TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE - PARTE III

  Já falamos em testes a realizar em filhotes para escolher temperamento, em gênero (macho ou fêmea), aqui vamos dar continuidade às dicas de antes da compra de um filhotinho de shih-tzu alguns detalhes que muitas vezes deixamos de averiguar no momento da escolha que podem trazer incômodos ou problemas num futuro próximo ou mais distante, mas que podem aparecer.


Aislin Roses com alguns dias de vida (canil)


A idade para levá-lo pra casa

Aislin Roses com 24 dias de vida (canil)
   É normal ficarmos ansiosos à espera do novo membro da família, e depois de escolhido o sexo, podemos separar da ninhada apenas o os do gênero escolhido, mas, um dos cuidados para uma melhor escolha é a idade do filhote, saiba que quanto mais velho ele for (filhote) menor a chance de erro, pois ele já terá muitas de suas características melhor desenvolvidas, poderemos ver o pelo se está perfeito sem falhas ou foscos, a trufa (nariz) bem pigmentado e sem secreção mas úmido, olhos que não apareçam o branco, também sem secreção e brilhosos e vibrantes,  com boa audição, bem atento aos ruídos ao seu redor, que não apresente sinal de nanismo, raquítico, que tenha boa formação corporal, ande com firmeza bem disposto, que não morda em demasia e que não seja muito tímido ou acuado, se for macho que possua os dois testículos já na bolsa escrotal, a falta de um dos testículos (monorquídio) ou os dois (criptorquídio) é um defeito grave, não esteja magro e nem gordo demais, não apresente feridas, crostas ou calombos pelo corpo (a não ser que tenha recebido vacina em dias próximos e somente no local), que não apresente diarréia, que os órgão genitais tanto fêmea quanto macho não possuam corrimento como pus, sangue, etc, a fêmea também deve estar com o aparelho reprodutor perfeito. Para não esquecer destes detalhes, porém importantes, anote-os e vá examinando, perguntando ao criador e analise as respostas obtidas se são certas ou demonstraram dúvidas, se possível leve à um médico veterinário para que ele mesmo faça o exame, e exija um atestado de saúde por parte do criador, o atestado fornecido pelo criador não lhe trará todas estas informações ele somente lhe dará garantias de que o filhote está saudável e que não possui moléstia infecto-contagiosa e terá validade apenas por alguns dias, por isso a importância de um profissional de sua confiança dar o seu aval.

Aislin Roses com 37 dias de vida (canil)

   E não leve pra casa um filhote recém desmamado, ele, provavelmente ainda nem tomou  uma dose de vacina e, se tomou, a mesma ainda não tem seu efeito de imunização inserido no filhote, ao desmamar o que acontece geralmente por volta dos 30 dias de vida, quando a mamãe inicia o desmame, além do que a convivência com seus irmãos e mais cães lhe dará oportunidades de vivência e aprendizado que nós humanos não temos condições de lhe fornecer, por isso temos muitas vantagens ao adquirir um filhote com 60 dias ou mais, pois ele já estará melhor preparado e também com mais uma dose de vacina, então, mais protegido.




Aislin Roses em casa com 58 dias.
Além de todos esses detalhes com o filhote, indo ao canil você poderá observar as condições da criação, limpeza e higiene devem ser perfeitas, observar os pais, e os outros cães se são de aparência saudável, um cão que não é bem tratado logo nota-se em sua aparência, questione com o criador caso tenha alguma dúvida, um bom criador não terá nada a esconder. Aliás ele também lhe fará algumas perguntas para saber se você está apto a ter um filhote.




 Naturalmente, teremos maior garantia de realizarmos uma boa escolha tomando estes cuidados citados, e quanto mais idade tem o filhote maiores também serão nossas garantias de acerto porque com o crescimento as características dele vão se acentuando e, por isso só devemos adquirir um cachorrinho com, no mínimo 45 dias de idade, mas recomendo 60 dias.


Fonte: Livro Shih-Tzu, origens, cuidados, (...), e experiência própria.

Postado por Kely V.S.S.


2 comentários:

  1. Olá, descobri seu blog hoje e pretendo ler todos os posts, porque no domingo foi pra minha casa a nova integrante da familia, uma fofurinha linda maravilhosa, minha Thayra, tenho outros 9 cães, 6 são resgatados da rua, 2 cuidei desde filhotes todos SRD,e uma Schnauzer (modestia a parte perfeita, linda)mas sempre quis uma shih tzu,e estou amando, a Thayra é linda, graciosa, um amor, esta se comportando tão bem, apesar de ser uma pimentinha super eletrica, não da sossego pra outras 3 (agora são 4 dentro de casa), adorei o blog e sei q vou aprender muito aqui, pena q não posso participar dos encontro sou de londrina. Obrigada por compartilhar todas essas informações.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, ai que lindo de sua parte cuidar desses anjos de 4 patas, parabéns mesmo!! E, que bom que agora tem uma dessas peludinhas graciosas q são as Shih, os Shih tb não deixam por menos...kkkk

    Envia fotos dela pra eu colocar na capa...bjokasssssssssss veja na página PELUDOS DO BLOG pode se ruma foto com vc junto tá, vc quem sabe!! Pena mesmo q estão longe!!

    Bj da Kely

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.