TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Feiras X Canis


Feiras de cães são concorrentes de canis, nem sempre, pois temos feiras com diferentes objetivos e canis também com diferentes objetivos e ambos de cães. Mas como assim? São todos com cães e todos diferentes? Sim, vamos começar pelas feiras.

Feiras para adoção    &      Feiras para Vendas

São muiiiiiiiito diferentes, uma com objetivo de proporcionar um lar, amizade, respeito entre o cão que precisa de tudo isso e o seu futuro dono. A outra com objetivo de vender, me dá náuseas, é sério, outro dia fui ao supermercado num domingo e ao lado vi movimentação de carro e por trás deles percebi cercados e ouvi latidos é claro que fui ver do que se tratava, e para meu espanto, eram filhotinhos de várias raças, e haviam shih-tzus também, nossa me deu nojo de falar com a tal "criadora", os cães visivelmente desnutridos, olhos proeminentemente saltando para fora do crânio, as pernas bambalhando de fininhas, um festival de horrores, perguntei à mulher quanto custava ela me disse R$500,00, eu me roí por dentro, mas contiuei a questionar parecendo-me interessada, e disse que gosto mas que a ração é muito cara pra eles, e ela pasmem me dise que nada vc pode comprar alí mesmo no mercado e também tem lugares que vendem à granel que sai bem baratinho e que eles comem muito pouco, eu me segurando mas queria ver até onde iria para vender um filhotinho, perguntei dos pais, ela disse que a mãe  dos filhotes estava em casa, mas que estava tão fraquinha  depois que teve os bebês qu está de resguardo, ora, mais de um mês e a mamãe estava convalecida? Imaginei o estado da femeazinha e quase chorei alí mesmo, nem quis saber mais nada saí dalí antes que enfiasse a mão fechada naquele monstro.
Este é o tipo de feira que acaba com a raça, primeiro não cuidam da saúde dos pais e sequer dos filhotes, eles estando se movimentando é o que basta para procriarem, e as pessoas que compram alí, não podemos condená-las, pois acham todos maravilhosos não possuem nenhum conhecimento que os levem a identificar algo de errado, acham barato e acabam levando animais possivelmente doentes que fatalmente vários irão à óbito e os que teimam em sobreviver, o dono que quiser salv-alo terá de gastar muito dinheiro com veterinário, remédios e vitaminas o que transforma o quinhentos em alguns mil reias facinho sem perceber. Sem falar no preço, um absurdo vender um shih-tzu por quinhentos reais gente, pra se vender um filhote por este preço, é porque não se gastam praticamente nada para sua criação e manutenção saudável, por este preço imagino as condições sanitárias, de alimentação e saúde a que são expostos este animais explorados por estes monstros. 
Por isso, caso queira adotar vá à FEIRA DE ADOÇÃO e adote de  quem lhe pedir informações sobre você e sua família, que exija seus documentos e que você exija um cão já castrado, esta feria sim é um feira de amor ao animal. Já as outras, sou totalmente contra, são insanas, não encontrei palavra melhor.

Canil     -     CACHORREIROS    E     CRIADORES

O que é um canil?


É um local onde se estuda, desenvolve e reproduzem uma raça ou mais de cães. Ela pode ter uma mega estrutura se for de plantel (cães que fazem parte do canil)  com muitos cães, ou pode ser chamada de artesanal quando com uma raça apenas e com plantel pequeno onde criam-se em uma casa por exemplo. Um canil dirigido por verdadeiros criadoes, tem um organização e afazeres diários, possuí rotina e preocupação com a higienização do local, espaço para os cães de acordo com o porte deles, preocupa-se com a saúde dos cães, mantém todos saudáveis e pra isso investe, ama a raça e quer preservar a mesma. Tem um plantel com exemplares padrão da raça e não vende á pessoas que os querem por impulso, o bom criador tem responsabilidade também com o futuro dos filhotes por eles gerados e faz sim um questionamento aos compradores para ter certeza de que eles estão preparados para ter um filhote.

