem aceitar provocações de outros cães e, principalmente, sem provocar.


2. O toucador:

Cães de pêlo curto – (boxer, doberman, mastife, pinscher etc.) devem apresentar-se asseados, dentes limpos (sem tártaro), pelagem brilhante, unhas aparadas e isentos de cheiros desagradáveis.
Cães de pêlo médio – (collie, golden retriever, setter etc.) além dos quesitos dos de pelo curto, devem estar escovados e com o pêlo desengordurado. Se o padrão indicar tosa, devem estar tosados de acordo com o descrito no padrão.
Cães de pêlo longo – (lhasa apso, poodle, maltês, bichon frisée etc.) além dos quesitos dos de pelo curto, devem estar escovados, com o pêlo desengordurado e tosados de acordo com o descrito no padrão.

3. O apresentador – o cão poderá ser apresentado por um handler profissional, amador ou pelo seu proprietário. Em qualquer dos casos o apresentador deverá respeitar o Árbitro, os organizadores do evento e seus colegas de competição com uma atitude esportiva qualquer que seja o resultado.



4. O Árbitro – é a autoridade máxima dentro da pista de julgamento e suas decisões deverão ser respeitadas, pois os resultados são indiscutíveis e irrecorríveis.


5. Dúvidas e Reclamações – quaisquer dúvidas ou reclamações deverão ser dirigidas à superintendência da Exposição.  


    Há quem ache estas exposições frescuras, outros acham essenciais para sua criação. Sei que o bom criador não dependerá somente de títulos em seu plantel, existem excelentes criadores que não participam de exposições, porém a de se levar em consideração, que os criadores que levam seus exemplares para exposições tenham talvez, eu disse talvez, mais cuidados com seus peludos, sabemos que existem maquiagens até para os peludos e ficam lindos com pelagem perfeita, mas sua estrutura não pode ser maquiada e o árbitro avaliará isso.
  Eu estou doida pra ir em uma exposição, gostaria de ir nessa mas realmente não sei pois é fim de semana do dia dos pais e é bem provável que viajemos para passar com meu sogro. Mas haverão outras e em uma delas eu irei e aí postarei as minhas reais impressões sobre exposições caninas.


Local da exposição:   PARQUE SÃO CRISTOVÃO, (PARQUE DA FESTA DA UVA) RUA MARGARIDA ZARDO MIRANDA, 617 – STA FELICIDADE – PRÓXIMO AO CORPO DE BOMBEIROS – ESTACIONAMENTO, RUA DOMINGOS STRAPASSOM AO LADO DO ESPAÇO DA CRIANÇA.



Fonte: Site da CBKC;
            Site Kennel Club da Grande Curitiba;
            Site webanimal


Postadop or Kely V.S.S.

   

4 comentários:

  1. adorei o post!
    abracos.
    http://lolitaquelate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, esperamos que torne-se leitora, tudo o que fazemos ou preparamos é para o bem dos Shi e nossa satisfação é claro!! rsss

    MUITO FOFO SEU BLOG TB
    Kely

    ResponderExcluir
  3. LOCAL PARQUE SÃO CRISTOVÃO, (PARQUE DA FESTA DA UVA) RUA MARGARIDA ZARDO MIRANDA, 617 – STA FELICIDADE – PRÓXIMO AO CORPO DE BOMBEIROS – ESTACIONAMENTO, RUA DOMINGOS STRAPASSOM AO LADO DO ESPAÇO DA CRIANÇA.

    VOU COLOCAR NO POST TB.
    Abç Maurício.

    Kely

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.