TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A CADA DIA QUERO SER MAIS ANIMAL



  Hoje mais um dia, normal, comum como tantos outros temos, será?! Bem pra mim não pra mim é um dia chuvoso lindo e maravilhoso. Um dia que com certeza me traz uma nova etapa, um novo começo.
  É disso que quero lhes falar hoje dos novos começos que temos várias vezes em nossas vidas.
  Nosso primeiro novo começo se dá no dia em que nascemos, e nem nos damos conta disso, esquecemos o fato em segundos...é sério.  Depois temos um novo começo que é controlarmos nossos esfíncteres  uma etapa importantíssima também, mas que mais uma vez nos esquecemos do quanto fomos capazes. E quando temos o novo começo para nos alimentarmos sozinhos, andar, nossa que maravilha para aqueles que podem andar!!! Andando vamos até outro novo começo, uma nova vida, a escola, quanta coisa nova e quanto temor que temos ao depararmos com tudo novo, após termos nos acostumado com o que havíamos conquistado ao andar, o que acontece mais uma vez?!! Logo o medo passa e esquecemos mais uma vez de que fomos fortes e ultrapassamos mais um limite. E assim vamos, tendo novos começos, novas vidas a cada oportunidade  de mudarmos, de termos algo a aprender a ultrapassar os próprios limites. 
   E o que dizer então do novo começo, de nossa nova vida, de tudo novo "dinovo", quando trazemos para nossa casa um peludo, uma eterna criança que a todos os dias mais uma vez nos dá oportunidades de sermos melhores, de saber doar amor, eles que vivem somente querendo nossa presença e nossa atenção, essa nova vida a cada dia, é uma grande oportunidade de sermos melhores de sermos um pouco animais, que são justos, que não mentem, que não fingem, que não nos enganam, eu a cada dia quero ser sempre um pouco mais animal, pois ser humano já não me parece tão gracioso no seu todo, tenho orgulho em ser mais animal sim e com eles aproveitar todo novo começo que me aparecer.
  Aprender que muitas vezes a dor que sinto hoje me fará forte para o amanhã, me trará experiência para romper barreiras e realizar sonhos que se olhar para trás, pareciam impossíveis ou muito difíceis, pois digo-lhes aproveitem todo  novo começo que tiver, se for na dor, olhe para seu peludo, ele será sempre o que lhe dirá no olhar e parecer lhe entender, "força!! Eu estou aqui pra te ajudar e vamos vencer!", é assim que vejo meus peludos, eles me fazem passar pela dor e crescer pós ela, se for na alegria, olhe pra seu peludo também, ele vai estar mais uma vez dizendo "oba!! eu quero pular, correr, morder com você!!!
   No fundo, não sei porque estou escrevendo isso, só sei que estou hoje iniciando uma vida nova, nova fase, hoje é na alegria, amanhã já não sei, mas se vir a dor, que venha, eu aguento e meus peludos estarão comigo, disso tenho certeza.

Minha família, não se entristeça, amo meu marido e meus filhos são minha vida, são todos sempre novas vidas também, sempre com novidades, mas, são meus peludos que incondicionalmente, mesmo eu estando chata, com TPM, e até mesmo errada, que sempre me entendem, "mas eles são irracionais", podem até dizer, mas acho que eles é que sabem das coisas e nós estamos muito longe ainda de entender o que é realmente ser animal.
  

Fontes: Diny, Kalel, Bonnie e Aislin.

Postado por Kely V.S.S.

domingo, 28 de agosto de 2011

CAMISETAS SHIH TZU SOCIAL PARQUE

   Talvez quem foi ao nosso último encontro não tenha percebido,  mas através deste post quero agradecer às pessoas especiais que ajudam na realização deles, a Taís e a Vanessa também não posso deixar de mencionar seus respectivos maridos Ronaldo e Ademir (o qual demorei a entender seu nome...kkk)
   A Taís, uma graça que só ela, sempre pronta a ajudar, colaborar, na sua ideia inicial de realizar encontros aqui em Curitiba, sempre faz seus lindos lacinhos e ajuda no que podem, ela, Ronaldo e a Cacau, a mais simpática do encontro.
   A Vanessa que esteve presente desde o início, nos ajuda também fabricando lacinhos para darmos de presente à todos que participam, sempre acompanhada do Ademir e dos três filhotes Lola, Amora e Badu.




   Bem com a foto explico o que afinal de contas talvez não tenham percebido e, eu a Taís e a Vanessa queremos agradecer ao meu querido marido Nestor, que nos deu de presente  a camiseta do Shih Tzu Social Parque.

   Quero dizer que fiquei muito feliz quando você me disse que teríamos uma camiseta do encontro, quero dizer aqui também, aproveitando o mês dos pais que o Ronaldo, Ademir também ganharão suas camisetas, afinal são companheiros e papais dedicados aos seus peludos e estão sempre conosco. É claro que guardei uma pra Nestor também!

