TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sábado, 30 de julho de 2011

PARASITAS - ENDOPARASITAS E ECTOPARASITAS


 Por sugestão de uma de nossas queridas leitoras, a Diva, fui pesquisar sobre estas coisas que nos incomodam e podem deixar nossos peludos doentes ou até mesmo levá-los á morte precoce. Ou seja, é um assunto de suma importância e merece todo cuidado e respeito, não pode ser ignorado, pois nenhum de nossos peludos Shih Tzu está livre sem os devidos cuidados.
  Em ninhadas é comum e praticamente normal a infestação por vermes, por mais cuidados que o criador tenha com a mamãe ou com o local e utensílios, a contaminação pode acontecer o principal verme ocorrente nestes casos é o Toxocaracanis, são transmitidos através das mamas que estão ocntaminadas por tocarem o solo ou outro local em que havia, larvas, "ovos" ou o próprio verme. Caso a infestação seja muito grande a ponto de ser perceptível rapidamente, deve-se chamar imediatamente um médico veterinário para que o mesmo possa receitar o tratamento o mais rápido possível e correto aos filhotes recém nascidos, não tente por conta própria fazer isso pode ser fatal aos bebezinhos. O filhote fica abatido, triste, o ventre inchado e volumoso (barrigão), não engorda e até mesmo emagrece, pelos sem brilho, diarréia, mucosa nas fezes, podem aparecer vermes nas fezes ou sendo eliminados pelo ânus do filhote.

   Um dos prazeres de nossos cães é o farejar e lamber, e como lambem alguns deles, o meu Kalel é um lambedor...rss  e, através desse hábito o peludo pode se infectar. Alguns parasitas entrem no organismo dos peludos, penetrando sua pele, outros vem através de picadas de insetos, vamosver os mais comuns:


ENDOPARASITAS (dentro do corpo)

1. Ancylostoma caninum - frequentemente encontrado nos exames de fezes, é um hematógafo ( suga sangue) causa anemia e severas infecções, podendo levar à morte. A infeliz da fêmea deste nojento pode depositar de 8000 a 10.000 ovos por dia e por fêmea. Este verme é ambiental, seus ovos incubam por até 07 dias no ambiente. E, quando estão em seu terceiro estágio de desenvolvimento, já são capazes de penetrar na pele de animais e pessoas, o que causa o "bicho geográfico" comum nas praias. Mas eles não se desenvolvem apenas nas praias, basta que haja o local propício para sua incubação e desenvolvimento, por isso o local de criação e, onde vivem nossos peludos devem ser higienizados frequentemente , não apenas limpos mas desinfectados, para isso existem produtos específicos no mercado.
   Este verme infecta os animais através:
   - ingestão via oral de ovos;
   - transmamária, lactação materna;
   - penetração da pele ("Larva migrans cutânea")
  
   O ciclo deste parasito é de 14 a 21 dias, desde a sua ingestão. Dado importante para saber o tempo de reaplicação de vermífugo e novo exame de fezes.



2. Toxocara canis - Este, verme, dependendo do grau de infecção pode causar intussuscepção, que é grave (alças intestinais formam "nós" entre si), podendo levar o animal à morte. Eles podem chegar ao pulmão de nossos peludos causando-lhes pneumonia e morte. A fêmea pode depositar 20.000 ovos/dia, uma única fêmea, que horror  isto causa certamente uma alta infestação ambiental e alta possibilidade de re-infecção no peludo.
  Ovos encubados por pelo menos 7 dias no ambiente, no terceiro estágio já penetram a pele de animais e pessoas, causando uma doença chamada "Larva migrans visceralis", o verme se instala em órgãos e, dependendo do órgão pode levar o indivíduo ou animal à morte.
 Formas de infecção:
  - ingestão oral de ovos;
  - transmamária;
  - transplacentária;
  - quando larva, pela penetração ativa da pele.

   Tem um ciclo de 14 a 35 dias de sua ingestãoa té eliminação dos ovos no ambiente.


3 - Trichuris vulpis - Os vermífugos têm sido eficientes no combate à este parasito, sendo ele considerado sem muita importância clínica.
   


Ele causa inflamação de mucosa. Seus ovos são muito resistentes ao meio ambiente, tem ciclo de 90 dias. Infecção se dá através de ingestão de ovos do verme.






4 - Dirofilaria immitis "verme do coração" - Seus principais hospedeiros são cães e gatos, Infecção é através da picada de um mosquito contaminado, sendo ele o hospedeiro intermediário ou o vetor.
   Ciclo dele no novo hospedeiro é de 7 a 10 meses, tornando-se macrofilárias sexualmente maduras.
   A quantidade ou intensidade de infestação dos vermes adultos e sua localização determinam o processo patológico. São frequentemente encontrados no lado direito do coração e na artéria pulmonar. No coração causam endocardite crônica com formação de trombos e embolia. 
  Nas artérias pulmonares causa sua dilatação. Considerado infecção leve quando encontrados 50 parasitos e grave quando encontram-se várias centenas de verme.  O teste preventivo chama-se exame sorológico negativo para Dirofiaria immitis, São mais comuns em regiões litorâneas e campos de rios e represas, porém casos foram detectados em cães que somente estiveram na cidade de São Paulo sem nunca terem frequentados alguma região epidêmica. 




5 - Giardia spp. - Facilmente encontrado em locais de grande população como canis e zoonose. A infecção se dá pela ingestão de taquizoítos (forma ativa da giardia) ou de cistos (forma latente), geralmente em locais de água contaminada. O ciclo dentro do hospedeiro (homem ou cão) é de 1 a 2 semanas.



  Diagnóstico pelo exame de fezes ou de sorologia, medicamento deve ser prescritopelo médico veterinário.






6 - Dioctophime renale - Seus hospedeiros são cães, gatos, lobos e até o homem. Ele pode ser ingerido por hospedeiros intermediários como peixes e carangueijos, que ao serem ingeridos pelo homem o contaminam, após o parasito sofrer vários estágios.
    


O verme se aloja na pelve renal (geralmente  rim direito) e destroem o parênquima transformando o rim em uma cápsula. O parasito pode migrar para os ureteres e bexiga urinária.





7 - Cistoisospora sp - Permanece no ambiente em forma de cisto quando eliminado pelas fezes dando-lhe muita resistência. Vermífugos tradicionais, não atuam nesse parasito, sendo necessário exame de fezes para seu diagnóstico e tratamento.

8 - Dipylidium caninum - Hospedeiros cães e gatos. Infecção se dá por ingestão de pulgas ou piolho  infectados, que são seus hospedeiros intermediários.  Por isso a necessidade de se manter o controle de infestação de pulgas e piolhos nos peludos, evitando infecções. O ciclo deste parasito dentro do hospedeiro definitivo é de 2 semanas.


Aqui está uma mostra do quanto devemos ter cuidados com nosso peludos e especialmente com a higiene do ambiente, eles que adoram lamber tudo. E próximo post, Ectoparasitas.












Fonte:  Livro: Guia Profissional e prático para criação de cães;
                       Shih Tzu, origens, cuidados, criação, adestramento, saúde.
             Imagens: busca na internet, google.




Postado por Kely V.S.S.
   


  

    

2 comentários:

  1. Adorei me ajudou muito estava precisando de algumas informações e nao achava em lugar algum e foi eu entar nesse site e ja achei tudo o que precisava obg! Foi muito útil...... vlww

    ResponderExcluir

Deixe aqui, críticas, sugestões e elogios, sua opinião é muito importante!!

COMENTE!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.