Ao contrário de um CACHORREIRO, que quer vender á todo custo, que só te diz maravilhas sobre o filhotinho, que te faz ofertas, baixa ainda mais o preço, não quer nem saber onde o cãozinho irá ficar e já vai dizendo, como o cãozinho te adorou, ele te escolheu e blá blá blá...este cachorreiro não está apenas nas feiras de beira de estrada, ele pode ter um canil sim, te fornecer Pedigree, kit de filhote, etc, porém não tem qualquer responsabilidade sobre a preservação da raça ou com o futuro da filhote e da família que o está levando pra casa, simplesmente quer vender, obter dinheiro fácil. Não é difícil de perceber as diferenças entre um criador e um cachorreiro, basta que você observe, faça algumas perguntas básicas, sobre a criação, sobre a raça, sobre gastos com o cão que você terá, com as respostas você identificará o "joio e o trigo". Não tenha receio em querer conhecer o local, você tem direito, especialmente de conhecer os pais dos filhotinhos especialmente no local onde vivem. é bem possível que você possa encontrar somente a mãe no local, isso pode acontecer tanto com o criador quanto com o cachorreiro, pois um bom criador muitas vezes procura por um padreador (pai da ninhada) fora de seu plantel pela genética, para que seus padreadores tenham uma certa "folga" nas coberturas. As fêmeas devem estar com boa aparência, não se preocupe se for um canil de shih-tzu por exemplo e os cães estiverem todos tosados, isso também não significa ser um cachorreiro, pois pra um plantel é difícil manter a pelagem longa, e de nada adianta pelos longos e saúde fraca, então observe as condições do cão se estão saudáveis, se correm, pulam se estão felizes, isso sim conta na diferença entre cachorreiro e criador.

ADOTE COM RESPONSABILIDADE!

COMPRE COM QUEM AMA A RAÇA!


Imagens de kely e Internet, texto Kely.
Postado por: Kely V.S.S.

7 comentários:

  1. Minha irmã mora em Curitiba e está louca atrás de um filhote de Shih Tzu fêmea de pelagem mais clara. Você poderia me indicar um criador confiável?

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta, eu recomendo o Green Day Kennel, fale com a Patricia, meu Kalel, ira´cobrir uma das femeas dela, marca com ela pra irem conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Olá eu tenho 2 shih-tzus, queria fazer um canil para eles no quintal de casa, gostaria de saber se esse da foto ficou grande, tomou muito espaço e se ficou caro, com quem devo falar para fazer um canil parecido com esse?

    Obrigada!!!
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Oi anônimo, olha pra se fazer um canil no quintal de sua caa para shih tzus, terá de ser bem especial pois os shih tzus não são cães de canil de quintal ele são de dentro de casa, não podem ficar em local que pegue chuva ou ficarão doentes. O canil tem de ser grande tipo uns 2X2 coberto, arejado, e com portinha para saírem quando tem sol, mas ele não podem viver bem trancados não assim como imagina um canil para um cão de guarda por exemplo...eu não ocnsigo ver algo assim para os shih. A foto no texto ilustra um tipo de significado para a palavra canil, mas não diz que um canil para shih tzu seja desta forma. Ok?!!

    Att.

    kely

    ResponderExcluir
  5. Olá Kely! Quero dar um shih tzu para minha filha de 5 anos. Estou em São Paulo. Que bons canis vc indica? Parabéns pelo blog. Obrigada, Tatiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, um novo membro na família é sempre bom, ainda mais um ser tão especial, o que deve-se levar em consideração é que eles vivem aproximadamente 15 anos, e se vc está disposta e lhe proporcionar qualidade de vida todo esse tempo. Bom que vc está lendo sobre a raça, isso já demonstra um certo cuidado, parabéns. Bem, qt à canis, primeiramente tenho de dizer que eu tenho o meu com poucos dogs mesmo , nem quero mais, mas é o que posso lhe indicar de olhos fechados, rss neh, mas trerei bbs apenas para final de março/14. Eu realmente não tenho conhecimento para indicar, tem um que eu realmente conheço e indico mas é de Curitiba PR e parece que ela Patrícia tem filhotes disponíveis agora. é o Green Day Kennel, ela envia pela TAM. Eu tb envio..rss caso não tenha pressa em ter um filhote. é bom ler bastante, mesmo procurar, se puder o melhor é visitar o canil, ver como realmente são criados, bisbilhotar mesmo, um bom criador fará questão que vc veja, já o mal, vai tentar não deixar vc ver nada e sempre arrumar desculpas. Boa sorte em sua busca. E obrigada. Feliz Natal, e onta e mostra seu bb quando o tiver. Kely

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.