TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE - PARTE II

ESCOLHA DO SEXO: FÊMEA OU MACHO

É normal que alguém que pretende ter um cão de companhia faça este questionamento, não é tão fácil decidir, o melhor a se fazer é tentar conhecer mais sobre as características existentes em cada cão determinadas pelo gênero do mesmo, neste post falarei sobre essas diferenças.

FÊMEA

   Elas são geralmente mais atenciosas, meigas, calmas e dóceis. Apreciam mais as brincadeiras, mais dependente de seu dono e, por isso parece ser mais apegada. Segundo alguns autores, pode ser mais atenta ao ensino e treinamento.
Bonnie Roses - Shih-Tzu fêmea
   Inconveniente que a fêmea apresenta, caso não seja castrada ainda filhote, é a presença do cio normalmente de 6 em 6 meses , o qual se for o cio normal apresenta pelo menos nos 9 primeiros dias, sangramento, que pode vir a sujar, tapetes, sofás, camas, etc e há pessoas que não convivem bem com isso, portanto é muito bom pensar no assunto, além do cuidado para evitar um acasalamento indesejado, pois a fêmea no cio exala um odor em que atraí o macho, e qualquer macho da espécie canina o qual fará de tudo para ter a oportunidade de acasalar.
   Outra desvantagem da fêmea, para algumas pessoas, é que após o cio (com menor intensidade) e amamentação, ela não apresentará suas boas condições físicas, necessitando de mais cuidados para recompor-se, através da alimentação, possíveis vitaminas indicadas sempre por veterinário, leva-se algum tempo até que ela se recupera, especialmente após ter tido filhotes, por isso não se deve realizar outro cruzamento em seguido cio, a fêmea desgasta-se muito em uma gestação, deve-se pelo seu bem, dar-lhe uma folga entre cios. Este é um outro sinal que você pode observar em um bom criador ele não terá 02 ninhadas em um ano da mesma fêmea regularmente. 

 Atualização dia 20.08.2012 : Minha Bonnie teve sua primeira ninhada exatamente no Natal 2011, e, por isso, ficamos em casa somente eu e meu marido com eles, com acompanhamento veterinário, observando a recuperação dela, que foi excelente, perguntei á veterinária se poderia  cruza´-la no próximo cio, visto que eu gostaria de não ter ninhadas durante a ceia de Natal novamente, pois tenho família longe e gostaria de visitá-los no próximo Natal....acompanhndo ela, a médica veterinária me disse que poderíamos sim cruzá-la, então eu a deixaria de folga o cio seguinte. Mas Bonnie mesma não quiz, ela não aceitou o macho, e depois acebei perdendo o cio dela para ver se aceitaria outr macho, em fim ela escolheu assim. Ou seja, continuo afirmando que um bom criador não cruza suas fêmeas em todos os cios, ou seja, duas ninhadas por ano da mesma fêmea, todos os anos, ela precisa sim de folga, ainda mais que a maioria dos criadores que existem por aí, (os que fazem isso) não dão nem condições de qualidade de vida para suas fêmeas, elas ficam muito desgastadas. Eu, além de proporcionar o melhor que posso em cuidados na alimentação, vacinas, vermífugos, acompanhamento veterinário, forneço para as meninas um homeopático auxiliar para o parto, facilitando a posição do feto, diminuindo o estresse dela e facilitando a dilatação, mesmo assim fiquei com receio e, no fim ela não cruzou....rsss Melhor assim.
   



MACHO

Kalel - Shih-Tzu macho
  Geralmente o macho é maior,mais forte, menos delicado, musculoso, menos meigo que a fêmea. O que nos Shih-Tzus quase não vemos esta diferença dos sexos, os machos também são dóceis, carinhosos, o macho que tenho é extremamente carinhoso, excelente companheiro, até demais...rsss as vezes quer minha companhia em tempo integral, já tive de levantar de madrugada devido ao "choro" me chamando, quando ao chegar e ficar apenas por perto volta a dormir, uma graça é claro que isso é comportamental e já foi trabalhado para que se acostumasse a ficar sem minha presença constante. Mas o que quero dizer é que existe um certo preconceito em relação aos machos o que é errôneo, eles são excelentes tanto quanto as fêmeas.
   Machos normalmente são mais agressivos e entrar em luta com outros, mesmo os que ele convive e mesmo que sejam irmãos, isso é normal.
   O macho naturalmente quando está entrando na puberdade e na maturidade sexual, com os dois testículos bem posicionados e de tamanho corretos, começará a demarcar seu território, urinando pela casa, em locais os quais não são desejáveis, se o macho for castrado este fator diminuirá um pouco mas não o eliminará. Se o macho não for castrado, também é possível condicioná-lo mas levará mais tempo e dedicação de seu dono, nunca com violência deixo bem claro. 
Atualização dia 20.08.2012: O macho não precisa ter os dois testículos bem posicionados para demarcar território, tendo somente um bem posicionado já é suficiente, em qualquer deles é necessário o condiconamento, ou seja, que lhe seja ensinado o seu local.Conforme vamos andando vamos aprendendo, e eu deixei de atualizar isso aqui, mas antes tarde do que nunca, obrigada Patrícia que leu hoje e me deu um toque!!!

 
Exemplos de acessórios para machos
Há quem escolha fêmea alegando que adora enfeitá-la com lacinhos e roupinhas mas, existem muitos acessórios para machos também, gravatas, bandanas, roupas, laços também, bonés, eles ficam muito charmosos também com ou sem acessórios. Na minha opinião o shih-tzu é tão lindo que não precisa de tanto acessório, e roupas só escondem sua beleza. Mas isso é gosto claro cada um tem o seu.
Incondicionalmente eu amo os dois, ambos são maravilhosos!!! Apaixone-se!!


Postado por Kely V.S.S.

Fonte: Experiência prórpria; livro: Shih-Tzu, origens, cuidados, (...)

4 comentários:

  1. Olha eu concordo contigo, eu tenho um shihtzu macho e ele é extremamente carinhoso, isso de chorar chamando ele faz muito de manha quando o meu marido sai pro trabalho e eu continuo na cama hehehe! O Nino é a alegria da nossa casa, e ele NUNCA mordeu alguem, ele e bagunceiro, adora brincar e as vezes é "surdo" hehehehe ..
    Parabens pelo blog! estou adorando passar por aqui e pode contar com a minha presença la no encãotro hhehehe!

    E pra quem se interessa tbm tem um forum que fla so sobre a raça Shih Tzu, la tem pessoas do brasil inteiro e eu sou a uncia curitibana ;/ gostaria de ter mais pessoas da minha cidade pra compartilhar dessa alegria em comum que temos em casa...
    o site é mundoshihtzu.forumeiros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Carolina...muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco.Agradeço mais ainda por acompanhar nosso blog e pela sua presença e de seu filhote em nosso próximo encontro.
    Muito interessante esse fórum..passarei para dar uma olhada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Há então posso continuar a colocar os laços de cores de "menino" no meu Zeus...ainda bem!
    Adoro ele com os laços.
    Obg pela dica Kely!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Ketlen, e acostume-se aos que falarão "é fêmea?" kkkkkkkkkk isso acontece..qd perguntarem levante as patinhas dele e mostre, ou dia ah de fêmea ele gosta...eu falo assim...me divirto. Deixe Zeus mais lindo do que já é.

    Bjos da Kely

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.