TRANSLATE/ TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar no Blog

sábado, 30 de julho de 2011

CACHORREIRA DE PLANTÃO ATACANDO!!!

  Estava eu aqui em casa tranquila como sempre, ou quase sempre, vendo o sorteio das seleções para eliminatórias da copa, quando vejo um e-mail, dizendo que há um tempo atrás viu um cartazinho do encontro e anotou em um papel mas que somente hoje o encontrou e olhou o blog,  falando super bem do blog e da iniciativa do Shih Tzu Social parque, etc, mil maravilhas. E a pessoa que me encaminhou esta mensagem se diz proprietária de um canil aqui em Curitiba, e que adorou meus cães, principalmente a menorzinha dourada (minha Diny) e que teria uma proposta a me fazer. Ela queria cruzar minha Diny com um machinho "micro" que ela tem e que daria toda assistência na gestação, todo atendimento necessário, veterinário, só pra ter uma femeazinha, caso nascesse dela, daria os pedigrees e tudo. Eu a respondi agradecendo seus elogios, mas que achava que ela não teria lido alguns textos do blog, pois minha Diny não tem sequer pedigree, por ser fora dos padrões, e que "micro shih", me desculpa, mas não existe, que eu já havia cometido um erro e jamais cometeria-o novamente realizando um cruzamento entre Shih Tzus fora dos padrões, e ainda aconselhei que castrasse seu machinho.
   Ela me respondeu em seguida, dizendo que existem sim e ela tem um muito pequenino e que é saudável e que caso eu mudasse de ideia, ela não ter pedigree não seria problema, pois ela arrumaria os filhotes em ninhada de uma fêmea dela, com essa frase eu praticamente caí, nunca imaginei uma coisas dessas, como pode isso? Isso acontece com frequência? Como? Que absurdo, eu fiquei tão indignada que não tive vontade nem de responder, apaguei e bloqueei o endereço eletrônico dela em minha caixa pessoal.

        Eu nem quero saber que canil é esse e com certeza, se algum dia eu me deparar com essa pessoa, espero que não, não a conheço  e nem pretendo, eu não a dirigirei minhas palavras, porque fazer uma proposta de cruzamento sem ter informações, tudo bem , mas aí a cometer crime sabendo bem o que está fazendo, eu nem sei mais o que dizer tanto é minha indignação perante esta senhora.

   Se o Pedigree é um documento que nos dá segurança de termos um filhote de boa geração, comprovando sua origem, o que fazer? Como as entidades que regulam isso, deixam acontecer coisas assim, pois se ela disse que faria, é porque já o fez outras vezes.

   Fica o alerta à todos,  investiguem bem de onde está adquirindo seu bebê peludo, existem exploradores e exploradores criminosos. Se desconfia do pedigree de seu filhote você pode exigir o teste de DNA, mas é claro que se for comprovado a filiação de acordo com o pedigree as despesas serão por sua conta.

  Bem vou tomar um ovomaltine....adoroooooo tenho de me adoçar um pouco pra tirar isso de minha mente.


Postado por Kely V.S.S.

PARASITAS - ENDOPARASITAS E ECTOPARASITAS


 Por sugestão de uma de nossas queridas leitoras, a Diva, fui pesquisar sobre estas coisas que nos incomodam e podem deixar nossos peludos doentes ou até mesmo levá-los á morte precoce. Ou seja, é um assunto de suma importância e merece todo cuidado e respeito, não pode ser ignorado, pois nenhum de nossos peludos Shih Tzu está livre sem os devidos cuidados.
  Em ninhadas é comum e praticamente normal a infestação por vermes, por mais cuidados que o criador tenha com a mamãe ou com o local e utensílios, a contaminação pode acontecer o principal verme ocorrente nestes casos é o Toxocaracanis, são transmitidos através das mamas que estão ocntaminadas por tocarem o solo ou outro local em que havia, larvas, "ovos" ou o próprio verme. Caso a infestação seja muito grande a ponto de ser perceptível rapidamente, deve-se chamar imediatamente um médico veterinário para que o mesmo possa receitar o tratamento o mais rápido possível e correto aos filhotes recém nascidos, não tente por conta própria fazer isso pode ser fatal aos bebezinhos. O filhote fica abatido, triste, o ventre inchado e volumoso (barrigão), não engorda e até mesmo emagrece, pelos sem brilho, diarréia, mucosa nas fezes, podem aparecer vermes nas fezes ou sendo eliminados pelo ânus do filhote.

