TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CRUZAR, CASTRAR?!!!!

 Muitos proprietários de Shih-Tzus se veem pensando nestas questões castrar seu cão , não castrar, ter filhotes dele....o que fazer?!! Não é uma questão muito simples afinal somo seres intensamente ligados por laços afetivos aos nosso a ancestrais e progenitores e, por isso muitas vezes é que pensamos que precisamos da continuidade de nosso amigo peludo através de seu filhote, o que necessariamente não está incorreto já que somos emotivos.

   Porém deve-se levar em consideração muitos fatores, vou falar primeiramente sobre a castração.


  Sabe-se que a castração é um método contraceptivo definitivo, o qual o cão não poderá mais reproduzir. Este é na minha opinião o único contra da castração, é claro que é um ato cirúrgico que envolve cuidados pós operatório, especialmente em fêmeas, mas atualmente os métodos cirúrgicos estão bastante evoluídos e é recomendadíssimo que se procure por excelentes profissionais e se investiguem seu histórico antes de qualquer procedimento em seu cão. À favor da castração existe para a fêmea o não incômodo (para muitos proprietários) do cio, o menor risco de aparecerem câncer de mamas entre outros, para o macho ele não precisará demarcar seu território, e ambos serão normais sem qualquer problemas psicológico por não ter cruzado nem uma vez, e quanto mais cedo for realizada a intervenção cirúrgica (castração) melhores serão os benefícios, converse sempre com seu veterinário de confiança.

Cirurgia de castração e hérnia umbilical Cacau-
Maio de 2010.
Cirurgia de castração e hérnia umbilical  Cacau-
10 dias depois.


   Existe também a castração química que não necessita de cirurgia, algo que segundo leituras que realizei é muito novo e há controversas entre pesquisadores, médicos veterinários e protetores de animais, eu também não tenho opinião formada sobre o assunto e acredito que o mesmo deve sim ser muito debatido para que não prejudiquemos nossos cães, por isso amigo do nosso blog, pesquise sobre a castração química, pergunte ao profissional de confiança e depois comente aqui o que ouviu será muito bom para todos.
  Há também muito mais leituras sobre castração que você pode e deve fazer antes de qualquer decisão.

Ultrasonografia da gestação da minha Diny
 Quanto á cruzar, muitos proprietários de canis, incansavelmente recomendam o não cruzamento para proteger a raça porque eles se preocupam muito com ela, pode até ser que alguns realmente se preocupem, mas na maioria das vezes querem apenas eliminar concorrência. Outros são criadores responsáveis, que estudam, que se preocupam com cruzamentos mal estudados ou nem um pouco estudados feitos à revelia, estes cruzamentos é que acabam com uma raça e a tornam distorcida de suas origens.

Diny e seus bbszinhus
 Bem aqui vai a minha opinião, não sou contra cruzamento domiciliar, desde que seja responsável de verdade, ou seja, que os cães sejam padrão, que sejam saudáveis, que possuam genética e temperamento de acordo com a raça, que tenham acompanhamento veterinário, com exames, ultrasonografia, que seja realmente bem feito, caso o proprietário não tenha recursos pra isso, então castre seu cão e não coloque em risco a vida dele e as características da raça, isso sim é amar o seu cão é querer o melhor.

 FAÇA, MAS FAÇA BEM FEITO!!! Essa é minha opinião. Quer deixar a sua?!! Comente.

Postado por Kely V.S.S.

34 comentários:

  1. acho que só deve cruzar quando a pessoa está preparada para isso, tem estrutura física, psicológica e bastante conhecimento da raça! Conhece bem os padrões da raça e sabe cuidar dos filhotes. Eu mesma tenho um shihtzu, mas não pretendo de forma alguma cruza-lo, principalmente porque ele é meu companheiro, não uma máquina de dinheiro! E tenho medo também do que possa acontecer com os filhotes, quem vai adota-los, etc.
    Conheci hoje seu blog, está de parabéns. Se todas pessoas que cruzam seus shihtzus ou se dizem 'criadores' fossem iguais vocês, não precisaríamos nos preocupar!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanessa é um grande prazer termos você como nossa seguidora, seus comentários só vêm à engrandecer o conteúdo, o qual sempre pensamos em não postar somente um texto sobre o quanto o shih-tzu é fofinho, isto todos já sabem, o que queremos é realmente orientar, nem sempre estamos certas, mas quem está 100%? O fato de não termos medo acredito já já faça a diferença para proteger eles, obrigada mais uma vez. Ass. Kely

