TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

COMPORTAMENTO - CASOS E SOLUÇÕES

   Eu não sou muito chegada no "copie e cole" porém ao ler este texto, entendi que ele é muito interessante e que não precisa de ajustes ou mudanças, e que ele pode ajudar muitas pessoas e peludos, assim sendo, realizei o "copie e cole" por ser útil da forma em que se encontra.


   Eu tenho três cães raça boxer com 11 meses. Os três e estão cavando buracos no quintal e estragando o gramado. Gostaria de saber porque estão fazendo isso todos os dias e como resolver.
  Cães cavam porque são cães... Escondem comida, ossinhos, brinquedos, brincam na terra, se deitam na terra mexida para se refrescar, enfim, motivos não faltam. Mas vou dar uma dica que funciona muito bem. Pegue o cocô deles e coloque no próximo buraco que você encontrar. Tampe o buraco com a terra. Acabou !!! Eles odeiam dar de cara com o “presentinho”.


   Minha Labrador 8 meses entrou no cio e está uivando todas as noites. Há um macho que mora na casa ao lado. Gostaria de saber por que ela está fazendo isso, pois terei problemas com os vizinhos.
   A linguagem canina, assim como a dos lobos, é bem complexa. Usam a linguagem corporal e oral. As fêmeas usam o uivo para atrair os machos. Não temos como evitar isso. Seria como você bater o martelo no dedo e TER que conter o grito de dor. É instintivo, ela nunca aprendeu, mas na memória genética dela, esse é o comportamento esperado. Você pode pedir para alguém ficar com ela nesse período, ou deixá-la em algum hotel, ou qualquer lugar que ela fique longe do macho.



   Tenho um cão pastor belga mestiço com comportamento dominante desde que chegou. Sempre foi difícil levá-lo ao passeio. À medida que ele crescia a dificuldade aumentava. Hoje, até levá-lo ao veterinário é um suplício. Ele morde as pessoas na rua ou o braço de quem impede dele chegar ao alvo. Aulas de adestramento adiantariam? O que fazer?
   Se ele tem esse comportamento desde que chegou, você deveria ter procurado ajuda logo. Quanto mais demorado, mais difícil o tratamento. A primeira coisa a fazer é castrá-lo. Fale com o veterinário sobre isso. Ele pára de produzir testosterona, o hormônio responsável pela agressividade entre outras coisas.
   Alimentação não pode ficar disponível o tempo todo. Dê nos horários das refeições e tire depois de 20 minutos (independente dele ter comido ou não). Deixe-o sempre com guia dentro de casa, assim vocês podem controlar o cachorro sem correr risco. Carinho e passeio só depois de comando (senta). Brinquedos ficam restritos, afinal, vocês são os verdadeiros donos dos brinquedos, então vocês só dão quando ele se comportar.
   O mais correto é você pegar um adestrador que entenda de comportamento e esteja sempre presente nas aulas.

   Possuo três cadelas e uma delas, quando está no cio, fica insuportável. As outras cadelas não podem nem pensar em chegar perto dela, até para mim ela rosna. Além disso, passa a urinar pela casa, levantando a pata como o macho. Fora do cio ela é uma cachorra tranqüila, brinca como se fosse criança com as outras cachorras... Por que ela faz isso?   São as mudanças hormonais, assim como as mulheres na TPM. Eu simplesmente a castraria, assim ela não teria mais esses problemas. Talvez ela se sinta tão incomodada - ou mesmo com dor - quando está no cio, que ela apenas se protege batendo nas outras. O ideal seria castrar as três, mas se só uma fica nesse estado, pelo menos ela deve ser castrada.

   Meu cão, um dachshund de quase 02 anos, sempre foi "chatinho", ele late pra todo mundo, mas sem ser agressivo. De uns dias para cá ele passou a atacar meu filho de 13 anos, mas só quando o menino encosta o rosto perto dele, se for carinho com as maos, tudo bem, mas não pode chegar o rosto que ele tenta morder. Como resolver o problema?
   Aos dois anos ele se sente no direito de desafiar seu filho, já que ele já é um adulto e seu filho é adolescente. Temos que mostrar a ele que seu filho manda. A primeira coisa seria castrar o cachorro, esse costume finalmente está sendo mais aceito no Brasil. Ele vai parar de produzir testosterona e diminuir a agressividade.
   Deixe o seu filho dar a comida dele - NUNCA DEIXE COMIDA O TEMPO TODO DISPONÍVEL - mas faça com que seu filho coma antes. Se for o caso, ele finge que tá comendo a ração e depois dá para o cachorro. Vocês vão estar passando para ele a mensagem de que seu filho come antes porque ele é o líder. Não faça tanto carinho nele e, nas brincadeiras, sempre vocês começam e terminam, nunca ele.

   Tenho um poodle de 6 anos e ele tem verdadeiro pavor de passear dentro de qualquer tipo de carro. Se tentamos colocá-lo dentro do veículo para tal passeio, ele dá o maior escândalo, latindo e tentando sair desesperadamente. Me ajude.   Você precisa primeiro descobrir porque ele tem tanto medo. A causa mais comum é que normalmente os passeios de carro têm como objetivo algo que o cachorro não gosta muito, ou seja, ele vai para o veterinário, ou hotel e se separa da família, ou é apenas mal-estar. Se ele vomita fale como veterinário.
   Se for apenas medo faça assim: Leve ele para o carro com petiscos e brinquedos. Não ligue o carro, deixe ele se acostumar e vá dando os petiscos e brincando, fazendo carinho, deixe ele à vontade no carro. Faça isso aos poucos se ele for muito assustado, um minuto só, depois dois, até ele se acostumar. Quando ele estiver indo para o carro sem esforço, você pode ligar o automóvel e, se ele não reagir, dê uma voltinha no quarteirão. Vá aumentando o trajeto até ele acostumar. Nesse meio tempo, comece a levá-lo para passeios gostosos de carro, como ir para a praça, parque, ou apenas sair de carro e depois dar uma voltinha a pé, para depois voltar de carro.

   Tenho um cão extremamente mimado e estou pensando em ter um filho. Tenho muitos medos em relação à isto. Será que o cachorro ficará agressivo? Vai adoecer? Vai machucar o bebê de verdade?
   Para tudo dar certo temos que seguir algumas regras. A primeira e mais importante: Não mudar a rotina do cachorro depois que o bebê nascer. Ou seja, se ele vai parar de dormir na cama com vocês quando nascer o bebê, tire ele agora, desde já. Qualquer mudança na rotina do cachorro é motivo de stress, então não deixe ele associar a chegada do bebê com as mudanças.
   Acostume-o com movimentação nova, ou seja, comece a andar com uma boneca no colo - em posição de bebê - e não deixe ele machucar a boneca, deixe o carrinho na sala - e de vez em quando coloque um petisco na parte de baixo - para ele não estranhar. Enfim, vá pensando nas situações novas e torne-as presentes.
   No dia do nascimento, peça para seu marido levar a mantinha usada pelo bebê para casa, deixe o cão cheirar - sem morder, nem brincar - e faça carinho nele. Acostume-o a ter carinho quando o cheiro do bebê estiver presente.
   Ao voltar para casa, deixe uma terceira pessoa carregar o bebê, pois você vai estar aproximadamente 3 dias longe do seu cão, e voltar com o bebê no colo não é legal para ele. Deixe ele cheirar o pezinho, faça festa. Não brigue com o cão na presença do bebê. Associe o bebê a tudo de legal para o animal, carinho, petiscos, passeios.

Amanhã continua..... 

Fonte: Orientações de Sheila Niski. Site web animal.


Postado por Kely V.S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.