   Um dos prazeres de nossos cães é o farejar e lamber, e como lambem alguns deles, o meu Kalel é um lambedor...rss  e, através desse hábito o peludo pode se infectar. Alguns parasitas entrem no organismo dos peludos, penetrando sua pele, outros vem através de picadas de insetos, vamosver os mais comuns:


ENDOPARASITAS (dentro do corpo)

1. Ancylostoma caninum - frequentemente encontrado nos exames de fezes, é um hematógafo ( suga sangue) causa anemia e severas infecções, podendo levar à morte. A infeliz da fêmea deste nojento pode depositar de 8000 a 10.000 ovos por dia e por fêmea. Este verme é ambiental, seus ovos incubam por até 07 dias no ambiente. E, quando estão em seu terceiro estágio de desenvolvimento, já são capazes de penetrar na pele de animais e pessoas, o que causa o "bicho geográfico" comum nas praias. Mas eles não se desenvolvem apenas nas praias, basta que haja o local propício para sua incubação e desenvolvimento, por isso o local de criação e, onde vivem nossos peludos devem ser higienizados frequentemente , não apenas limpos mas desinfectados, para isso existem produtos específicos no mercado.
   Este verme infecta os animais através:
   - ingestão via oral de ovos;
   - transmamária, lactação materna;
   - penetração da pele ("Larva migrans cutânea")
  
   O ciclo deste parasito é de 14 a 21 dias, desde a sua ingestão. Dado importante para saber o tempo de reaplicação de vermífugo e novo exame de fezes.



2. Toxocara canis - Este, verme, dependendo do grau de infecção pode causar intussuscepção, que é grave (alças intestinais formam "nós" entre si), podendo levar o animal à morte. Eles podem chegar ao pulmão de nossos peludos causando-lhes pneumonia e morte. A fêmea pode depositar 20.000 ovos/dia, uma única fêmea, que horror  isto causa certamente uma alta infestação ambiental e alta possibilidade de re-infecção no peludo.
  Ovos encubados por pelo menos 7 dias no ambiente, no terceiro estágio já penetram a pele de animais e pessoas, causando uma doença chamada "Larva migrans visceralis", o verme se instala em órgãos e, dependendo do órgão pode levar o indivíduo ou animal à morte.
 Formas de infecção:
  - ingestão oral de ovos;
  - transmamária;
  - transplacentária;
  - quando larva, pela penetração ativa da pele.

   Tem um ciclo de 14 a 35 dias de sua ingestãoa té eliminação dos ovos no ambiente.


3 - Trichuris vulpis - Os vermífugos têm sido eficientes no combate à este parasito, sendo ele considerado sem muita importância clínica.
   


Ele causa inflamação de mucosa. Seus ovos são muito resistentes ao meio ambiente, tem ciclo de 90 dias. Infecção se dá através de ingestão de ovos do verme.






4 - Dirofilaria immitis "verme do coração" - Seus principais hospedeiros são cães e gatos, Infecção é através da picada de um mosquito contaminado, sendo ele o hospedeiro intermediário ou o vetor.
   Ciclo dele no novo hospedeiro é de 7 a 10 meses, tornando-se macrofilárias sexualmente maduras.
   A quantidade ou intensidade de infestação dos vermes adultos e sua localização determinam o processo patológico. São frequentemente encontrados no lado direito do coração e na artéria pulmonar. No coração causam endocardite crônica com formação de trombos e embolia. 
  Nas artérias pulmonares causa sua dilatação. Considerado infecção leve quando encontrados 50 parasitos e grave quando encontram-se várias centenas de verme.  O teste preventivo chama-se exame sorológico negativo para Dirofiaria immitis, São mais comuns em regiões litorâneas e campos de rios e represas, porém casos foram detectados em cães que somente estiveram na cidade de São Paulo sem nunca terem frequentados alguma região epidêmica. 




