TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

COMPORTAMENTO - INTRODUÇÃO

    Vamos dedicar alguns posts para falarmos em comportamento nossos e dos nossos peludos. 
   Primeiramente não podemos nos esquecer que são animais e que seus instintos naturais exercem grande influência em seu comportamento e na educação que queremos, na forma que queremos moldá-lo para em nossa necessidade seja facilitada a convivência. E, quanto mais cedo interferimos, melhores e mais rápidos serão os resultados esperados. E, por mais que acreditemos que já está pronto, sempre deveremos reforçar os ensinamentos, pois seus instintos estarão sempre presentes e sua essência canina permanecerá a mesma. Não se deve substituir um humano, especialmente um bebê humano por um cão, e isso é bem fácil de acontecer, especialmente por pessoas que não tem filhos e até mesmo que os já tem e já cresceram que é o meu caso, e tenho sempre que me "policiar" para não misturar as coisas...(risos) e saber que meus bebês peludos são cães que latem, mordem, fuçam, cheiram, etc mas que dependem totalmente de mim independente de sua idade, e que meu amor mesmo sendo materno, não pode ultrapassar certos limites e correr o risco de humanizá-los o que, mais cedo ou mais tarde poderia nos trazer alguns problemas.

Kalel e Dny
   Como a maioria do cães de companhia, o Shih-Tzu se adapta facilmente à nossa rotina  e também ao seu condicionamento como local para suas  necessidades, não morder móveis, se comportar com visitas, etc.
E, caso este condicionamento do Shih-Tzu não seja feito desde o primeiro dia dele em casa, sua convivência pode se torna um pouco complicada, como procurarei falar nos próximos posts.
Devemos ter consciência de que o que mais precisaremos para obtermos êxito é PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA, sem qualquer uma destes adjetivos, já começamos derrotados. Outro ponto fundamental é saber que o objetivo do treinamento não é obter o domínio sobre o cão, mas sim, que ele se condicione às regras da casa, saiba quem está no comando e não venha a causar problemas de convivência que possam de certa forma "estragar" o amor de seus familiares humanos. E muito menos que problemas comportamentais, para nós humanos problemas, para eles não há nada de errado, que sejam motivos para devoluções, há pessoas que devolvem os cães à quem os vendeu, ou abandone-os à própria sorte e alguns casos que ocorra separação de casais, e olha que isso ocorre e, possivelmente poderia ser facilmente corrigido, bastando somente compreensão e um pouco mais de dedicação.

Kalel e Diny
   Não queira que seu cão faça o que você não ensinou. Se você tentou um, duas ou até três vezes e ele não faz, é porque precisa de mais algumas aulas, e, após aprender, elas devem ser realizadas de vez em quando, e ter cuidado para não fazer com que o cão cometa faltas, como por exemplo, seu bebê peludo já aprendeu o local para fazer suas necessidades, mas ás vezes você o "pega" fazendo fora do local, acontece que o erro pode ser nosso, pois especialmente as fêmeas não fazem se o local estiver sujo, olhe o local antes de ficar irritado com ela. Ou seja, por alguns detalhes podemos perder o trabalho que tivemos.



Postado por Kely V.S.S.


Referências: Livros: Adestramento Natural e Shih-Tzu, origens, cuidados, criação (...).

5 comentários:

  1. eu peguei meu shih-tzu com 5 anos e ele veio acostumado a fazer xixi na rua mas eu quero que ele faça em casa no jornal mas ele não faz de geito nenhum por favor me de algumas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Thiago vc quer justamente o oposto de todos... bem isso será mto, mto difícil, mas n impossível, tera ter multiplicar sua paciência, já tentou pipi, aqui pode? Tipo produto q estimula o local onde quer q ele faça xixí? Sugiro tb que compre um pipi doli com um postezinho, enrole jornal no poste e leve pra passear junto, qd ele for fazer pipi vc coloca o poste pra ele ir acostumando, pinga gotas do produto no jornal q enrolou no poste, vai levando e deixando ele acostumar com o poste e o cheiro, mas olha isso é treinamento para vc e para ele e não é rápido viu já q ele tem 5 anos. Sempre que ele fizer pipi no poste elogie mto, de carinho faça com ele saiba q vc gostou, e se ele fizer fora só diz não e mostra o poste pra ele, tudo isso na rua mesmo. Tem que ser todo dia até q ele reconheça o poste em casa e sinta-se bem pra fazer nele. Mas n deixe de passear com ele por causa disso tá?!! Ou ele pode ficar depressivo e doente, com problemas comportamentais por não sair mais.

    Atenciosamente,

    Kely

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelas dicas.
    Eu vou tentar.

    Thiago

    ResponderExcluir
  4. Eu tentei mas não consegui ele não sei por que não quer fazer na varanda no jornal. Seria muito bom se ele fizesse pois nos dias de chuva fica muito ruim.
    O que posso fazer para convence-lo de que ele pode fazer no jornal em casa pois ele não faz de jeito nenhum eu não sei o que acontece.
    Vc poderia o que pode estar acontecendo com ele por ele não fazer. Se por acaso ele sofreu algum trauma o que faço para tirar esse trauma.

    Thiago Lourenço

    ResponderExcluir
  5. Bem Thiago pra conseguir não será em uma, ou duas tentativas, ele há anos está acostumado a fazer suas necessidades passeando, então pra tirar isso dele leva-se sim um bom tempo, e vc tem de ter muita, mas muita paciência e calma com ele, ele não entende o que você deseja assim tão rápido e colocar jornal na varanda pra ele não quer dizer nada, como te falei tem de compra rum postezinho e ir passear com ele e na hora q ele querer fazer xixi vc coloca o poste pra ele ir se acostumando com o poste, mas isso leva-se alguns dias ou até semanas, se vc fizer isso todos os dias será mais rápido ele acostumar com o postezinho, mas se falhar um dia, ele não vai associar o xixi com o poste, jornal não quer dizer nada pra ele. Aconselho ainda que vc envolva o poste com jornal quando for passear, assim ele associará. Mas olha de nada adinata brigar com ele viu?!! Ele não entendoo que vc quer assim tão rápido. Boa sorte!!

    Kely

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.