    ResponderExcluir
  3. Eu só apoio a procriação de um animal quando o objetivo é aprimorar a raça. E isso não é fácil, requer estudo e dedicação.
    Odeio, odeio profundamente quem cria cães de raça para vendê-los e conseguir dinheiro. Mesmo que os trate o mais bem possível, lucrar com animais é errado!
    E também há o detalhe que não se sabe se os filhotes vão conseguir um bom dono. Encontrar uma pessoa que ama realmente o peludo e o trate de maneira adequada não é tão fácil. Os filhotes devem ser doados CASTRADOS, para que não caiam nas mãos de algum criador de fundo-de-quintal ou alguém que não tenha o mínimo conhecimento de criação de cães e os botem para acasalar.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo devc.,pois não é vendendo ou doando nenhum bichinho,que teremos certeza do AMOR que será dedicado a esses seres,pois AMOR nao tem limite e ganhar dinheiro em dar a alguem a oportunidade de ter um cao de raça pura faz muito bem a que ama,vc adquiriu seu cao da Raça Shih Tzu com quem?Acho que teve que comprá-lo e deve ter até o PEDIGRE do seu cao,não?

      Excluir
    2. Acredito que doação é um ato de amor sim, mas que não é a única forma de demonstrar, realmente como saber se quem o recebeu irá amá-lo e respeitá-lo? Não dá pra saber...
      E em meu canil, quando vendo um bb, procuro sempre saber do pretendente se está preparado pra ter um, se sabe de tudo q ele precisa, se não é um impulso por achar ele bonito...e também acompanho o desenvolvimento do filhote, mantendo contato, disponibilizando acompanhamento em tempo integral, solicitando fotos vídeos, não é possível fazer este trabalho 100%, mas consigo com 90% dos filhotes que saem do meu canil e sei que estão bem pois tenho o cuidado de não vender por vender e sim possibilitar ás pessoas que tenham um filhote de qualidade e segurança.
      Ass. Kely

      Excluir
    3. Verdade o que a Kely falou. Ela é maravilhosa. Comprei o meu Shih Tzu e sou prova do suporte que ela presta, o interesse em saber como está a adaptação, e acima de tudo, se estamos certos do queremos, se não é uma empolgação apenas. O fator decisivo para que eu comprasse dela é justamente o amor e a responsabilidade que tem pelos animais.
      Durante minha vida sempre tive cães de vários portes e que requeriam menos cuidados especiais que um Shih Tzu (desde Vira Lata a Pastor Alemão), todos adotados e numa época que castração não era requisito e nem barato, e jamais amei menos ou mais por isso, amor é amor independente de se foi comprado, ganhado ou adotado, porém a palavra chave é responsabilidade acima de tudo, pois se trata de uma vida.
      Sou contra aos criadores que o faz sem estas duas palavras, responsabilidade e amor.

      Excluir
    4. Nossa ceniara, até me emocionei ao ler seu comentário, muito obrigada mesmo...e dá ummonte de beijinhus na minha netinha Aika Mohiny....rssssss bjoks pra vcs

