TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 5 de março de 2013

SÍNDROME DO CÃO NADADOR EM UM SHIH TZU - relato de caso

SÍNDROME DO CÃO NADADOR:

é a incapacidade de ficar de pé ou andar pela idade normal de 3 semanas, há uma anomalia no desenvolvimento motor de filhotes, causando a abertura dos membros dianteiros (26%) ou a abertura nos membros traseiros (menor frequência 8%), ou tretaplégico (quatro membros abertos e o filhote fica com o abdomem encostado no solo, posição de paraquedista, 50%).

NOTA:
 A etiologia (estudo das causas), ainda não foi elucidada. No entento, tem sido atribuída a fatores genéticos e ambientais, como solos lisos ou presença de proteína em excesso na mãe. Comumente é observada em maior proporção em cães de raças condrodistróficas ( tem o eixo dos ossos longos torcidos e encurtados dando o aspecto característico de serem rebaixados) como é o caso do buldog francês, basset hound,etc; todavia também existem  relatos em outras raças, SRD, e aqui em um de nossos amados shih tzus.

Ao final de nosso post colocarei mais detalhes sobre esta síndrome. O que pretendo aqui é mostrar que é possível sim que os peludos que apresentem esta dificuldade, podem  sim melhorar e ter uma vida maravilhosa se seus tutores quiserem, infelizmente há muito que são simplesmente "descartados", sim são deixados para morrer or apresentares esta dificuldade em manter-se de pé. Foi então que me deparei com a história do Mike com sua mamãe Flávia, a vi alí uma oportunidade quem sabe de multiplicar salvadores, pessoa com conhecimento de que pode ser sim tratado, e, para parabenizar a Flávia que nunca desistiu de Mike. Pedi á ela que enviasse um relato de sua história e ela gentilmente e certa também de estar colaborando com outras vidas prontamente o fez, então segue aqui essa linda história:

MIKE, UM SHIH TZU E TANTO COM UMA MAMÃE MAIS QUE TANTO!

Oi Kely, tá aqui o meu depoimento =)

Foto: Um olhar diz mais que mil palavras! Tem como não amar esse serzinho? Que olhar!Bom, no dia 01/11 nasceu um casalzinho lindo de shihtzus, vindo de uma gestação meio complica!
Os dois desenvolveram igualmente durante os primeiros 10 dias de vida, porém isso começou a mudar e percebi que o machinho, batizado de Mike, tinha dificuldades em respirar e seu desenvolvimento passou a ser BEM mais lento do que o da Daya, a irmãzinha dele.
Com isso, com o contado tendo, com 18 dias, resolvi levar ele para uma avaliação profissional, pois seu torax estava muito diferente, ele estava muito magro, tinha dificuldades de mamar e de respirar. Tudo era com muito esforço.
O veterinário então, recomendou um exame de raio x, onde foi identificado a popularmente chamada Sindrome do cão nadador.

Conhecendo a sindrome: Essa sindrome afeta a posição dos braços, que ao invés de firmarem, faz com que o peludinho escorregue, não conseguindo andar corretamente e forçando o torax contra o chão, daí o por que do torax ser diferente, é um torax comprimido. Ela pode afetar de diversas formas, 1 pata, 2 patas, as 4, o torax pode ser tão comprimido que precisa de cirurgia para abrir e poder desenvolver pulmão e coração corretamente.

Diagnostico feito, começou a nossa batalha para aprender a lidar com isso e fazer o melhor tratamento para o caso do nosso bebe. Levamos para a avaliação de uma veterinária fisioterapeuta, que disse: Sim, ele está MUITO magro (35 dias e 550gr, contra 950gr da irmã), ele precisa de fisioterapia e acupuntura e ficará 100%!
Nesse tempo todo o Mike, que sempre teve um olhar profundo, tinha um olhar de dor e sofrimento, mas também de garra, superação e força para lutar e sobreviver!

Bem, iniciamos a fisioterapia 2x na semana, por 4 semanas. Logo na primeira semana, foi evidente que ele estava comendo melhor e desenvolvendo melhor. Em casa ficamos com a responsabilidade de colocar a tala em forma de 8 na frente e atras, 24hrs por dia, além de uma faixa no torax por umas 6hrs de noite. Explica-se: a faixa era para ajudar a firmar as patinhas na sua posição correta e não permitir que ele escorregasse, e a faixa era para remodular o torax, para que ele fosse se descomprimindo, a medida que as patas fossem remoduladas para posição correta também. Quem olhava, e nós mesmos que estamos envolvidos no tratamento, tinhamos dó, achando que a tala atrapalhava ele se locomover e a faixa sufocando. De fato ele precisou de 1 dia para aprender a como se mover com a tala e de algum tempo com a faixa e seu torax se expandindo para que a faixa não o sufocasse. Se tivessemos desistido, com certeza não teriamos o resultado que estamos tendo!
Após 3 semanas de fisioterapia, na noite de natal, eu tive o meu milagre de natal: um sorriso tão belo, tão sapeca, tão profundo, tão real e tão agradecido que eu pude ver que realmente estava no momento certo, no tratamento certo e é esse mesmo sorriso que me motiva a seguir em frente todos os dias! A cada arte, a certeza que ele é mais especial, mais maloqueirinho, igual a mamis canina, e também é o mais carinhoso e parceiro.
Com 4 semana de fisioterapia, seguimos o cronograma e passamos para fisio e acupuntura 1x na semana. Na sessão seguinte, a 10ª sessão, pudemos retirar a tala das patas da frente, e na 12ª, as talas traseiras passaram a ser apenas noturna e teve alta da faixa do torax. O torax expandiu e é 90% do que deveria ser. Já não tem dificuldade respirar e é o mais pentelho dos meus 4 shihtzus. Corre, pula e saltita com tala ou sem tala, ele sabe como aproveitar cada segundo!
Na 12ª foi feita uma avaliação e espaçado para a cada 15 dias, apenas com acupuntura e a tala noturna todos os dias.
Dia 02/03 foi feito uma nova avaliação e agora espaçamos a acumputura para a 1x ao mês. Com mais umas 2 sessões ele terá alta, se Deus quiser! :)

