TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

domingo, 3 de julho de 2011

COMENTANDO A ENQUETE SOBRE TRUFAS MARRONS

 Primeiramente, vou explicar o que é trufa marrom, pois houve respostas afirmando que não sabia o que era isso.

A linda Eimy da Emanoele tem Trufa marrom
Trufa = nariz é o nariz do Shih-Tzu, espero que quem assinalou esta, venha ler para finalmente descobrir o que é trufa, e aproveite para olhar o padrão da raça onde contém todos os nomes, formas e tudo relacionado ao Shih-Tzu como ele deve ser. Clique aqui para saber +

Infelizmente e, como eu temia, quase não houve participação nesta enquete. Houve uma resposta afirmando que podemos cruzar trufa marrom desde que um deles não seja recessivo e uma resposta afirmando que podem ser cruzados se ambos não forem recessivos.

   Eu enviei e-mails fazendo este questionamento à vários criadores, à Universidade Veterinária, à médicos veterinários e à CBKC. Esperando encontrar a resposta coerente e fundamentada sobre o assunto, infelizmente continuo sem embasamento pois recebi resposta de 03 criadores apenas e elas não foram as mesmas respostas.

  Resposta 1: Um canil que atua há muitos anos, e se intitula respeitar a raça, dedicação e qualidade. Disse que um trufa marrom pode não ser recessivo, que devemos analisar o Pedigree e se a cor fígado/chocolate não estiver sendo repetitiva em sua linhagem, então ele não é recessivo, mas eles não cruzam com um recessivo, ou seja, que tenha esta cor sendo repetitiva no Pedigree, e somente cruzam um recessivo com um trufa preta.

Resposta 2: De um canil pioneiro dos Shih-tzus no Brasil: Todos os trufas marrons são recessivos e que eles jamais fizeram um cruzamento desses e jamais farão, pois preservam a genética sem recessividade, procurando não repassá-la.

A doce Cacau da Taís.
A outra resposta se iguala à segunda. Bem eu realmente não estou certa do que é verdadeiramente correto, eu quero e espero um dia encontrar algum estudo, um livro, um trabalho científico que responda esta questão,   definitivamente.

Se alguém tiver um estudo ou souber quem o tenha, por favor, queira entrar em contato. Diz que me disse eu já tenho o suficiente, estou em busca de confirmação estruturada e fundamentada.

Enviei mais alguns e-mails, um para uma árbitra, cinófila e outro para um centro de genética canina in USA, se eu receber resposta com certeza adicionarei neste post.

O que com certeza sabemos é que eles são maravilhosos e podem nascer sim trufas marrons, eu acho lindos demais, só desejo saber sobre cruzamentos para evitar possíveis problemas, se é que existem, em futuras ninhadas e poder esclarecer com fundamento esta questão.


Hoje, 04/07/11 recebi resposta de um e-mail que enviei para um clínica de genética canina nos Estados Unidos, eis a resposta da Dra. PHD. "Dear Kely,  This is out of my field of expertise, so I am unable to help you in this matter. Mary H. Whiteley, PHD"


 Ou seja, mesmo sendo PHD em genética canina, em um clínica, não soube me eresponder, dizendo que não faz parte de sua especialidade, tudo bem, mas, poderia saber não é mesmo!!! Continuo em busca de uma fonte sobre o assunto.


Postado por Kely V.S.S.

2 comentários:

  1. Adoro o blog, os post me ajudam a cuidar e conhecer melhor os meus pequeninos.Parabéns pela iniciativa,bjosss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida Emanoele, o blog só tem sentido se for útil pra nós que amamos estes peludos. E você só nos faz querer melhorar mais. Bjos Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.