      Kely

      Excluir
  4. Concordo a Kely e a Ceniara! O fato de alguém alegar que castrar o cão é por amor a raça e bla bla bla, a pessoa esquece que ela não ganhou o shi tzu de graça, o canil não lhe deu o caozinho totalmente free ?
    Outro detalhe é que: Uma fêmea prenha não gera gastos absurdos como alguns dizem por ai, é só analisarmos como nasce um vira-lata de rua, sem dono, sem veterinário, sem ração de filhote para a fêmea, sem suplemento vitaminico pós parto, nasce na rua, na chuva, no vento, ou seja,o instinto animal faz o parto sozinho, e nasce bem, cresce e vira um novo vira lata ..rs! Sem complicações, minha gente! então esse "barulho" que fazem, ahh cuidar de uma femea prenha shi tzu é muito CARO, isso é medo de você se tornar o melhor e maior canil de Shi Tzu do Brasil. E tem canil que não vou citar aqui, que fala que pra vc criar shi tzu, você precisa ter uma fêmea campeã até na africa, que o padreador precisa ser campeão na angola. Gente, vou ser sincero, infelizmente o que mais tem no mercado é CBKC "comprado", quem entende, sabe o que estou falando, ou seja, essa historinha de pai, mãe, campeã, neto de bla-bla, pode ser que seja verdade, como pode ser que o pedigree foi comprado meus filhos, então, não se enganem e nem se iludem, Sou a favor da procria, desde de que, seja correta, Shi Tzu x Shi Tzu e que cuidem pelo menos da mãe e dos filhotes, até a venda, depois pronto, o pos venda é show de bola, isso é bacana, agora inventar historia de não procriar, que femea prenha se gasta rios de dinheiro, conta outra vai, pensa na cadela vira-lata que se vira na raça, sozinha.

    Outro ponto: A classe social que mais gera lucro as empresas, é a Classe C, adianta você ter uma fêmea campeã na Angola e por isso, vender os filhotes a 2000, 3000,00 ou mais? A classe C não compra, qndo pagam 800,00 acham caro, a não ser que você venda filhotes para os indinheirados, se o seu publico, seus amigos não são indinheirados, esquece! Seja inteligente e bom de negocio, venda os filhotes na média do mercado, que vc vai se dar bem, não ostenta pedigree, se não vc encalha filhotes e vc mesmo estraga a raça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse anonimo, disse tudo que muitos CANIL'S que se acham a ELITE, deveria ler este comentário e aprender como trabalhar. Muito interessante e explicado de forma inteligente a questão da prenhez, eu não tinha imaginado como se vira uma vira-lata a ganhar filhotes! Qual a diferença da fêmea shi tzu para a cadelinha da rua. NENHUMA!

      Excluir
  5. oi tenho um casal de shi tzu, minha cadela deu uma cria agora estou em duvida se devo castrar. qual é a melhor solução para preservar melhor a vida dos meus cães.
    tenho medo de se minha cadela ficar cruzando isso termine diminuindo a qualidade de vida dela. me ajude.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza é a castração, sem dúvidas, melhor se tivesse castrado antes dos hormõnios gestacionais. Mas, nunca é tarde.
    Att.
    Kely

    ResponderExcluir
  7. ola
    tinha uma shih tzu de seis meses, levei ela para castrar e ela teve 2 paradas cardiacas e veio a óbito! Hoje tenho outra, ela esta com 7 meses e ja entrou no cio! Queria castrar ela mas agora tenho medo!! O que faço, sera que a raça shih tzu tem mais riscos ou foi só uma fatalidade??
    Alguem me diga alguma coisa por favor???

    ResponderExcluir
  8. Sinto muito por sua bb, mas foi sim uma fatalidade, é o mesmo risco que nós humanos corremos em cirurgia, e milhares são feitas todos os dias. Mas mesmo assim eu castraria e em outro local se possível. Castrar é o melhor pra ela mesmo. Não tenha medo, sei q ficamso apreensivos e é normal mas é algo que raramente acontece, quando falamos em númerod e castrações realizadas todos os dias.

    Att
    Kely

    ResponderExcluir
  9. Me ajudem achei o fórum agora, tenho um shih-tzu ele vai pra 4 meses dia 14/08, nem tomou a ultima vacina ainda, quero saber se ja devo cruza-lo pois tenho parentes que querem os filhotes, ou se castro já. Só pra explicar tenho uma amiga que tem uma fêmea da mesma raça tanto meu (Chico) como a (Belinha) tem pedigree e são saudáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nem tomou vacinas iniciais e já pensa em cruzá-lo?!! Não...rss não faça mesmo, olha, ter pedigree e aparência saudável não garante que podem cruzar, há muitos outro fatores a serem analisados antes,como genética, problemas que ainda podem vir a aparecer o tamanho de ambos adultos, uma fêmea n deve NUNCA cruzar antes dosegundo cio, melhor ainda se for o terceiro cio dela, sugiro que pesquise muito bem antes, seu filhote n deve nem estar com os testículos prontos ele nem entrou na puberdade. Eu sinceramente comminha experiência com meus cães, sugiro que estudem muito e tem tempo pra isso, pois é um bb o seu ainda, antes de cruzarem, se amam eles façam isso, especialmente a mãe da fêmea, ela é que corre mais riscos, até mesmo d e vida.