Foto: Com MikeFora isso, devemos evitar deixar ele em piso liso, para isso compramos tapetes de EVA e assim ele intercala entre laminado de madeira (liso) e os EVAs. Atualmente ele é liberado para caminhar na rua, com meus outros 3 shihs.

Ah, quando descobrimos ele era magriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho, por que ou ele mamava, ou ele respirava. Ele mamava daí o suficiente para ele viver! E olha que tentei dar mamadeira para complementar e tudo mais, mas nada deu certo. 
Depois, com a fisioterapia a evolução foi a seguinte:
47 dias - 750gr
68 dias - 1250gr
89 dias - 1850gr
110 dias - 2850gr
hj ele tem 122 dias está super saudável no peso correto.

Quando penso que ele poderia não ter sobrevivido, devido a condição dele, do peso e etc, e ver ele hoje forte, saudável e robusto, me alegro e me emociono! Meu milagre e isso não tem preço!
Existem pessoas que quando não conhecem algo, preferem não lidar com o desconhecido, ou com os gastos que isso possa ter, e acham a saída mais fácil: eutanasiar!
Peço a todos que recebem essa mensagem que possam conhecer, entender e tratar! Eutanasiar, jamais! Dê uma chance a vida! Dê uma chance a esse ser, e se você não quer dar essa chance, com certeza alguém irá querer dar!
Outra coisa que eu falo é que quando envolver fisioterapia e acupuntura, façam! Vale a pena todo o esforço e tratamento correto. Não tenham dó de fazer o que tenha que ser feito, é pelo bem dele.

O tratamento do Mike está sendo realizado pela super competente clinica Reabivet: www.reabivet.com.br :)

Video do Mike quando descobrimos:

A primeira fisio:

Ele hoje:

Obrigada por me dar a oportunidade de contribuir um pouquinho para o conhecimento das pessoas que acessam este blog!


Beijo!

--
Flávia Torres

 Sinais clínicos da Síndrome do cão nadador: Precocemente observados animais acometidos pela síndrome, aparentam estar fracos pela falta de habilidade de ficar em estação e se movimentar. Pela falta de suporte do esqueleto apendicular, há o resultado de uma compressão dorsoventral do tórax, abdômen e pelve, o que caracteriza o movimento de natação. Podem ocorrer sinais de dispnéia em casos de grave compressão torácica, constipação como seqüela da compressão abdominal e pélvica, além de úlceras causadas pelo decúbito.
Os sinais clínicos se tornam evidentes com duas a três semanas de idade, quando uma
locomoção quadrupedal deveria ser observada.

O diagnóstico é alcançado por meio de um exame clínico detalhado. Indica-se a realização de radiografias para verificar se o esterno do animal está relacionado com a patologia de pectus excavatum ou somente de esterno achatado.


Quando tratados, cerca de 90% dos filhotes se recuperam sem seqüelas. Em uma porcentagem menor (10%), o animal também pode se recuperar espontaneamente. No entanto, quando os quatro membros são acometidos, a porcentagem de recuperação diminui consideravelmente. Na presença de complicações respiratórias, o prognóstico é menos favorável.


Fonte: Revista Veterinária, dicionário informal, relato de caso TCC de Luane Michelleti, Cris Menegon.com.br (jornalista)

Postado por Kely V.S.S.

4 comentários:

  1. Estou com um filhote de shi tzu com 30 dias e ele está com este problema, não afirma as patinhas de trás,mas minha cidade é pequena e não tem fifioterapeuta de cães, será que se eu colocar apenas o micropore juntando as patas ajudaria ele a andar normal?
    Me explique por favor o porque vc colocou aquela faixa na barriga dele tb?
    Me ajude por favor, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, ele já tem diagnóstico feito por um veterinário? Pq com 30 dias não quer dizer q tenha a síndrome, pode estar mto gordinho, é necessário um diagnóstico antes de qualquer coisa viu. Mas peço que entre em contato com a Flávia Torres, procura ela no fecebook, pode se quiser me encontrar Kely Shih tzu e em meus amigos encontrar a Flávia pra conversarem melhor ok? att. kely

      Excluir
  2. Ola, descobri ontem q minha shitzu de 17 dias esta com essa sindrome, ela esta internada e eu nao sei o q fazer... amanha ela volta pra casa pq a clinica esta cada dia mais cara e nao sei como cuidar dela em casa.... me ajudem

    meu email jacke_msn5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu e-mail e proalfa@gmail.com estou com filhote com o mesmo problema gostaria de ajuda para salvar ele favor entre em contato comigo, tive q levar ele duas pra colocar no oxigenio

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.