5 - Giardia spp. - Facilmente encontrado em locais de grande população como canis e zoonose. A infecção se dá pela ingestão de taquizoítos (forma ativa da giardia) ou de cistos (forma latente), geralmente em locais de água contaminada. O ciclo dentro do hospedeiro (homem ou cão) é de 1 a 2 semanas.



  Diagnóstico pelo exame de fezes ou de sorologia, medicamento deve ser prescritopelo médico veterinário.






6 - Dioctophime renale - Seus hospedeiros são cães, gatos, lobos e até o homem. Ele pode ser ingerido por hospedeiros intermediários como peixes e carangueijos, que ao serem ingeridos pelo homem o contaminam, após o parasito sofrer vários estágios.
    


O verme se aloja na pelve renal (geralmente  rim direito) e destroem o parênquima transformando o rim em uma cápsula. O parasito pode migrar para os ureteres e bexiga urinária.





7 - Cistoisospora sp - Permanece no ambiente em forma de cisto quando eliminado pelas fezes dando-lhe muita resistência. Vermífugos tradicionais, não atuam nesse parasito, sendo necessário exame de fezes para seu diagnóstico e tratamento.

8 - Dipylidium caninum - Hospedeiros cães e gatos. Infecção se dá por ingestão de pulgas ou piolho  infectados, que são seus hospedeiros intermediários.  Por isso a necessidade de se manter o controle de infestação de pulgas e piolhos nos peludos, evitando infecções. O ciclo deste parasito dentro do hospedeiro definitivo é de 2 semanas.


Aqui está uma mostra do quanto devemos ter cuidados com nosso peludos e especialmente com a higiene do ambiente, eles que adoram lamber tudo. E próximo post, Ectoparasitas.












Fonte:  Livro: Guia Profissional e prático para criação de cães;
                       Shih Tzu, origens, cuidados, criação, adestramento, saúde.
             Imagens: busca na internet, google.




Postado por Kely V.S.S.
   


  

    

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O PARCÃO NO DOMINGO

  Nosso encontro foi muito bom sim, foi excelente, especialmente para nossos peludos, os quais são nosso objetivo, que divirtam-se entre outros iguais, e que nós possamos trocar idéias, e de carona nos divertirmos também.
  Acontece que, para quem ficou até mais tarde, e até para quem conhece o local, sabe que infelizmente os cães estão perdendo espaço para gangues que estão tomando conta do Parcão, é muito triste ver isso, perder um espaço tão bom e liberal para nossos peludos, mas o que podemos fazer?!! 
  Podemos mudar nosso horário para o próximo encontro, fazendo no período matutino, pois os sem noção ainda estão dormindo, imagina se acordariam cedo, para a partir das 09:00h da manhã, aí daria tempo de quem vem de mais longe chegar e todos nós curtiríamos com segurança nossos Shih Tzus.
  Outra  forma é nos manifestarmos, está acontecendo em todo Estado do PR um movimento chamado PAZ SEM VOZ - É MEDO, podemos entrar em contato pedindo Paz no Parcão também, peço que você entre no site e coloque sua opinião sobre o assunto, sobre o local onde famílias e seus cães frequentavam como lazer e agora o que se vê são um bando de desocupados e sem noção tomando conta e reúnem-se apenas para brigar, queremos o Parcão para famílias e cães, faça isso e ganharemos força, não sei se teremos algum resultado, mas não podemos é ficar de mãos atadas só olhando e reclamando.