 Obrigada meu cúmplice, meu maior incentivador. Te amo muito!!!


Postado por Kely V.S.S.

Reforçando,o que a Kely postou acima...
Nestor,pessoalmente lhe agradeço por nos acompanhar desde o 1º encontro e por apoiar-nos e incentivar ainda mais presenteando a nós com essas lindas camisetas.Deixando nosso Shih Tzu Social Parque mais bonito e personalizado.
Adorei saber que o Ronaldo vai ganhar a dele também...estaremos todos lindos para o próximo encontro.
Muito obrigada Nestor,você é muito querido.

Postado por Tais P.Gonçalves

sábado, 27 de agosto de 2011

BANHO NO SHIH TZU EM CASA

   Sabe-se que não é simplesmente molhar, ensaboar e enxaguar nossos peludos para que fiquem limpos e lindos como merecem.
   Necessitamos de alguns cuidados, atenção e alguns itens para um banho à altura deles.

  Eu sempre dei os banhos nos meus e, uma vez ao mês levava-os ao pet shop para realizar a tosa higiênica, mas há cerca de um mês eu mesma estou fazendo isso, as unhas eu cuido com um aparelhinho que lixa não deixando crescerem, só falta a retirada do excesso de pelos dos ouvido que até hoje nunca fiz, mas em breve farei também.

 Você vai precisar:





 -  algodão parafinado faz em farmácia de manipulação. Como nem sempre tenho, uma fonoaudióloga me ensinou a envolver uma porção de algodão em óleo de cozinha, pois água e óleo não se misturam, o que evita a entrada de água nos ouvidos, e é isso que eu faço. A Diny que é minha mais velha, hoje tem 2,6 anos nunca teve otite, e os outros também não.
- toalha de banho bem absorvente, se for fininha nem ajuda.
- um bom champu de uso veterinário específico para cães e conforme sua preferência e/ou necessidade de seu peludo, (eu uso neutro que serve para todos os meus e ás vezes um branqueador);
- condicionador de uso veterinário também, específico para cães de pelos longos. Dê preferência com aroma suave. (uso um creme rinse);
- máscara hidratante para cães (faço uma hidratação a cada 15 dias com suave cheirinho de morango,mas bem suave mesmo);
- máscara reconstrutora de queratina, faço uma vez ao mês. Também com leve aroma.
- um potente secador de cabelos. Não precisa ser igual aos dos pet shop mas tem de ser potente e que tenha variação de temperatura. Nunca secar eles com temperatura alta, sempre morninho;
- um pente de aço;
- uma rasqueadeira;
- uma escova para cães de pelo longo. Sem bolinhas nas pontas;

E O BANHO?!!

   Antes do banho deve-se dar uma geral no peludo para ver se não existem massarocas ou pelo embolado, caso tenha, desfaça-os usando seus dedos, afastando os pelos e puxando pra fora (movimento de abrir seguido de movimento de puxar) isso facilitará o desmanche dos nós, caso seja necessário utilize a rasqueadeira para finalizar e deixar os pelos retinhos, mas sempre com calma, segurando a mecha de pelo com seus dedos perto da pele para que o peludo não sinta dor, segura com os dedos a mecha e passa a rasqueadeira. Estando sem nó, coloca-se algodão nos ouvidos para protegê-los e vamos ao banho.
  Eu molho as quatro patinhas, a traseirinha e a cauda primeiro, assim já sai a maior sujeira, então passo champu nestas partes e retiro com água. Em seguida molho todo o corpo, menos a cabeça, e ensaboo tudo, se o pelo já estiver longo tenha o cuidado de não embaraçá-los com movimentos circulares ou como se estivesse os puxando pra cima, limpe bem apele do peludo sim com seus dedos mas tendo o cuidado de realiza movimentos de cima pra baixo, no sentido do caimento dos pelos, isso evita alguns bolinhos de pelo.
 Se a água estiver correndo incolor então eu passo para a cabeça, caso esteja ainda com cor, mesmo que pouca, eu faço o processo mais uma vez, somente depois é que lavo a cabeça.
  A cabeça é a parte em que temos mais dificuldade, devido aos cuidados que temos de ter com olhos, nariz e ouvidos, nenhum deles pode receber água ou qualquer outro produto. Eu molho com cuidado e direcionamento usando é claro o chuveirinho e mesmo com algodão nos ouvidos eu seguro a orelha, pressiono com meus dedos para ter certeza que não vai entrar água, isso com a Bonnie é mais difícil, ela detesta e quase sempre me dá um banho também! Mas nada que corte nosso afeto e logo eu peço beijinhos e ela o faz mesmo com a cara de espuma.
 Converse com o peludo durante o banho, acalme ele se você ver que ele está nervoso, eu as vezes até dou uns afagos encostando meu pescoço ao lado deles como se fosse um abraço e elogio e dou beijinhu.
  Tenha cuidado com os olhos, pra retirar a espuma da cabeça tente elevar um pouco o nariz fazendo uma inclinação mesmo que leve para que a água escorra pra trás em grande parte, e não esqueça de direcionar o jato de água fora dos ouvidos. Também direcione o jato de cima pra baixo perto dos olhos, em cima do nariz, nesta parte converse com ele e acalme, eles não gostam dessa parte. Pode acontecer e é bem provável, que ele ao se chacoalhar, balançando a cabeça, os algodões sejam lançados longe, não se assuste, se tiver mais pode colocar novos, se não tiver, continue o banho com todo cuidado e calma.
  Retire toda a espuma e resíduos do champu. E passe o creme que desejar por todo o pelo, mecha por mecha, fazendo massagem com movimentos de alongamento pelo tempo indicado no rótulo do produto, muito importante não deixar seu peludo sozinho neste momento, para que ele não tente fugir, fique junto converse faça massagens, curta ele.

