TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sábado, 9 de julho de 2011

DESENVOLVIMENTO DO FILHOTE

   Hoje vou postar uma tabela que nos mostra o desenvolvimento do filhote, desde o nascimento até sua puberdade, o que está acontecendo fisicamente com ele? A tabela tira-nos algumas dúvidas e nos auxilia a entender o que se passa com nossos bb peludos, onde sabendo o que acontece, podemos ajudá-los com mais segurança.

Site C. Los Pelos                                                         


Kalel com 50 dias de vida.
   Crescimento intenso nos primeiros 5 meses de vida e sua alimentação será fundamental para um bom desenvolvimento esquelético, os ossos necessitarão de um boa quantidade proteína e minerais e também níveis de cálcio em precisão, nem pouco nem muito, isso determina uma boa formação óssea do filhote. Por isso a importância de uma ração de excelente qualidade, Premium as quais vem com essas proporções balanceadas.
Kalel com 3 meses.
   Ao mudarmos (desmame) o alimento do filhote devemos manter a cautela, pois essa mudança pode tornar nosso bebê peludo um futuro obeso, por isso as doses recomendadas devem ser seguidas, se for dado quantidade excessiva o filhote acostumará a comer mais do que precisa tornando-se obeso, se for de menos e uma ração de baixa qualidade ele pode tornar-se raquítico, fraco a suscetível à infecções frequentes.

   Dos 5 meses até o final de seu crescimento, o Shih-Tzu diminui seu ganho de peso, e seus ossos se consolidam, nesta fase ele fica muito mais ativo, gasta muita energia e sua "gula" deve ser comedida por seu dono,  ou o sobrepeso nesta idade pode causar problemas articulares mais tarde na vida adulta.
   Os dentes de leite que aparecem geralmente na 3ª semana de idade, são substituídos pelos permanentes por volta dos sete meses. Pode ocorrer a permanência de alguns dentes de leite, eles podem ou não precisarem ser removidos, consulte o veterinário de sua confiança, há dentes de leite que não causam problemas com sua permanência, porém a higiene bucal deve ser diária, pois esses dentes a mais podem acumular muito mais bactérias. Para estimular que os dentes de leite caiam, você deve estimular o filhote a mastigar o alimento, fazendo com que come com calma, sem a voracidade, acariciando-o, acalmando-o na hora da alimentação, fazendo movimento da mastigação e com ele olhando, aos poucos ele vai entender que não precisa comer tudo de uma vez, isso também melhora a digestão.
Kalel com 9 meses

   Nos primeiros 06 meses de vida o Shih-Tzu ganha cerca de 20gr ao dia. 
   O peso do filhote de Shih-Tzu multiplica-se em 20 vezes no primeiros 10 meses de vida.
 

Fonte: Livreto Shih-Tzu Procane




Postado por Kely V.S.S.

38 comentários:

  1. Oi Kelly Que tal vc fazer um post falando sobre o peso ideal em cada fase, já que agora tem shihtzu enorme e outros muito pequenos. Minha bb está com aproximadamente 14dias e está com 600g ela está no peso?
    Bjs Cindy

    ResponderExcluir
  2. Oi Cindy, não há como fazer um esquema de peso ideal no crescimento do Shih Tzu, pos o peso padrão adulto varia entre ideal de 4,5 KG á 7,5 kg, o importante mesmo é observar se está ganhando peso a cada dia, depois com o crescimento com umas 4 semanas de vida pode ser pesado uma vez por semana, mas creio que nem seja necessário se ele estiver desenvolvendo, ou seja se tiver aumentando e com disposição, filhote saudável, corre, brinca,morde, é muito sapeca. No início da vida sim é muito importante acompanhar o peso para ver se está desenvolvendo. Se sua bb vem ganhando peso a cada dia, e não é nada exagerado, ela está ótima..rss Beijos

    Kely

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kely,estou cuidando de um shitzu estou em duvida com o ganho de peso dela ela esta alimentando com o papinha de desmame e ja ganhou em um mes cerca de500gesta ideal pois sou muito novo nesse negocio de cuidar de cachorrinhos
    desde ja agradeco
    Juliano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se ela está ganhando peso, demonstra saúde, está se fortalecendo, faz cocô e xixi direitinho tá tudo bem. rsss att.
      Kely