   Eu vou tentar!! Quanto à mudança do horário, só mudaremos se nossos participantes concordarem, então participe da enquete e deixe sua opinião.

   Alguém pode se perguntar, e mo sábado?!! Bem acontece que aos sábados, muita gente trabalha, mais que ao domingo, então para ser mais democrático fazemos aos domingos.

   Só estamos pensando no bem estar de todos e de nossos peludos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Retomando assunto TRUFAS MARRONS

  Como já havia postado antes, cometi erros ao levantar uma bandeira, e a partir de então, serei mais cautelosa.


  Primeiramente vamos relembrar o que já foi postado, clique nos links para acessar posts anteriores:
 Parte 1     Parte 2      Parte 3     Parte 4     


 E, como eu disse iria verificar as fontes, então enviei e-mail á Sra. Hilda Drumond, através do site de seu canil, ela respondeu afirmando que existem muito erros no que o canil enviou e eu postei e aqui seguem as palavras da Sra. Hilda Drumond:


"Li a matéria que você postou , e está cheia de graves erros e enganos entre os quais, quando diz:

"gens recessivos não produzem "defeitos" e muito menos doenças;
Aliás os genes recessivos são os que mais produzem defeitos e doenças sim, e como! Mas não necessáriamente todos eles; fenda palatina, lábio leporino, retração mandibularprognatismo, catarata juvenil, criptorquidia, displasias ósseas entre inumeras outras moléstias são conseqüência de genes recessivos, as vezes até mesmo só em dose dupla. Outro  erro ocorre quando você diz  ele ( o gene)é produzido por uma parte do genótipo dos cães chamado Lócus (ou par):Locus não é o que você afirmou.(eu não afirmei, o texto enviado pelo canil que está afirmando isso) Como o proprio nome esta sujerindo Locus, que em latim quer dizer lugar é a posição que determinado par ou série de genes ocupa em determinado cromossoma. Dessa forma o Locus não cria, não gere e nem forma nenhum gene o qual, em verdade, é uma molécula diferenciada e específica de Acido desoxidoreibonucléico. "

Ela disse mais:

"Os Shih-Tzus assim como todas as demais raças (e todos os seres vivos) possuem além dos genes dominantes, genes recessivos; alguns produzem resultados normais e que não causam problemas e outros resultados indesejáveis, algumas vezes até mesmo letais.

Você não indicou qual o gene em questão e qual o problema que causa, só para citar alguns a braquicefalia característica dos Shih-Tzus assim como o prognatismo, são conferidos por genes recessivos, isso além de diversos outros na mesma condição relativos ao tipo, comprimento e coloração da pelagem, entre outros.

Realmente cães portadores de genes recessivos causadores de desvios devem ser afastados da reprodução pois os F1 fatalmente carregarão essa herança que podem ser passados indefinidamente por seu descendentes. Principalmente por aqueles que não entendem muito da raça e não são bem informados a respeito das leis da genética. Um exemplo de recessividade que atravessa os séculos é o do Poodle particolorido. Essa raça já existia na Alemanha no sec.7 (isto quer dizer por volta de 600 d.c.) e foi formada pelo cruzamento de um cão conhecido por Old English Water Dog com  uma outra raça aquática o Landseer de St. Louis este um cão malhado e por isso detentor de gene recessivo para pelagem malhada(sp). Apesar dos Poodles serem obrigatoriamente de cor sólida ainda hoje, principalmente na linhagem dos pretos não obstante decorridos mais de 14 séculos ainda nascem esporadicamente poodles malhad os.
Caso o criador seja suficientemente informado essa recessividade indesejável, dependendo da sua gravidade pode ser perfeitamente manipulada."
Ela também disse que não poderia ser específica pois não sabia de qual gen eu estava questionando, e aconselhou-me a estudar mais sobre genética, e eu que respeito e muito pessoas que realmente dominam um assunto, vou sim estudar genética, e começar do básico, e também vou realizar um curso completo, este em breve pois é um curso on line com duração de aproximadamente 6 meses, da Europa e o que está me atrasando pra começá-lo é que o pagamento é em Euro. Já estou poupando pra isso, caso esteja sobrando aí, aceito doações, pode mandar em reais que no banco fazemos o câmbio. ^^
  Quanto à revista Cães e Cia nº352. eu a recebi e a li, realmente fala sobre Locus....como o canil enviou, mas não foi um texto de Hilda Drumond, na revista diz: FUNCIONALIDADE DO CÃO. Parte 45, integrante do livro inédito da Hilda Drumond, cinóloga brasileira de renome internacional, ou seja a matéria é de responsabilidade da revista. Porém na revista afirma que o texto foi retirado do livro de Hilda e está igual ao que o canil enviou para nossa leitora, ou seja, alguém (revista ou Sra. Hilda) está enganado, pois ela diz que o texto está errado, olhem:

