TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

COZIDO CONTRA COPROFAGIA PROMESSA DE SOLUÇÃO

A coprofagia é um comportamento anómalo que se traduz no ato de os cães ingerirem as suas próprias fezes ou as de outros animais.

Este comportamento só é normal em mães em fase de amamentação que ingerem as fezes e urina dos seus cachorros com o objetivo de limpar o ninho e de evitar a propagação de odores a fim de não atraírem os predadores. Em todas as outras situações este é um comportamento anormal mas não patológico.

Causas

As causas deste comportamento podem ser várias, sendo que, os próprios investigadores não são unânimes nas suas conclusões. De seguida descrevemos as teorias definidas pelos referidos investigadores:
 
- Enfermidades, tais como parasítoses, intoxicação por chumbo, insuficiência pancreática e qualquer processo que afecte a amígdala que é a estrutura do SNC (Sistema Nervoso Central) encarregue da selecção de alimento. Como exemplo deste último temos o vírus da raiva, que por vezes se aloja neste órgão.

- Carência de elementos nutritivos como o ferro, vitamina B ou zinco

- Conduta reforçada pelo dono. O cão fá-lo para chamar a atenção do dono ou para evitar ser castigado se este vê as fezes.

- Pode igualmente dever-se ao ambiente vivido pelos cachorros durante a amamentação. Isto implicaria que o cachorro fixa comportamentos como o de estar em ambiente sujo da caixa parideira e comendo no mesmo local, como tal associa as fezes à ingestão de alimentos. Por vezes também as poderá associar a condutas exploratórias e lúdicas mordendo-as e jogando com elas. Também se tem especulado com a ideia de que associe o hálito da mãe que ingere as fezes, com o odor da comida. 

- Situações de deficiência nutricional, má nutrição ou fome. É suposto que em condições em que o cachorro esteja mal alimentado ou com fome ingira as suas fezes para sobreviver. Assim como uma dieta desequilibrada ou de baixa qualidade poderia influir numa conduta de ingestão das próprias fezes ou de outros. 

- Como meio de aproveitar enzimas digestivas presentes nas fezes como é o caso do ácido deoxicólico que diminui o risco de enterites e facilita a assimilação dos ácidos gordos. 
Por, Bruno  Tauz (Etólogo):

A coprofagia é um comportamento natural entre TODOS os animais, exceto o homem, a começar pela limpeza dos filhotes.

Somente nós, humanos, achamos nojento esse comportamento.

A solução é a mesma: cozido por, no mínimo, 30 dias. É o treinamento mais fácil e barato. A quantidade é de uma colher das de sopa por refeição.

Se a sua shih tzu necessitar de um tempo mais longo para desistir das fezes, pode continuar indefinidamente.

Depois de algum tempo (1 ano ou mais) de interrupção do tratamento sem remédios, com o cozido, é possível que a carência dos nutrientes volte a exigir a coprofagia. Cada vez que tiver uma recaída volte a oferecer o cozido.

Vocês podem fazer o cozido com todos os legumes e verduras exceto batatas e cebola:

Chuchu, cenoura, inhame, mandioca, beterraba, pimentão, abobrinha, pepino etc como também as verduras, brócolis, couve, agrião, couve-flor, repolho, espinafre, bertalha, etc.

Para dar palatabilidade ao cozido podem entrar pedaços de músculo, caldo de carne ou de galinha, alho (funciona como excelente vermífugo, mas em pequena quantidade, pois pode em excesso causar anemia hemolítica), tomate ou molho de tomate, etc.

Importante entrarem muitas folhas de cor escura.

Modo de preparar:

Cozinhar tudo bastante até começar a desmanchar. Preferencialmente em panela de pressão. Depois passar tudo no liquidificador.

Depois de esfriar, congelar em formas de gelo.
Eu, Kely, retiro do congelador horas antes de servir para que não fique tão duro, congelado para eles.

Dosagem:

Para cães de pequeno porte (york, pug, beagle, buldogue francês,shih tzu, chihuahua, poodle toy) um cubo de gelo por refeição.

Para cães de médio porte (husky, bóxer, labrador, golden etc.) dois cubinhos por refeição.

Para cães de grande porte (mastim, fila, bulmastife, dogue alemão, etc.) três a quatro cubinhos por refeição.

Tempo de tratamento: 

Mínimo para coprofagia: 30 dias.

Para os cães que gostam de comer fezes felinas, misturar um pouco de ração para gatos.


Postado por Kely V.S.S.

Caso deseje mais informações procure pela comunidade no orkut Pscologia Canina.
: 

7 comentários:

  1. No começo do texto, tu dizes que é um comportamento anormal, depois, lá pelo meio, tu dizes que é um comportamento natural entre TODOS os animais.

    ResponderExcluir
  2. No começo falar em anormal e depois natural, normal é diferente de natural, normal vem de comum e natural vem de inserido, faz parte....vai da sua interpretação, não usei anormal no início e normal depois. Mas obrigada por deixar seu comentário!!!

    Att.

    Kely

    ResponderExcluir
  3. ...Adoro esse post ...
    alias amooo esse blog e recomendOO


    Gabby Jales

    ResponderExcluir
  4. Não entendi bem essa receita! São muitos legumes. Tenho que colocar todos?! Teria como descrever o tamanho da porção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma medida certa eu colocava por olho tipo meia panela de pressão, sempre colocando mais os verdes que os demais. Uma cenoura, 4 folhas d ecouve, um punhado de brócolis vai Att. Kely

      Excluir
  5. Kely boa noite!
    Em qnto tempo essa receita começa fazer efeito nos cães?
    Obrigado Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, isso é bem variável, cada um é de um jeito, o que tem na receita em média 30 dias, mas há casos que n resolva, há casos que resolve antes de 15 dias. Mas o melhor é que a sopa só faz bem pra eles. Att. Kely

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.