   Após o enxague, com suas mãos vá passando pelo corpinho dele e "torça" os pelos para retirar o excesso de água, pegue mechas e aperte-as.
    Envolva o peludo na toalha fofa, enrole-o bem, eu os abraço nesta hora, fico com eles como bebêsEpiotic que ajuda na secagem interna.

  Para secar, utilize um local alto e firme, eu faço em cima de minha máquina de lavar roupas, ou quando está muito frio, faço na cama da minha filha mesmo, que pega sol pela janela, dá mais trabalho na cama!!
  Primeiro eu passo um jato de morno a quente (eu moro em Curitiba que é muito frio) por todo o corpo para retirar o excesso de umidade, bem rápido sem parar em um local. Em seguida passo para o morno, desligo o secador, pois não tenho como deixá-lo fixo, e com o pente de aço passo por todo pelo devagar, primeiro pelas pontas, observando que neste estágio, o pelo já está semi-seco, para retirar qualquer embaraço, feito isso, retorno com secador para secagem total, com uma mão seguro o secador e com outra vou escovando, tenha certeza de que secou completamente, umidade pode trazer doenças de pele pra seu peludo.

  Como no banho, deixo por último a cabeça, especificamente o rosto deles, primeiro que eles detestam e segundo nunca deixe jato de ar quente nos olhos de seu Shih Tzu isso é prejudicial, mas é necessário que seja bem seco também.
 Não utilizo nenhum tipo de perfume neles, acho isso um crime, pois eles tem o faro aguçado, e imagino o quanto sentem-se mal com esses perfumes. Às vezes passo um finalizador, tipo um silicone, mas é raro, porque ate´hoje não achei um que não tenha perfume, se alguém souber, por favor me conte.

 Estando sequinho, faz-se o penteado de seu gosto, ou o que for possível fazer e pronto!!!
 Seu peludo estará ao menos por uns cinco minutos limpinho...rsss 
  

OBS: Tenha cuidado com choques térmicos, ao retirar seu peludo do banho tenha cuidado com correntes de ar, e com a mudança de temperatura dos ambientes. E, mesmo depois, aguarde cerca de 30 minutos para que ele possa sair, pois eles demoram a perder o calor da secagem.









Fonte:Minha experiência

Postado por Kely V.S.S.


ATUALIZANDO ESSE POST.       27.12.2014


Tempos se passaram depois desta postage, e, um comentário da Cris me alertou em atualizá-lo.

Eu não depilo os pelos dos ouvidos de meus cães, não há necessidade alguma, aliás, eles estão alí justamente para proteção do canal. eu apenas corto com tesoura mesmo o excesso.

Também não uso nada para tampar os ouvidos na hora do banho, o formato do ouvido dos cães é em L, e eles tem como proteção o movimento de chacoalhar fortemente e rapidamente suas cabeças para extrair de dentro o que estiver incomodando, ou seja, água também.  No banho é bem difícil que entre água, é claro que você tem de ter cuidado sim em não jogar água lá dentro, direcionando o jato de água de forma que não entre e pronto, deixa seu cão balançar a cabeça quantas vezes ele quiser, limpa bem os ouvidos com produtos adequados, algodão, massageia bem e pronto.

Att.

Kely

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

RECEITAS DE BOLO DE ANIVERSÁRIO PARA PELUDOS



  PARABÉNS PRA VOCÊ!!!!

   Quem não gosta de um bolinho de aniversário?!!! E, se você está afim de presentear também seu amado peludo, convidar os peludinhos amigos, poruqe não então preparar um bolinho, decorar, usar sua criatividade, pra tirar fotos e guardar para sempre estes momentos de felicidade?!!!

