TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CÃES ENXERGAM CORES?!!!

Estudos apontam que a maioria dos animais domésticos possui e utiliza a visão em cores. Os cães, comparando com as pessoas, possuem somente 10% dos cones (células da retina que são responsáveis pela visão em cores).


Pessoas com a visão normal possuem três tipos de cones: verde, vermelho e azul. Os cães apresentam apenas dois tipos funcionais de cone: um que é semelhante à cor violeta e corresponde ao cone azul para humanos e outro, semelhante ao tom amarelo esverdeado que corresponde ao cone vermelho para humanos. Os cones verdes não estão presentes. Também parecem confundir as cores vermelhas e verdes (deuteranopia, um tipo de daltonismo). Portanto, na presença de tons de azul os cães enxergam a cor violeta e amarelo-esverdeado na presença de vermelho, de verde, de amarelo e de laranja, por exemplo. Sendo assim, entre uma bola azul e uma vermelha em um gramado, o cão possivelmente terá mais facilidade para encontrar a azul.


Em ambientes com pouca luz os cães enxergam melhor do que as pessoas. Isto ocorre porque apresentam mais bastonetes na retina (células responsáveis pela visão noturna), além da presença do tapetum lucidum no fundo do olho. Esta estrutura reflete a luz e "ilumina" o ambiente. As pessoas não possuem esta estrutura. Podemos dizer também que possuem pouca capacidade de focalizar objetos próximos. A capacidade de acomodação do cristalino (lente que faz o foco) de cães jovens é de 1 a 2 dioptrias, enquanto que em pessoas jovens normais é de 10 dioptrias. Portanto, os cães enxergam para perto semelhante a uma pessoa de 60 anos sem óculos! Felizmente eles não precisam de uma visão rica em detalhes para as suas atividades diárias: correr, brincar, coçar, dormir, comer...pois não precisam ler, dirigir e fazer tricot, não é mesmo?

Fonte: SLATTER, D. Fundamentos de Oftalmologia Veterinária.


Postado por Kely V.S.S.
Fonte: 

2 comentários:

  1. Interessante!!!
    Jurava que os peludos enxergavam em preto e branco....rsrsrs....
    Parabéns pelo blog....
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Volte sempre, comente sempre!!!!!!! bjoss

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.