TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO!

 Achei esse artigo super interessante na internet e quis partilha-lo com vocês! Vale a pena ler..



A importância da socialização

 

Quando falamos de socialização, não estamos somente falando de que um cão deva viver harmoniosamente com outros da sua espécie. A socialização vai além da apresentação entre cães.

Um cão quando não apresentado à diversas situações, principalmente quando filhote, fatalmente virá a ter fobias de certos acontecimentos. É muito comum vermos cães que, além de não serem sociáveis com outros cães, têm medo de carros, barulhos altos, pessoas (incluindo crianças), subir e descer escadas, têm medo de ser tratados (atendimento veterinário, cuidados com a higiene), alguns apresentam medo até mesmo de brinquedos.
Bonnie e Cacau- Encontro de Shih Tzus realizado em Abril.
Sabemos que pode ser complicado apresentar o filhote ao mundo, mas não é impossível e, com certeza, será vantajoso. Antes de o cão completar o ciclo de vacinação, é recomendado que este não vá a rua, mas não quer dizer que ele não deva conhecer a rua. O filhote pode e deve freqüentar locais públicos no colo, andar de carro, ser acostumado a ser tocado, ser exposto a diversas situações, conhecer outros cães que se tenha à certeza de serem vacinados e estarem saudáveis. Pode-se levar o filhote à casa de amigos, que tenham cães ou não, e há tantas outras situações as quais um filhote deve vivenciar.
A socialização é tão importante, que deveria ser regra geral adotar a “regra de sete do filhote”, onde se aplica que, com sete semanas de vida, o filhote já deve ter estado em sete diferentes superfícies, brincado com sete diferentes tipos de objetos, estado em sete locais diferentes, encontrado e brincado com sete novas pessoas (incluindo crianças e idosos), ter sido exposto a sete desafios, comido em sete diferentes vasilhas e em sete lugares diferentes…
Como podemos notar, é importante que, desde novinho, o cão tenha experiências variadas e seja exposto a todos os tipos de estímulos. O cão tem seu período considerado limite para a verdadeira socialização até os quatro meses de idade, depois se deve sempre apresentá-lo a novos desafios e estímulos.
Apresentar um filhote a tudo que existe no mundo é algo impraticável e, mais importante do que isso é ensiná-lo a lidar com o novo. Certamente dá trabalho carregar o cãozinho no colo para todos os lugares, mas trará vantagens. Ter um cão socializado é ter um cão equilibrado.
Autora Chris Costa: adestradora de cães pelo método sem castigo e dogwalker.
Postado por Taís Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.