  Aqui vão algumas ideias que pode ser bolo grande, você pode fazer pequenos bolinhos (mini-bolos), usar uma receita pra fazer bolo outra pra fazer petiscos, em formatos variados.

  Aqui algumas sugestões:

IMAGEM ILUSTRATIVA
 -Uma xícara de farinha de trigo

-Uma xícara de farinha de trigo integral
-Um terço de xícara de mel
-Uma colher e meia de chá de fermento em pó
-Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
-Uma xícara de suco de maçã sem açúcar
-Dois ovos
-Uma xícara de iogurte natural

Pré aqueça o forno em temperatura média (180 graus),enquanto bate todos os ingredientes na batedeira e despeje a massa em uma assadeira média ou forminhas de muffim.Asse por 35 minutos ou até que você possa espetar um palito e ele saia seco.

  Para rechear ou fazer uma boa cobertura você pode usar iogurte natural com pedaços de frutas (banana, maçã ou frutas vermelhas), cream cheese light ou alfarroba, fruto do mediterrâneo (encontrada em casa de produtos naturais) muito parecido com o cacau, mas que não contém cafeína nem teobromina, presentes no chocolate e nocivos aos pets. Nunca use chocolate na receita!

  É importante lembrar que estes agrados só podem ser consumidos por cães saudáveis, sem alergias ou obesidade. Para não ter erro, é sempre bom acostumar o nosso pet com receitas bem simples com ingredientes frescos, integrais (farinha de trigo integral, flocos de aveia, farinha de arroz, germe de trigo, etc.) e orgânicos.

  Evite também condimentos como sal e açúcar. Use mel ou melado de cana para adoçar o bolo. O uso de canela, gengibre, cravo ou baunilha para dar um gostinho está liberado!) E claro, seja prudente na porção. Mini bolinhos são uma ótima alternativa para controlar o apetite do seu cão e evitar vômitos ou diarréia. (Renata Vargas, especialista em culinária para cães e responsável pelos petiscos da Eurico Come Doces).




HAMBÚRGER DE FESTA


   Receitinha:

        02- peitos de frango
      30gr- de fígado de frango
     30 gr- de salsinha picada
      02 g- de casca de ovo em pó*
     ½ xic- de arroz cozido
farinha de rosca pra dar liga

Coloque no processador de alimentos (ou liquidificador) todos os ingredientes, exceto o arroz e a farinha de rosca. Bata bem até formar uma pasta.
Transfira a pasta para uma tigela e acrescente o arroz e a farinha de rosca até conseguir formar com as mãos bolinhas no formato de hambúrguer.
Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 30 min.
Esquente a frigideira com um pouco de óleo e dê uma douradinha de leve no hambúrguer.



mais uma receitinha de bolo

  • 370 g de alimento canino "Premium" em lata
  • 1 xícara de farinha
  • 1 1/2 colher de fermento
  • 1/2 kg de fígado de boi
  • 2 ovos, separadas as claras e gemas
  • 340 g de queijo cremoso suave
  • biscoitos caninos para decorar
Pré-aqueça o forno a 350 graus e unte com manteiga uma fôrma de bolo redonda, média. Ferva o fígado em um pouco de água, até estar cozido. Deixe esfriar e liqüidifique até que ele se torne uma pasta macia. Misture com a comida de cachorro enlatada. Adicione a farinha, mexendo muito bem. Bata as claras dos ovos em neve com o fermento e junte a massa, bem suavemente, para que as claras fiquem aparentes. Asse por 35 a 45 minutos ou até que furando a massa com um palito, este saia seco. Espere esfriar e cubra com o queijo cremoso. Decore com biscoitos caninos e sirva.

Sugestão: Recomenda-se a utilização de variedades de queijo cremoso com baixo teor de gordura. A maioria dos cachorros não tem problemas com esta receita, mas podem ter alguma desordem intestinal. O melhor é nunca exagerar.


FONTES: Revista Cães e Cia.
                  Revista Primeira pata
                  Pet Comidinhas
                  Imagens: Pessoal e busca internet.




Postado por Kely V.S.S.

É aconselhavel colocar as gemas dos ovos no liqüidificador quando for bater o fígado.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

APRENDA A ESCOLHER UM FILHOTE PADRÃO


  Certo x Errado do Shih tzu em idade de compra e aprenda a identificar suas características corretas e seus desvios mais comuns. E lembre-se: dê preferência a criadores de destaque que se mostrem comprometidos com o aprimoramento racial.


CERTO X ERRADO

APARÊNCIA GERAL

CERTO
Aparência Retangular

shihtzu_aparencia_certo

O Shih Tzu é pequeno, mas robusto. Tem ossatura e musculatura bem desenvolvidas. Seu formato corporal é ligeiramente retangular. O padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI) apenas menciona que a medida da cernelha até a raiz da cauda supera a altura da cernelha, mas não especifica o quanto. A criação, porém, considera ideal que seja em torno de 10%.

