TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sábado, 18 de junho de 2011

PRIMEIROS SOCORROS

Estamos sujeitos à acidentes, nossos peludos por mais que cuidemos deles não escapam deste terrível fato. Devemos estar sempre atentos, pois há acidentes, ou sintomas em que seus primeiros sinais são percebidos por nossa observação, outro pelos sinais demonstrados pelos cães, como gemidos, choro forma de andar, etc.
Os acidentes  mais comuns aos cães são: atropelamento, que pode ocorrer até mesmo em nossa garagem, choques elétricos (eles adoram morder, um fio então é uma festa), quedas (quando vamos escová-los, secar por exemplo), ingestão acidental por um produto nocivo ou tóxico  (no passeio coisas do chão até mesmo uma folha vegetal, produto químico em casa, etc.) e brigas com outros peludos, entre outros, estes são os mais comuns.
E podem ocorrer em qualquer idade, peso ou tamanho. Aqui expondo os mais comuns.

FRATURAS
Podem ser internas ou externas (exposta) quando houve ruptura de tecidos e o osso fraturado nos é visível. Podem também serem apenas rachaduras ou rompimento total de um ou mais ossos.
Diny 
Nem sempre estamos por perto na hora do acidente, se caso estiver presenciando, deve-se primeiramente manter o animal calmo e chamar por um médico veterinário em urgência, caso necessite remover o animal se estiver no meio da rua por exemplo, todo cuidado possível deverá ser tomado, pois a remoção indevida pode colocar a vida dele em risco, eu particularmente, pararia o trânsito buscando sinalização até o atendimento médico veterinário chegar, se houver sangramento o procedimento é tentar estancar o local com pano limpo e um pressão no ferimento. E quando não estamos presentes, devemos observar o comportamento do peludo, se ele está mais quieto do que de costume, se não foi ao seu encontro ao chegar em casa, se estiver mancando, podem ser sinais de algum tipo de fratura, e você deve movê-lo com cuidado e com calma, transportá-lo no seu colo se você não for o motorista, até uma clínica veterinária de sua confiança para realização de exames para constatação do fato e tratamento.

INTOXICAÇÃO POR INGESTÃO ACIDENTAL
Aqui em casa toda manhã antes de eu abrir a porta pros meus Shih-Tzus irem para frente de casa,onde correm e brincam, tenho de fazer uma varredura, pois há sempre folhas de uma árvore e os mesmos insistem em ingerí-las e sempre acabam vomitando, ainda bem que vomitam e o problema termina alí, mas e se o cão ingere e não consegue expelir?  E quando ingere um produto tóxico como um produto de limpeza devemos levá-lo imediatamente ao médico veterinário e se possível levar a embalagem do produto junto pois isso poderá salvar a vida dele, na embalagem há informações específicas para antídotos ou sua formulação descrita ajudará na decisão do veterinário com o que utilizar naquela situação. Nunca tente induzir o vômito. Na dúvida, leve todas as embalagens que tiver por perto. Como saber que seu cão ingeriu algo? Ele com certeza estará demonstrando sinais, comportamento de doente mesmo, apático, deitado, enjoado, espuma na boca, moleza.

ASFIXIA
Diny
Isso já aconteceu várias vezes aqui em casa, principalmente quando são filhotes, e quando estão se alimentando, comendo sua ração normalmente os filhotes são mais "afoitos" ao comer e querem encher a barriguinha com certa pressa, ainda mais se eles tiverem concorrência por perto. Pode então que na pressa fiquem grãos de ração presos em sua garganta, ele mesmo por resposta do organismo irá tentar retirá-la, caso ele não tenha sucesso rápido em suas primeiras tentativas, você dever tentar retirar com auxílio de uma pinça se a mesma estiver por perto, sempre com calma, pois se você estiver assustada, assustará ainda mais o peludinho que já está em uma terrível situação, caso não tenha uma pinça pode-se tentar retirar com o dedo, mas eu acredito que isso só funcione com outros objetos, eu realizo o movimento de pressão logo abaixo/entre as costelinhas deles, segurando com ambas as mãos e apertando, não muito forte é claro, pois poderia fraturar os ossinhos, fazendo com que o que estiver preso na garganta seja expelido para fora, sempre obtive sucesso nesta intervenção. Este procedimento dever ser feito quando não é possível retirar o objeto com a pinça ou com os dedos.


FERIDAS E MORDIDAS

Sabemos que nossos adoráveis Shih-Tzus são dóceis e sociáveis, porém seus instinto animal está alí, e a qualquer momento uma briga entre shih ou qualquer outro cão pode vir a acontecer, seja por posição hierárquica, comida, brinquedo,  cio, ciúmes ou mesmo incompatibilidade. E um deles ou ambos pode sair da briga com ferimentos. Seu houver ferimentos leve com sangue, lave o local com soro fisiológico, na falta deste, use água potável sem encharcar todo o pelo e estanque-o sangue com uma gaze ou pano limpo, e utilize um antiséptico no local, caso necessário, leve-o ao atendimento profissional. Se for um ferimento grave com corte profundo e muito sangramento tente estancar o sangue com pano limpo e leve-o imediatamente ao  atendimento de urgência veterinária. Lembre-se sempre que uma ferida exposta é uma porta aberta para infecções. Em brigas entre Shih-Tzus pode ocorrer lesão ocular, seus olhos grande colaboram para isso, por isso observe após uma briga se seu cão passa a patinha várias vezes sobre o olho, mesmo não sendo visível, pode te ocorrido alguma lesão a qual necessita de tratamento para não evoluir para uma infecção e seu peludo correr o risco de perder a visão.


VÔMITOS
Pode ser sintoma de alguma doença ou de intoxicação  ou simplesmente ocorrer por sensibilidade momentânea em alguma parte do aparelho digestivo sem ter gravidade, é o que acontece com meus peludos quando encontram e comem aqui na frente de minha casa folhinhas de uma árvore na calçada como eu mencionei em texto acima.
Diny
Independente de qualquer ordem, devemos é observar se a ocorrência de vômito é um fato isolado ou outros sintomas acompanham-lo como diarreia, apatia, por exemplo.  Suspenda qualquer guloseima, ou novo alimento, pois pode ter havido uma intolerância (rejeição) àquele tipo de alimento. Após isso, e se você não deu nada diferente ao seu Shih-Tzu, então interrompa totalmente alimentação, deixe água á vontade e não perca tempo, leve-o ao atendimento do médico veterinário de sua confiança.


Tenha sempre em casa: Soro Fisiológico, gaze e um antiséptico.

Postado por Kely V.S.S.



Fonte: Livro Shih Tzu, Origens, cuidados, criação, adestramento e saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.