      Excluir
    2. Olá. Obrigado por responder.
      Então pesquisando só vejo vantagem em castrar meu pequeno Chico, mais sei lá, as vezes acho que sou meio a moda antiga, ele só fica dentro de casa, pois moro em AP e trabalho o dia todo. risco dele cruzar de forma indesejada e acabar gerando filhotinho é praticamente nula, referente ao "pipis" realmente ele é um sem vergonha. mais normal, isso não me encomoda. Queria deixar ele seguir seus instintos sabe, ele é tão ativo, ele fica muito calmo depois de cruzar. tenho um rottweiler com 9 anos, não é castrado e nunca cruzou e esta vendendo saúde, penso em fazer o mesmo com meu pequeno... Ó DUVIDA....

      Excluir
    3. só retificando, ele fica muito calmo de de ser castrado. (isso que eu quiz dizer)

      Excluir
  10. Decidi... Não vou castra-lo não...

    ResponderExcluir
  11. Ok. Importante mesmo era ter pensado bem. E, se algum dia resolver é só levá-lo a um veterinário...rss

    Ass.

    Kely V.S.S.

    ResponderExcluir
  12. Olá, vou adiquirir uma shih tzu daqui há 30 dias, gostaria de saber, pois ouvi falar, que castrar faz o cachorro parar de crescer... é verdade? e com quantos anos eles param de crescer? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, essa eu nunca havia ouvido ainda...kkk com toda certeza que não. Pode castrar sem problemas. Só olhe bemd e onde está adquirindo como são cuidados os pis, etc... Att.
      Kely V.S.S.

      Excluir
  13. Ola,tenho um shih tzu macho ele tem 8 meses,gostaria de saber se ja posso colocar ele pra cruzar,por que algumas pessoas me falam que sim e algumas não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, acredito que el é realmente muito novo, pode até ter sim espermatozoides, mas acredito q muito imaturos ainda tb, pois ele está na puberdade canina, com 10 meses a 12 meses ele entra na vida adulta. Mas há casos de cães que cruzam novinhos, eu recomendaria q esperasse pra ter mais qualidade no material.
      Att.

      Kely

      Excluir
  14. Oi Kely, tudo bem com você? Li todos os relatos e a minha dúvida também é a castração. Meu Freddy tem 4 meses e é bem "taradinho" rsrs de uma vitalidade incrível. Sei que ele ainda é um bebê pois seus dentinhos nem nasceram ainda mas seus testículos já estão bem grandinhos ,,, A veterinária dele disse que devo castrá-lo com 1 ano mas eu gostaria de castrá-lo antes que aprendesse a erguer as perninhas . Moro num apt. e não seria conveniente pra mim pois trabalho. Acho que você me entende. Isso que depois de castrá-lo ele volta a fazer xixi sentado é mito pois não conheço nenhum cão que aconteceu isso . Gostaria da sua opinião .Posso castrá-lo com uns 6 meses? Não quero cruzar pois não pretendo ganhar dinheiro em cima do animalzinho que amo. Ele é legítimo , tem pedegri, comprei num canil sério e dedicado . A criadora me fez muitas perguntas quando entrei em contato para comprar um cãozinho pois na verdade eu não o escolhi foi ela que escolheu pra mim de acordo com o aquilo que eu queria e ela acertou em cheio . Eu disse que queria um machinho e que não fosse York ... Mas quero castrá-lo .Estou decidida . Aguardo resposta , obrigada .
    Cidinha

    ResponderExcluir
  15. Com 6 meses já é uma boa idade pra se castrar sim. Não vejo problemas. Poruqe esperar os hormônios chegarem, e que bom que deu tudo certo com vcs. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do blog.
    Hoje minha shih tzu está passando por uma cirurgia de castração.
    Eu também sou contra a reprodução irresponsável. As pessoas pensam somente no lucro que vão ter com o valor do filhotinho e não ligam para o resto.