ERRADO
Formato Quadrado


shihtzu_aparencia_errado1
O comprimento do tronco apresenta praticamente a mesma medida da altura na cernelha. O cão parece pernalta. Também é desvio o cão excessivamente retangular, cujo comprimento do tronco supera a altura em 20% ou mais. Nesse caso, o exemplar parece ter pernas curtas demais.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus país.
Como tratar: não há tratamento.


CABEÇA
CERTO
Cabeça Larga e Redonda


A cabeça do Shih Tzu é larga e redonda. O topo do crânio é abobadado assim como a testa quando vista de perfil. O stop (ângulo de encontro entre focinho e testa) é marcado. O focinho é largo, quadrado, curto (para o adulto estabelece-se a medida de aproximada, do nariz ao stop, de 2,5 cm) e com linha superior reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Ou seja, levemente virada para cima.

ERRADO
Cabeça Leve

A cabeça é menor e mais estreita que o ideal.



ERRADO
Cabeça Plana




O topo da cabeça e a testa, em vez de abobadados, são planos. É a chamada cabeça ?flat?.

ERRADO
Focinho Comprido



O focinho é comprido demais. Também são desvios focinho exageradamente curto (pode gerar problemas respiratórios e de mordedura), linha superior do focinho arqueada ou muito virada para cima e stop pouco marcado.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.


LINHA SUPERIOR
CERTO
Linha Superior Paralela ao Solo


A linha superior do Shih Tzu é reta e paralela ao solo. Cauda e pelagem geralmente escondem a região, o que dificulta a análise visual. O ideal é avaliar o cão pelo toque.


ERRADO
Linha Superior Carpeada




A linha superior tem um arco para cima. O desvio é chamado de linha superior arqueada ou carpeada. Também é desvio a linha superior selada. Isso é, com um arco para baixo. Qual a causa: no filhote de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação inadequada e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais (fêmeas matrizes, não raro, apresentam linha superior selada não de origem genética, mas sim, devido às gestações), com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.


ERRADO
Linha Superior Ascendente


A linha superior ascendente da cernelha em direção à garupa. Também é desvio a linha superior descendente. Ou seja, inclinada para baixo da cernelha em direção à garupa.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

MORDEDURA
CERTO
Mordedura Prognata ou em Torquês

A mordedura do Shih Tzu pode ser em torquês (incisivos superiores e inferiores se fecham alinhados em pinça) ou, como na foto, prognata inferior (incisivos inferiores se fecham à frente dos superiores). Embora o padrão FCI não estabeleça o grau desse prognatismo, a criação considera ideal quando os incisivos inferiores ultrapassam os superiores em no máximo cinco milímetros. Vale lembrar que a mordedura pode se modificar com a troca dos dentes, que tem início entre o 3º e 4º mês de vida do cão.



ERRADO
Mordedura Excessivamente Prognata

Os incisivos superiores se fecham muito á frente dos superiores. Em decorrência disso, o cão, mesmo com a boca fechada, mantém expostos os dentes e as vezes até a língua.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais
Como tratar: em certos casos, aparelhos ortodônticos podem amenizar ou mesmo eliminar o desvio. Para exemplares de exposição ou usados na procriação, o recurso é considerado antiético.

NARIZ
CERTO
Nariz escuro




O nariz (trufa) é preto ou, nos Shih Tzus de pelagem cor de fígado ou manchada de fígado, marrom. Alguns filhotes já nascem com o nariz pigmentado. Em outros, a pigmentação se completa nas primeiras semanas ou no máximo até os 3 ou 4 meses de vida. De qualquer forma, aos 60 dias de idade, a pigmentação já deve ocupar pelo menos 80% do nariz.

ERRADO
Nariz Pigmentado



Considerando-se filhotes de 60 dias em diante, o nariz apresenta áreas de despigmentação (rosadas) superiores a 20%.
Qual a causa: herança genética, embora a falta de exposição ao sol possa ter influência.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais e com banho de sol leve e regular.
Como tratar: em certos casos, exposição regular ao sol pode amenizar ou até mesmo eliminar o desvio.


OLHOS

CERTO
Olhos Grandes e Redondos




Os olhos são grandes, redondos, inseridos frontalmente e bem separados um do outro. Não devem ser excessivamente proeminentes e, vendo-se o cão de frente, o branco dos olhos (esclerótica) não pode ser visível. Os olhos são escuros, mas, em exemplares de pelagem fígado ou manchada de fígado, podem ser mais claros. Isso é, acompanhando o tom da pelagem.