Amplie a imagem para ler o sub título

O texto é igual ao que a nossa leitora enviou
            
   O que aprendi durante este tempo em que estive pesquisando é que sim, genes recessivos podem transportar e são causadores de problemas, defeitos genéticos, e um desses gen é responsável pela diluição da cor formando os marrons (fígados e chocolates e azuis), porém um problema pode ser evitado realizando cruzamento outcrossing, que é cruzamento sem parentesco, onde recebi este depoimento de 03 grandes criadores, sendo 2 do Brasil (SP e PR) e um dos EUA. Ou seja se o casal tem saúde, boa formação e temperamento adequado, não são parentes e nem em seu histórico genético ou pedigree não há presença de linebreeding, inbreeding (parentesco no cruzamento) pode sim ocorrer o cruzamento. Outros criadores de renome não realizam de forma alguma cruzamentos entre trufas marrons, é uma opção, não querem repassar recessividade dar continuidade à ela, trufas marrons não são bem aceitos nas passarelas de exposições, etc, cada um com seu motivo. Acontece que para cruzar trufas marrons deve-se ter muito cuidado mesmo, e não simplesmente encontrar um par lindo para seu cão e realizar o cruzamento aleatório contando com a sorte, o que não pode acontecer é reforçar a recessividade.


   Também é importante visualizar, segundo um canil que realiza criação de SHih Tzus de todas as cores e que nunca teve nem um filhote com problemas, é analisar no pedigree dos exemplares antes do cruzamento, se não há a repetição de sua cor, ou seja:


 Fêmea  -  tem mãe trufa preta  - avós 01 trufa marrom outro trufa preta - bisavós 1 trufa marrom outro trufa preta;
               - tem pai trufa marrom - avós 1 trufa marrom outro trufa preta - bisavós trufas marrons.


   Essa repetição da cor torna inviável o cruzamento desta fêmea com outro trufa marrom, mesmo que ela tenha trufa preta, pois a recessividade está muito forte em sua genética.


                            
   Não recomendo que se realizem cruzamentos entre trufas marrons, eles devem ser feitos somente por pessoas especializadas, criadores sérios, que saibam o que estão fazendo.
   Aconselho também à você que irá comprar um filhote fígado, chocolate, azul que peça para ver o pedigree dos pais do bebê antes da compra para que você analise se há ou não parentescos cruzando e pior as vezes repetido no mesmo pedigree, quando se tratam de cores recessivas, um bom criador não lhe negará isso, enviará uma cópia.


Bem realmente quero estudar e vou assim que possível realizar o curso.




Postado por Kely V.S.S.





segunda-feira, 25 de julho de 2011

COMENTANDO AS LEMBRANCINHAS

   Queridos peludos e peludas, ontem seus pais receberam alguns presentinhos pra vocês, vou comentar um pouco sobre eles.

   Haviam lacinhos, que foram feitos especialmente pra vocês, pela Taís ou Vanessa, Laços Ponto Cão ou pela Anelise (resinados), talvez não sejam eles do agrado de todos, mas saibam que foram confeccionados com muito amor por vocês peludos. Eu achei todos lindos.