      Excluir
  4. GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER PARA "GASTAR" A ENERGIA DE UM FILHOTE DE 2 MESES QUE NÃO PARA QUIETO NO LUGAR, CORRE, MORDE, LAMBE, AINDA ESTÁ NA FASE DAS VACINAS E VAI TOMAR A TERCEIRA AINDA DESSA FORMA NÃO POSSO SAIR COM ELE NA RUA PARA ELE SE EXERCITAR, O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
  5. Olá Faby, eles vai ter muito mais energia ainda e tudo que estiver ao seu alcance vaI QUERER EXPERIMENTAR SIM, ENTÃO GUARDE TUDO Q N QUER Q SEJA POR ELE USADO, RSSS, aqui com os filhotes, eu faço brinquedos com garrafa pet, vc pode colocar uns grãos de feijão dentro...brinquedos de cordas, tem umas bolinhas para gatos que tem gizo dentro, eles adoram os barulhinhos e correm atrás dela...ele precisa disso estímulos, brincadeiras e jogos...se estivesse com seus irmãos iria estar o tempo todo interagindo com eles...mordendo, correndo pulando...então brinque muito com ele....estimule, mas n deixe que faça tudo ele tb precisa ser educado e aprender o que n pode..rss boa sorte. Ah ainda bem que ele faz tudo isso, se ele parar é pq estaria doente!!! Att. Kely

    ResponderExcluir
  6. bom dia, minha shihtzu teve cria, teve tres filhotes, hoje eles estão com 15 dias, até então estavam fazendo coco sequinho e preto e hj percebi que um deles fez coco mole e amarelo, estou preocupada, pois amanha eu vou viajar e vou deixa-los aos cuidados de uma amiga por 12 dias, é normal, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Bem, acho q n deveria ter cruzado sua bb, mas em fim, já o fez, e vc deve procurar auxilio profissional, veterinário, caso persistam sintomas de algo errado na digestão do, ou dos filhotes, tirá-los do local em que nasceram tb é altamente perigoso, deslocar eles e a mamãe é terrível. Caso sua amiga fique em sua casa o estresse será menor, mas em fim. Profissional habilitado é que deve avaliar clinicamente o estado do filhote.
    Att
    Kely

    ResponderExcluir
  8. OLá,comprei um filhote que nasceu em 04 de maio de 2013, fazem 3 dias que ela está comigo e só dorme, é muito difícil quando ela sai da caminha para brincar, mas esta comendo e fazendo xixi e coco durinho, gostaria de saber se esse comportamento é normal e qual a quantidade de ração e quantas vezes por dia que ela deve comer. Se puder me ajudar eu agradeço visto que estou muito preocupada com ela. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, difícil dizer se está tudo bem ou não, somente com relato, mas se ela está comendo, ganhando peso, e fazendo as necessidades deve estar tudo bem. O q acho, é que a tiraram muito cedo de sua mãe, eu por exemplo entrego somente aos 60 dias de vida para que o filhote tenham mais aprendizado com sua mãe e fique mais forte. A ração vc deve seguir indicação da embalagem e deve ser ração premium, ela é muito novinha ainda deve comer a porção dividida em umas 4 x e aos pouco dak uma 2 semanas diminui pra 3x ao dia.
      att.
      Kely

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, mas acho que ela deve estar doentinha mesmo, agora começou a sair uma espuma branca pela boca, parece que fica engasgada. A pessoa de quem eu comprei vem buscar para observar. Quando ela vendeu deu garantia e agora ela tem que me entregar um filhote saudável ate pq tenho criança em casa.
      OBRIGADA PELA AJUDA

      Excluir
  9. bom dia, minha pucca teve tres filhotes, dois machos e uma femea, os machos são grandes e fofinhos, agora a femea nasceu menorzinha e continua um cisquinho (apelido q eu coloquei) eles estão com 40 dias hoje, os machos estão pesando em torno de 1,800 gr agora a femea não chega a meio kilo, ela é muito esperta, não demonstra ter alguma doença, como não tenho experiencia queria saber se é normal este seu tamanho ou se é preocupante?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Desanimada, pode acontecer de nascer um filhote menorzinho sim, principalmente se houve cruzas em variados dia no cio, mas, se houve somente uma ou duas cruzas com no máximo um dia de intervalo, também pode acontecer de nascer um menor. O que não impede que seja saudável e normal, mas ela deverá ser castrada, jamais ter filhotes essa pequenina, ela pode morrer no parto por ser pequena, mesmo se tiver um macho pequeno tb, se ela mama, está desenvolvendo, brinca, come, cocô e xixi normais...sem problemas em ela ser pequena.