ERRADO
Olhos Amendoados



Os olhos são amendoados e inseridos obliquamente (de forma mais lateral em vez de frontal).

ERRADO
Olhos muito Proeminentes


Os olhos são excessivamente saltados. Geralmente, essa característica está associada a outro desvio: a esclerótica visível quando o cão nos olha de frente.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.


ORELHAS

CERTO
Com Inserção Relativamente Baixa


As orelhas são grandes, pendentes e inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio.

ERRADO
Orelhas Com Inserção Alta


As orelhas são inseridas no topo do crânio. O desvio é chamado de ?orelhas de coelho?.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.


PERNAS POSTERIORES

CERTO
Pernas Posteriores Paralelas

shihtzu_pernas_posteriores_certo


As pernas posteriores são curtas, retas, paralelas entre si, musculosas e com boa ossatura. Embora o padrão não especifique, deve ser moderadamente anguladas. Isto é, vendo-as de perfil, a articulação do joelho e a do calcanhar deve ser nítida, mas não muito acentuadas.

ERRADO
Jarretes de Vaca


shihtzu_pernas_posteriores_errado
Os jarretes (calcanhares) convergem, e os pés se voltam para os lados.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, excesso de pêlo entre os dedos, unhas compridas e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercícios leves regulares, com manutenção do cão em piso escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos aparadas.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio aparando suas unhas e a pelagem entre os dedos e oferecendo dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ERRADO
Posteriores Fracos


shihtzu_pernas_posteriores_errado2
As pernas posteriores são menos musculosas que o ideal e, por isso, também ficam próximas demais uma da outra.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercícios leves regulares.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio oferecendo dieta exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ANTEPEITO
CERTO
Antepeito bem Desenvolvido


shihtzu_antepeito_certo
O antepeito é amplo o bastante para manter as perna dianteiras devidamente afastadas.

ERRADO
Antepeito Estreito


shihtzu_antepeito_errado

O antepeito é pouco desenvolvido, tornando as pernas dianteiras próximas demais uma da outra.
Qual a causa: no filhote de 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios. Para isso, busque auxílio veterinário.


PÉS

CERTO
Pés Redondos
shihtzu_pes_certo

Os pés dianteiros e traseiros são redondos e têm dedos arqueados e rentes uns aos outros.


ERRADO
Pés Espalmados


shihtzu_pes_errado

Os pés apresentam dedos espaçados e não arqueados. Na foto, exemplar tosado para mostrar adequadamente o desvio.
Qual a causa: em filhotes de até quatro meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, unhas compridas, pelagem entre os dedos não aparada e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercício leve regular, com manutenção do cão em piso não escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos e proporcionando dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.


CAUDA
CERTO
Cauda em Alça

shihtzu_cauda_certo
A cauda é inserida alta e portada em forma de alça de xícara. Ou seja, faz um arco em direção às costas e sua ponta encosta nelas. A altura da cauda é aproximadamente a mesma do topo do crânio.


ERRADO
Cauda Ereta

shihtzu_cauda_errado
A cauda é portada verticalmente, sem que a ponta encoste nas costas. É a chamada ?cauda em bandeira?.

ERRADO
Cauda Deitada

shihtzu_cauda_errado2
A cauda é totalmente deitada sobre as costas.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.
Nota da redação: 1) Para efeitos ilustrativos, alguns dos itens apontados como errados foram simulados nos cães fotografados durante a produção ou por manipulação de imagem. 2) Em alguns itens, na falta de filhotes de até 4 meses de idade que os retratassem adequadamente, optamos por utilizar exemplares mais velhos a fim de não suprimir a informação. 3) Para melhor ilustrar certos itens, alguns cães foram toados ou penteados de forma a realçar os contornos corporais. 4) Não é possível garantir que as características físicas do filhote não sejam modificadas no decorrer do seu desenvolvimento, seja para melhor ou para pior.
Fonte: Revista Cães & Cia, Edição número 334.
           Tenho a revista em casa.



Postado por Kely V.S.S.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ENTREVISTA VIRTUAL

  "Navegando" por comunidades sobre Shih Tzu lendo por vezes absurdos, e por outras, dúvidas consistentes e também por ter algumas dúvidas, fiz um pequeno questionário, e enviei para alguns canis, sob forma de entrevista virtual. Enviei para canil de vários estados/regiões do Brasil, conforme for recebendo as respostas, as postarei aqui para termos noção do funcionamento de um verdadeiro canil, e não lermos ou escrevermos sem termos uma opinião formada com fundamento de quem faz, pois sabemos que a prática é a melhor escola, já li pessoas criticando atos de canis, julgando sem a menor responsabilidade, nem ao menos perguntando os motivos de tal ato, apenas "apedrejando". E isso é muito comum, pessoas que amam os animais, porém não sabem que existe diferença entre cães de estimação e cães de reprodução, não quero dizer diferenças no amor que os donos têm por eles, mas diferenças práticas de tratamento, que muitas vezes são mal interpretados por quem tem um peludo de estimação, por isso achei importante perguntar a quem faz para que nós que não somos criadores, possamos entender um pouco do que fazem eles. Espero que respondam e entendam a importância desta entrevista virtual.


   Recebi a resposta de um Canil de Santa Catarina, eis as perguntas e suas respostas:

1. Há quanto tempo você é proprietária  (o) de um canil?
Fizemos  nosso registro de canil no kennel Club de Florianópolis,  em fevereiro de 2008.


2. Além do Shih Tzu, cria outras raças e porque escolheu esta raça (s)?
Não , somos especializados apenas em Shihtzus, escolhemos essa raça primeiramente  pela exuberância dos seus pêlos longos, mas o que chamou mais a atenção foi o temperamento calmo, carinhoso, meigo dessa raça, e por  não latir muito, vive perfeitamente em apartamento ( é a raça mais indicada), e por não precisar se exercitar muito, AMAM crianças, se dão bem com qualquer outra raça, e até mesmo gatos.
É uma raça Apaixonante!

3. Poderia descrever brevemente a rotina do seu canil?
Bom, de manhã cedo os cães já começam a se manisfestar, pelas 06:30hs. Solto eles todos no jardim para fazer as necessidades, enquanto eu faço a limpeza diária de onde eles dormem. Após isso coloco a ração disponível para eles. Depois coloco eles pra dentro denovo e solto de vez enquando, pois aqui nós não usamos gaiolas, eles ficam soltos. Só para dormir que ficam fechados da área externa. Faço a escovação diária, já aproveito pra examinar os olhos, o corpinho..etc...
E claro q qdo estão no pátio, eu fico de olho!!! Não deixo sozinhos por nada!

4. Para manter o canil em pleno funcionamento e dentro legalidade, existem taxas, e ou exigências de órgãos públicos e/ou privados? Quais são estas exigências? Acha que elas são importantes?
Nosso canil tem registro no kennel club de Florianópolis, está dentro da legalidade, existe a taxa anual do próprio kennel.
Nossa criação é artesanal, temos pouco exemplares, não nos vemos como um "canil" onde tem gaiolas por toda a parte, e mais de 50  cães, talvez para isso precise realmente de um alvará da prefeitura, que não é nosso caso, pois temos uma criação doméstica/pequena, e não temos a intenção de ter muitos cães.
Acho importante sim, quem tem muitos cães, que deve ter esse controle. além do kennel club.

5. Qual sua relação com os cães? Descreva-a e justifique se achar necessário?
Minha relação com os cães??? É o que eu mais tenho de importante na minha vida! Sempre tive cães na minha vida inteira...e eu gosto de qualquer cão! Se vejo um fofo na rua, já paro para faze carinho, não importa se é de raça ou não. Eles são os meus  "bens" ...rs Comecei a criar pelo amor, e continuo amando cada vez mais, eles são tudo na minha vida! Nada iguala ao amor de um cão pelo seu dono! Eles se doam, é incondicional. E o meu amor tb!


6. Com que idade se inicia uma fêmea e um macho para reprodução em seu canil?
A idade que começamos a reproduzir é no 3º cio. E o macho com 1 ano já pode cobrir a fêmea.

7. Qual o custo mensal em média de um exemplar da raça Shih Tzu para o canil?
Com os meus exemplares eu não sei precisar esse valor,  por mês, pois sou eu que faço tudo neles, eu que dou banho em casa, gasto bastante água, luz  tem o gasto com o shampoo que compramos em galão ( dura bastante ) compramos ração em larga escala, dura usn 4 meses. 
O gasto maior é com os filhotes que nascem, pois tem o vermifugo nos primeiros dias de vida, depois 1x por mês, tem as vacinas,  3 doses, e tem todo e empenho e muitas noites sem dormir.rsrs


8. Com que idade um exemplar é "aposentado" e qual o destino dado à ele e porquê?
Ainda não tive nenhuma que se aposentou, a mais velha tem 3 anos, mas com 5 pretendo aposentar, e continua comigo até o fim, não vou doar e nem vender, não são só reprodutores, são a  minha familia.


9. Quais os procedimentos do canil com uma fêmea em trabalho de parto e cuidados com seus filhotes nos seus primeiros dias?
Qdo entra em trabalho de parto eu fico o tempo todo com ela, preparo a cama de parto com jornais e toalhas, coloco luvas, papel toalhas, e acalmo, faço carinho, pode levar horas até começar a nascer, pode ser rápido....mas qdo vejo que vai ser  aquela hora, eu deito ela na cama de lado até ela começar a ter os bbs. Ajudo sim a fazer o parto, corto a placenta, o cordão , limpo, e entrego pra ela. Há quem diga que a cadela faz e tem que fazer tudo sozinha, mas eu discordo.
Os cuidados com os recém nascidos é dar de mamar nas primeiras horas, assim que nasce, pois contém colostro no leite, o que vai dar imunidade aos pequenos. 
Depois acabo nem dormindo, revezamos eu e meu marido, a noite toda, cuidando dos filhotes, para que todos mamem, para que as mamães não deitem emcima do filhote, por estar muito cansada,


10. Em caso de óbito de um de seus exemplares, qual o procedimento do canil?
Óbito, felizmente nunca aconteceu aqui. Não quero nem pensar nisso.

11. Com que idade um filhote é entregue aos seus novos donos e porquê com essa idade?
Entregamos com no mínimo 60 dias com 2 vacinas.
Quando mandamos pra fora do estado, mandamos com 120 dias ou mais dependendo do destino.
Com 60 dias o cão já come ração seca, já não depende mais da mãe, já está bem independente. Antes dessa idade eu não aconselho a ninguem entregar e muito menos pegar. 


12. Como é feita a seleção de um casal para acasalamento em seu canil?
Bom, nós selecionamos baseado em vários fatores : a cor é a que menos importa, o que importa é a pigmentação da trufa e gengiva, dentição : se é muito prognata ou pouco prognata. Posicionamento do rabo, formato dos olhos, estrutura óssea, peso, comprimento e quadratura. E o sangue.
Não trabalhamos com linhagem fígado, chocolate e azul, são linhagens recessivas, muito dificil de trabalhar, precisa entender muito de genética para não fazer um acasalamento errado.
Eles jamais podem ser acasalados com a mesma cor, tipo fígado com fígado... pode não dar problema na primeira geração, mas a segunda já pode vim com problemas genéticos graves.


13. Existe diferença entre um Shih Tzu para reprodução e um pet (estimação)? Quais são?
Sim, existe. Um shihtzu para reprodução, principalmente a fêmea, deve ter uma boa estrutura, um bom peso, bem pigmentada. O macho para a reprodução deve ter as duas bolinhas descidas e se for o caso, fazer um espermograma para ver se é fértil.
Para pet, não precisa ter essas exigências, é um cão que nunca iria reproduzir, e ir em exposições.


14. Acha importante questionar pessoa interessada em ter um filhote, antes que ele efetue a compra, ou não porque se a pessoa está procurando um cãozinho, sabe o que quer e por isso procurou um canil, então não é só deixar escolher e vender?
Sim, a gente sabe quando a pessoa está decidida , já estudou bem a raça e sabe como funciona, do que uma pessoa que só quer pq está na moda, ou pq a amiga tb tem.
Eu questiono bastante, faço perguntas, tento avaliar se a pessoa vai conseguir manter o cão comendo uma ração de qualidade, se vai poder pagar um veterinário se precisar, se tem outros cães em casa, e de que raça, se tem crianças, se mora numa zona rural ou não... gosto de saber se a pessoa vai ter contato comigo depois de comprar ou se vai sumir... 
Eu sou um pouco chata em relação a isso, afinal é um filhote que eu me apeguei muito, tenho amor, choro a cada entrega de filhote, me dá uma trsiteza, mas depois eu lembro que eu escolhi a pessoa certa e que vai ser bem cuidado, isso que importa, e se manter contato comigo, melhor ainda.

15. O que pensa sobre exposição de cães de raça?
Eu aprovo totalmente! Pq é o lugar onde o cão é julgado, além de serem de raça, ainda são avaliados dentro do padrão de determinada raça.
Exsitem raças que estão praticamente extinta da pureza, ou praticamente. Pois há tantos "cachorreiros" misturando uma raça com outra que acaba extinguindo... Nós trabalhamos a preservação da raça shihtzu, desaprovamos qualquer cruzamentos de raças distintas.


16. Participa de exposições? Conte-nos porquê.

Eu já fui muito em exposições, eu gosto bastante, Conhecemos muitas pessoas, muitos criadores, muitos juizes, e isso é muito legal.
Damos uma parada agora, devido as ninhadas que tivemos e como não tenho funcionário, eu que fico com eles, e não tenho tempo pra nada.
Eu penso que a exposição , não adianta levar muito a sério... vá mais para se divertir!!! rsrsrsrs
Eu tenho algumas que são campeãs inicial, filhote e jovem... 
Pretendo voltar sim às exposições. Tenho dois machos esperando pra ir, com o pêlo passando do chão... quem sabe ainda esse ano eu vá.


NOME DO CANIL: Canil Mon Amour Megan
PROPRIETÁRIO: Carolina M. Mattei
CIDADE/ESTADO: Florianópolis/SC