    Eu jamais teria coragem de vender/doar um dos filhotes da minha cachorrinha para alguém que eu não tenho certeza que iria tratá-lo com muito amor e carinho, então optei pela castração (Também para evitar futuros problemas com a saúde da minha bebê).

    Acho que sou tão contra colocar minha cachorrinha para reproduzir porque peguei ela de uma casal que a comprou por impulso. Após perceber que não era apenas um bichinho de pelúcia que precisava de cuidados constantes, alimentação, passeios, brincadeiras, etc.. se arrependeram e começaram a maltratá-la. Batiam nela, não a alimentavam, aos 3 meses ela não havia tomado sequer UMA vacina e havia tomado banho somente uma vez.
    Jamais gostaria de vender um filhote para uma pessoa que fizesse uma coisa dessa.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Vou pegar uma shihtzu com 5 aninhos. Ela irá fazer o castramento e depois virá direto pra minha casa. Será que consigo educar ela pra fazer as necessidades na fraldinha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ela é especial? É paraplégica? Porque somente assim para usar fraudas, de outra forma isso é crueldade, pois não há necessidade disso, te digo uma coisa bem séria mesmo, se vc está pensando nisso melhor nem "pegar" ele, a não ser mesmo que ele seja deficiente físico. Mas também deve ser somente no pós cirurgico? Tb não há necessidade viu, a recuperação é bem rápida, talvez no primeiro dia, mas se ela estiver usando roupa cirúrgica q é o recomendado nem precisa de fraudas. Se o xixi e cocô dela já é um problema pra vc antes de ela vir, recomendo de coração pelo bem dela e seu que não a adote. Att. Kely

      Excluir
  18. Oi eu tenho uma Shih Tzu e ela vai fazer 1 aninho eu gostaria de cruza-la no quarto cio depois já castrar em seguida, entretanto me falam que o cruzamento pode diminuir o tempo de vida da minha cachorrinha e eu sinceramente ñ sei se é verdade ou mentira...eu queria deixa-lá cruzar pelo menos uma vez!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qUANTO MAIS CEDO VC CASTRAR ELA MAIS VIDA SAUDÁVEL ELONGA ELA TERÁ. Ela ter filhotes implica em muitos riscos desnecessários, inclusive risco mesmo de complicações no parto. Pra que correr esses riscos? Se vc não estudou a raça, não é criador, não entende de cruzamentos de genes recessivos por exemplo, não há nada que seja positivo em cruzá-la. Cruzamentos de cães de raça devem ser feitos somente por profissionais da cinofilia é o correto é o melhor, pois eles sabem qual femes pode se rmatriz, possui ossatura e sabem o que fazer emc asos compllicados de partos. Sabem escolher os casais, o que precisam etc.... CASTRE-A O QT ANTES ISSO É O MELHOR MESMO A SE FAZER POR ELA.

      Excluir
  19. ola
    tenho um macho e ganhei outro,ambos shitzus de 5 meses e nenhum castrados
    Eu queria saber se eu castrar é certeza de que vão parar de tentar ser dominante e subir um em cima do outro ou não.
    e se tem um jeito deles pararem sem ter que castrar? pois eu queria colocar para cruzar

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia, tenho uma shitzu e gostaria de saber com quantos meses eu poderia castrá-la, e gostaria também de saber se a castração pode deixar alguma sequela, pois eu já tive uma pastora e depois que ela foi castrada ela começou a ficar com incontinência urinária. Isto se deve a castração? Gostaria também de parabenizar vcs pelo excelente site ....tudo o que eu procuro aqui eu encontro.....PARABÉNS..................................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não tenho como responder suas perguntas, pois não sou médica veterinária, apens uma recomendação de que a castre antes do primeiro cio, que geralmente ocorre por volta dos 6 meses de idade. Não posso exercer uma profissão ilegal, me desculpe, o melhor que faz é tirar suas dúvidas com um médico veterinário de sua confiança. e obrigada por ler meu blog, procuro sempre atualizar e postar coisas que sirvam pra nossas vidas. Att Kely

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.