    Att.
    Kely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela resposta,fico mais tranquila....vou castrar as duas, a mãe e a filha

      Excluir
  11. Oi,tenho um filhote de shii tzu e comprei ele com um mes e pouquinho,pesava 500g e agora ele esta com 2 vai tomar a segunda dose de vacina e ja esta com 3kg,e normal?
    Qual a quantidade ideal de raçao para ele?

    ResponderExcluir
  12. Olá, seria anormal se ele não aumentasse de peso. Mas quem vai dizer se está obeso ou não é somente o veterinário mesmo. Mas se aumentou de peso é ótimo. Quanto à ração, todo pacote vem com tabela recomendada para quantidade diária, dá uma espiadinha.

    Att.

    Kely

    ResponderExcluir
  13. Oi kely eu tenho a pérola e ela está com 4 meses e pesa somente 2, 85 kg será que ela vai ser daquelas que falam ser miniatura, ? ? Esta com ótima saúde até pq levo td mês no veterinário, .
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, ah pode ficar susse que ela vai ter tamanho padrão sim, tá super bem!! rss bjokassssssssssssss

      Att.

      Kely

      Excluir
  14. Olá Kely.
    Tenho um shih tzu de 9 meses que está pesando 4.300 kg. O veterinário disse que é um peso bom, porém, eu tosei ele inteirinho e o achei muito magrinho. Não sei se é só impressão, mas fiquei encabulada. Até o momento ele come ração Premier, mas há 2 dias estou substituindo para a Hill's, ou seja, ele come ração boa e na quantidade recomendada na embalagem. Sendo assim, vc acha que esse peso está bom pra ele?

    ResponderExcluir
  15. olá Kely tenho 2 shih tzu são da mesma ninhada e tem 2 meses uma é bem troncuda como diz minha mãe ela tem ossos largos rsrs e pesa 2,3Kg já a outra é magrinha são do mesmo tamanho fico preocupada se ela não esta obesa pois é visível a diferença das duas a Lola miudinha até a pelagem é bem lisa já a Kathy é troncuda e pelagem farta é normal esta diferença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2,3kg é sim demais veja se ela n está comendo o dela e da irmã tb, Acontece sim na mesma ninhada ter o menorzinho,mais magrinho, mas depois tem de desenvolver. Tanto magrinho demais ou gordo é prejudicial ao desenvolvimento, recomendo q de separadamente a ração pra elas na quantidade ideal para a idade. Sempre há no pacote da ração super premium o recomendado.

      Excluir
  16. Oie, tenho uma shih tzu com 2 meses , vai fazer 3 no dia 28 desse mês , estou achando ela muito magrinha está com 1,600kg... e normal ? Aaah e ela come ração premium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que troque para ração super premium, e se ela está comendo, tomando água e brincando normalmente, ela deve ser miudinha, mas a ração é fundamental dar a melhr.

      Excluir
    2. Aah isso ela é,eu comprei a menorzinha q tinha rss, essa q dou e a super rs ...muito obrigada ;).

      Excluir
  17. Oi...a mi.ha cachorrinha deu cria dia 05/09 ha 4 filhotes e hoje eles estao com 5 dias...mas eles estao chirando muito e os peitinhos dela esta.mucho...entao comprei pet milk...mas como nao tenho balanca nao faço ideia como fazer o leite..pq diz na embalagem que devo dar 1 medida para cada 100 grs de peso do filhote...vc tem alguma ideia de como devo fazer essa diluicao???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa arrumar uma ama de leite pros bbs, pois a falta de mamá pode gerar problemas para o resto da vida, estão em fase primordial para sua vida adulta, precisam de alimento correto. Segundo compre uma balança, ou vá a uma padaria, sei lá e mensure. O que o veterinário disse? Não fez nada? é por isso que digo que fundo de quintal é a morte. Deve-se deixar criaç~~ao para criadores de verdade. Encontre uma cedela q esteja amamentando urgente. Pergunte em pet shops, rede social, veterinários.

      Excluir
    2. Cristiane, entra no you tube e procura: loicurcio ela da dicas como utilizar petmilk.. A cachorrinha dela teve 3 filhotes e não tinha leite.. Bjs este link: http://www.youtube.com/watch?v=LBsyFhRIgd8

      Excluir
  18. Oi, comprei um shih tzu machinho e não sei a idade dele, pois esqueci de perguntar esse detalhe... ele está pesando 1,500kg come racao seca sozinho, faz xixi e coco normal já no tapete higienico, é muito inteligente, dentinhos bem visiveis, será com quantos meses ou dias ele está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe mas, como assim? E a carteirinha de vacinação, tem de ter, como vc vai dar vacinas e vermífugos sem saber a idade? Tem de se ter responsabilidade. Retorne onde comprou e exija tudo isso, é impossível dizer a idade de um filhote pelo peso, pois em uma mesma ninhada eles podem ter tamanhoe e pesos diferentes, assim como dentes nascerem antes q de irmãos.

      Excluir
  19. Ola, ganhei um filhote de shitzu ele ta com 50 dias, e a 4 dias ele apresenta diarréias que alterna entre com sangue e sem sangue.
    Ja levei na veterinaria e ela deu a dose de vermifugo ele ja tomou a primeira dose da vacina, porém ele não melhora só fica dormindo, muito triste e não come nada.. O que faço…
    Estou dando a ele Glicol PET duas vezes ao dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não foi solicitado nehum exame? Isso não parece ser vermes e sim giárdia e é perigoso, leve a outro veterinário, e desinfete toda sua casa, Porque o protozoário da Giárdia fica no ambiente e nos utensílios do cão.

      Excluir
    2. Ola, levei meu filhote a outro veterinario, e la foi feito exames de sangue onde foi constatado que ele tinha erliquiose, ele ficou internado e agora ja esta em casa com agente graças a Deus.. Obrigada!

      Excluir
    3. Que bom então que agora vai ficar tudo bem,

      Excluir
  20. Oi minha filhote tem 54 dias e so Tem 2 dentinhos isso é normal ?

    ResponderExcluir
  21. Oi minha filhote tem 54 dias e so Tem 2 dentinhos isso é normal ?e ainda só come papinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly, não recomendo que continue com papinha, os meus aqui, iniciam com ração seca por volta dos 40 dias, antes disso, eu dou ração triturada e feito tipo uma farofinha sabe, somente úmida e não papinha, papinha mesmo somente por volta dos 25 dias até 30 por aí, porque eles precisam desenvolver bem a mastigação e os dentes precisam morder sim, recomendo que aos poucos vá deixando de dar papinha, para que a dentição de sua bb desenvolva sua mastigação. Casoos dentes n apareçam logo mesmo ocm ração seca, procure veterinário. att.
      Kely

      Excluir
  22. Olá, adorei a postagem. Sou mãe fresca do meu peludo e tudo me preocupa... Notei que as vezes aparecem umas coisinhas nos olhos dele que parecem algodão que grudou, se move e depois some, não utilizo algodão para a limpeza dos olhos e por isso estou preocupada, o cão não parece incomodado com isso. Outra coisa é que meu bebê tem 2 meses e meio e não é tão peludo quantos os outros da mesma idade, é normal? Muuito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica, que bom obrigada, olhe as fotos domeu Kalem com 50 dias e outra com 3 meses e compare com sua bb, o Kalel é muito padrão sabe, e os shih tzus sim devem ser bem peludões, mas se você conhece de quem a adiquiriu tem confiança, então pode ser que ela tenha o pelo não tão lanoso e sim mais liso escorrido, mas geralmente filhotes tem pelo lanoso de filhote que é mais fofo sabe. Quanto aos olhos seria bom averiguar com veterinário que irá vaciná-la poir pode ser que tenha cílio retraído e pode vir a causar algo mais grave, mas isso somente o médico vet. mesmo pra avaliar é impossível dar qualquer opinião sobre isso sabe. Peço desculpas por nãopoder lhe ajudar, mas pode ir limpando sim com algodão e água ou soro fisiológico, todos os dias com calma. Att.
      Kely

      Excluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.