  Também, havia um pacotinho de ração, super premium, que talvez a maioria não cenhecesse ainda, e pra você que é um filhote, a ração é pra adulto, mas não quer dizer que não possa comer, dá uma umidificadinha de leve e coloca só um pouquinho, quero pedir que olhem os valores nutricionais na embalagem e comparem com a que vocês estão acostumados e caso venham a querer saber mais, falem comigo que envio o telefone da representante, a Karina que é muito atenciosa e nos prestigiou com estes pacotinhos de refeições diárias.

  Nosso ímã de geladeira também, para que sempre lembrem de nós...rss Recomendo que o guardem!!!

  Palitos de courinho, doados por uma pessoa que quis permanecer anônima, nosso obrigada.

 E mais os prêmios dos jogos do blog, da corrida, o sorteio do banho oferecido pela Letícia do Fino Trato, gente foi muito legal, e quando chegar mais próximo do  3º Shih Tzu Social Parque, em outubro, iremos conversar sobre mais jogos e brincadeiras...um grande e fraterno abraço, nosso pra vocês!!!


Os links dos que nos ajudaram a realizar este encontro, ficarão no blog até o próximo encontro, onde permanecerão ou não, rsss


 Vocês são muito especiais.

  

Mais fotos do nosso encontro!

  Gostaria de novamente agradecer a todos os participantes do nosso 2º Shih Tzu Social Parque,que enfrentaram o friozinho e até garoa, para disponibilizar um momento de diversão para seu peludo.
  Ontem a Cacauzinha chegou imunda,mas super feliz e cansada em ter brincado muito com os amiguinhos novos e com os mais conhecidos e até os que não estavam participando do encontro rs rs rs!
 Sentimos falta de alguns amiguinhos conhecidos que não foram no encontro: Adriana com a filhota Maya e o sobrinho Ozzy!Esperamos vocês no próximo viu?
  Aqui vão mais algumas imagens desse dia!




































By Taís.

domingo, 24 de julho de 2011

O TEMPO TAVA CINZENTO, GAROA FINA, MAS A AMIZADE AQUECEU!!

  Foi muito divertido, conhecemos novos peludos e seus papais e mamães e irmãozinhos também, fortalecemos também nossa amizade com quem já nos conhecia do primeiro encontro e do outro lá do Bariguí.


 Fotos.

Aline c/ Yoshi, eles ganharam prêmio pela foto no blog (game)

Pessoal reunido, faltaram alguns nafoto, kd?!! rsss


O peludo é o Puppi, a mamãe dele é a Barbara, de Piraquara/PR

O irmãozinho é o Dudu, o papai Fernando, são pessoas maravilhosas.



Em linha para largada corrida de Shih

Chegada da corrida...kkkk
                                                 

1º LUGAR -Zaion e mamãe Rosa, parabéns!!
Kalel 2º, mas abriu mão do prêmio e cedeu ao último colocado pelo esforço...rss


3º lugar. Totó, o sortudo do dia!!! E muito macho por sinal...rsss


Ele xonô na Bonnie
Bonnie e o selinho no Zaion.







Kalel recebendo carinho do Ademir, marido da Nessa.


Lembrancinhas


Nessa recebendo o prêmio do caça palavras do blog.

Conhecendo a Nina, muito linda!!!


Adoro tudo isso!!


Olha o Totó atrás da Bonnie acho que xonou!!




Ccauzinha fazendo o que faz bem, correndo e divertindo-se!


Lolinha da Nessa de macacão, pode!!?? kkk

York querendo se enturmar!



Puppi lindo!!!

Scoob o mai novinho!

Taís, Nessa e eu.

Totó fofo demais.

Totó conhecendo o Scoob. Outro Scoob.


Totó ganhou o prêmio oferecido pelo FINO TRATO ESTÉTICA CANINA!


Fotos de Keila: